Texto de Maria Fernanda de Lima Santin
Armarinhos Teixeira (São Paulo, 1974) é amplamente reconhecido como um dos maiores expoentes contemporâneos da Bioarte no Brasil, ao explorar a natureza como ponto de partida para a construção de sua poética artística. Através de um olhar atento e profundo sobre a biologia evolutiva, o artista investiga como os seres vivos se adaptaram ao longo do tempo às mudanças ambientais, como surgiram novas espécies e como características únicas foram desenvolvidas. Seu trabalho revela uma combinação fascinante de arte, biologia, ecologia e tecnologia, propondo uma reflexão instigante sobre a entrada da humanidade em uma nova era, na qual a relação entre o ser humano e o meio ambiente está sendo reconfigurada e redefinida.
Nesta exposição, que faz parte do programa Portas para a Arte, da 14ª Bienal do Mercosul e cujo título faz alusão à ação invasiva do ser humano sobre a natureza, Armarinhos apresenta um "laboratório florestal" que mergulha nas fronteiras da ecologia evolutiva. Através de respostas plásticas, ele utiliza técnicas regenerativas que não só buscam minimizar os impactos ambientais, mas também contribuem ativamente para a regeneração do meio ambiente e dos recursos naturais. Suas esculturas, que emergem de materiais industriais, transcendem suas funções originais para adentrar o universo da arte, deixando de ser simples resíduos para se tornarem objetos de reflexão e transformação, em consonância com os princípios regenerativos.
A exposição também revela um conjunto de desenhos realizados sobre papel biótico, um material de baixo impacto ambiental que, assim como as esculturas, incorpora os princípios regenerativos. Estes desenhos, frutos de uma observação atenta e detalhada de espécies botânicas, destacam-se pela precisão técnica e pela sensibilidade do traço. Aqui, a multifacetada habilidade do artista se manifesta de maneira notável, transitando com maestria entre diferentes formas de expressão, como o desenho, a escultura, a videoarte, entre outras.
Outro destaque da mostra são os resultados das recentes pesquisas de Armarinhos sobre a biorrobótica, um campo que intersecta biologia, robótica e engenharia. Seu trabalho nesse contexto visa a criação de sistemas robóticos que imitam ou interagem com os processos biológicos, refletindo sobre as possibilidades de fusão entre a vida orgânica e a tecnologia.
O conjunto de obras apresentadas nesta exposição, com sua proposta imersiva e sensorial, desafia o público a repensar as complexas interações entre o humano, o biológico e o artístico. Ao provocar um diálogo profundo sobre nossa relação com a natureza, a sustentabilidade e os processos de transformação, o trabalho de Armarinhos nos convida a refletir sobre os caminhos possíveis para um futuro mais harmônico entre a tecnologia, a arte e o meio ambiente.
@galeriaclima_poa
SERVIÇO
Abertura: dia 28/03/2025, das 14h às 18h
Visitação: 29/03 a 16/05/2025, quintas e sextas, das 14h às 18h / sábado, das 10h às 14h . Demais dias e horários, mediante agendamento
Endereço: Galeria Clima Porto Alegre . Av. Diário de Notícias, 400 / 1107 – Torre
Diamond - Porto Alegre
Contato: 51 99836.8699
ARMARINHOS TEIXEIRA
https://www.armarinhosteixeira.com/
https://www.instagram.com/armarinhosteixeira/