Projeto Arte no Prato - Bienal do Mercosul - Estalo - 14ª edição

  • Cultura
  • 05/02/2025 - 13:32
  • 23 Views

Já pensaste em provar um prato que é uma obra de arte? Uma receita criada por um chef inspirado no trabalho de um artista surpreendente? Um prato feito por uma cozinheira habilidosa que estudou um estilo e executou um prato, que além de lindo, é uma delícia?

Pois está é a ideia do “Arte no Prato", iniciativa da Bienal do Mercosul que convida setor gastronômico a se inspirar na arte para apresentar seu cardápio.

A partir do dia 28 de janeiro e até 4 de março, estabelecimentos gastronômicos do Rio Grande do Sul poderão se inscrever no Arte no Prato, projeto complementar da Fundação Bienal do Mercosul. O desafio é criar um prato, drink, café, sobremesa, lanche, com o conceito da 14ª edição: ESTALO — movimento, agilidade e ativação.

O compromisso de cada operação é manter o prato no cardápio durante a mostra, que acontece entre 27 de março e 1º de junho de 2025. A participação é gratuita e visa incluir o setor gastronômico neste grande evento cultural, fazendo com que os visitantes da mostra sejam também estimulados a incluir bares, cafés e restaurantes no seu roteiro.

A ideia foi lançada em 2022 e dezenas de estabelecimentos aderiram. Voltamos em 2025 com a ambição de ampliar o alcance do projeto, na retomada cultural do RS. “A gastronomia é parte importante da economia criativa do nosso estado e queremos trazê-la conosco, envolvendo o setor em roteiros variados, próximos aos locais onde a Bienal vai estar, pois sabemos como a arte é capaz de transformar. Estamos entusiasmados e este ano chamamos Lucia Porto para estar na linha de frente desta ação, coordenada por Ana Espíndola, diretora de Comunicação”, ressalta Carmen Ferrão, presidente da entidade.

Para se inscrever, basta preencher este formulário ou entrar em contato pelo artenoprato@bienalmercosul.art.br Informações e novidades também podem ser acompanhadas pelo site e redes da Bienal.

Nesta 14ª edição, 70 artistas de toda parte do mundo irão ocupar 18 locais. E ainda os projetos Educativo e Público, dedicados ao ensino e à comunidade, trazem iniciativas e intervenções que alcançam e transformam crianças, jovens e pessoas de todas as idades.



Fonte Cristine Penna - Grupo Lins Ferrão