Exposição Adivinhe quem vem para o jantar? na Habitart em Porto Alegre

  • Cultura
  • 24/03/2025 - 18:36
  • 53 Views

Exposição na Galeria Habitart integra o Projeto Portas Para Arte da Fundação Bienal do Mercosul

A Galeria Habitart apresenta a exposição "Adivinhe Quem Vem Para O Jantar?", com obras das artistas Bea Balen Susin e Juliana Gonzalez, sob curadoria da professora doutora Aline Nunes. A mostra, que integra a programação do Portas Para Arte da Fundação Bienal do Mercosul, será inaugurada no dia 1º de abril de 2025, às 19h, e permanecerá em cartaz até 10 de maio de 2025.

A exposição propõe uma experiência imersiva em torno do ato de compartilhar uma refeição. Por meio de pinturas, arte têxtil e instalações, as artistas transformam o ritual da ceia em um espaço de experimentação e desconstrução, onde seres inusitados assumem o papel de convidados — ou até mesmo de refeição. A mesa posta torna-se um cenário fantástico, desafiando a percepção do cotidiano e convidando o público a repensar o que é familiar.

Bea Balen Susin, com sua pesquisa de décadas sobre a simbologia das ceias, explora o círculo como espaço de união e compartilhamento, propondo uma experiência ao mesmo tempo mística e lúdica. Já Juliana Gonzalez se dedica à poética do ambiente doméstico e seus objetos, transformando a ceia em uma metáfora para o universo da casa — um espaço onde o inesperado e o exótico convivem com o familiar.

Serviço
Exposição: Adivinhe Quem Vem Para O Jantar?
Artistas: Bea Balen Susin e Juliana Gonzalez
Curadoria: Aline Nunes
Local: Galeria Habitart – Rua Coronel Armando Assis, 286, Bairro Três Figueiras
Abertura: 1º de abril de 2025, às 19h
Período: 1º de abril a 10 de maio de 2025, de quarta a sábado, das 14h às 18h.
Entrada: Gratuita
Contato: (51) 981899181



BEA BALEN SUSIN (Caxias do Sul/RS, 1946) é artista visual há 60 anos, também com formação em Música. Trabalha com Pintura, Gravura e Desenho. Foi professora de Artes na Universidade de Caxias do Sul-UCS e no Ateliê Livre da mesma instituição. Trabalhou com cenários e figurinos em companhias de dança, autora da peça teatral “Passantes e Pensantes”.

Executou mais de 350 retratos ao longo da carreira. Em 1994, ganhou bolsa de estudos em Pintura pelo Instituto Vêneto-IVRAL em Padova, Itália. Ilustrou 20 livros. Em 2011, foi agraciada pelo FUMPROARTE de Porto Alegre com a edição do livro sobre sua obra “Transfigurações do Real”. Realizou exposições individuais e coletivas no Brasil e exterior. Em 1991 e 1992, foi indicada ao Prêmio Pintura pela Associação Chico Lisboa e, em 2012, indicada ao VI Prêmio Açorianos de Artes Plásticas em Pintura.





JULIANA GONZALEZ (Porto Alegre/RS, 1996) é artista visual e educadora, graduada em Licenciatura em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande Sul e estudante de História da Arte pela mesma universidade.



Sua trajetória artística inclui participações em exposições coletivas em conhecidos espaços culturais, como Sala Ado Malagoli no Instituto de Artes UFRGS, Casa Baka, Perestroika, Centro Cultural Érico Veríssimo, Azzurra Pub, Pinacoteca Barão de Santo Ângelo no Instituto de Artes UFRGS e Galeria A Sala no Centro de Artes da UFPel.



Além de sua atuação artística, Juliana tem experiência na área da educação, incluindo participação no programa PIBID, apresentação no ENALIC em Curitiba, envolvimento no projeto "Mar de Brincar", realizado pela ONG Gemars e o desenvolvimento de oficinas e cursos de bordado.





ALINE NUNES é artista e professora do Instituto de Artes, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás, com estágio doutoral na Facultad de Bellas Artes, da Universidad de Barcelona - Espanha. Possui mestrado em Educação, área de concentração Educação e Artes, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É bacharela e licenciada em Artes Visuais também pela UFSM.


Fonte Habitart
Fotos: Habitart, Juliana Falcão, Lucas Boaventura