Exposição “Persona” de Sílvia Brum terá data prorrogada e visita guiada em fevereiro

  • Cultura
  • 30/01/2025 - 10:03
  • 56 Views

Visitantes poderão conhecer a ideia por trás de cada obra no dia 4 de fevereiro com a presença de Sandra Echeverria. Exposição ficará disponível até 21 de fevereiro

Na próxima terça-feira, 4 de fevereiro, às 15h, no Museu de Arte do Paço (MAPA), a artista Silvia Brum fará uma visita guiada com Sandra Echeverria – idealizadora do canal de comunicação Art Destination, que compartilha destinos de arte, através de pesquisa e estudos. A artista apresentará aos visitantes os detalhes por trás da exposição Persona, com curadoria de Ana Zavadil, prorrogada até 21 de fevereiro.

Em Persona, Sílvia traz o hiper-realismo e faz questionar sobre a potência da imagem. As pinturas são criadas com detalhamentos, incluindo luz, sombra e texturas – tão convincentes que parecem reais, assemelhando-se a fotografias. A potencialidade da imagem criada resulta em uma pintura de muita qualidade visual e técnica, uma vez que um pincel muito pequeno é usado até gastar as cerdas sobre a pasta de modelar, essencial para as texturas. São camadas construídas lentamente que exibem rostos perfeitos quebrados, rachaduras que exibem lacunas e alegorias escolhidas para representar o mundo de onde saem essas mulheres-personagens.

A visita guiada tem como objetivo imergir o público no universo feminino que permeia entre as Personas representadas nas telas, proporcionando reflexões sobre o que entendemos como beleza, feminilidade e individualidade. As vagas para esse encontro são limitadas e podem ser garantidas através do telefone (51) 9116-6662 de forma gratuita.



SERVIÇO: Visita Guiada pela exposição “Persona”

Data: 4 de fevereiro de 2025 (terça-feira)

Horário: 15h

Visitação: Até 21 de fevereiro de 2025

Horário: De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Local: Museu de Arte do Paço - MAPA (Praça Montevideo, 10 - Centro Histórico)



Sobre Sílvia Brum

Sílvia Brum é natural de Porto Alegre, onde iniciou sua trajetória nas artes plásticas como pintora de retratos (década de 90). Após concluir sua formação em Arquitetura e Urbanismo pela UniRitter/ RS, cursou a oficina de pintura do Atelier Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Durante o período em que morou em Paris (2005), estudou fotografia, interessando-se especialmente pelos detalhes revelados através do zoom de sua lente. A partir destas referências, suas telas crescem em escala e passam a incorporar essas novas informações, ganhando contornos hiper-realistas.

Atualmente dedica-se à pintura autoral, tendo a figura feminina como elemento central. Embora represente a figura humana de forma realista, seu objetivo não é criar uma obra de exatidão fotográfica, mas utilizar-se do realismo como ferramenta para dar vida aos seus personagens, especialmente aos olhos, que são o ponto focal de suas telas.

Sobre Sandra Echeverria

É fundadora da plataforma Art Destination, no ar desde 2018 e se dedica à divulgação da arte contemporânea, com ênfase no Rio Grande do Sul. Com mais de 20 anos de estudos em arte, especializou-se por meio de cursos independentes com renomados professores, tanto no Brasil quanto na Sotheby’s em Londres. Anualmente, participa de feiras de arte no Brasil e no exterior, como SP-Arte, ArtRio, Art Basel Miami, Art Basel na Suíça e Frieze Art em Londres.

Atua como mentora de grupos convidados a visitar instituições culturais e galerias de arte em Porto Alegre. Além disso, é conselheira da AHMI – Associação dos Amigos do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, e vem contribuindo com ações beneficentes ligadas à arte. Com 15 anos de experiência na área de Publicidade e Propaganda, trabalhou no mercado de mídia e novos meios de comunicação nas empresas Boa Nova Comunicação Ltda. e DCS Comunicação Ltda.

Após o desastre climático que ocorreu no Rio Grande do Sul em maio de 2024, Sandra decidiu contribuir para a divulgação da arte contemporânea, idealizando uma ferramenta que visa promover a produção de artistas gaúchos contemporâneos vivos, bem como aqueles que escolheram o Rio Grande do Sul como lar ou que tiveram passagem pelo estado. Ela entende o território gaúcho como uma rica miscigenação de influências e reconhece o impacto dos símbolos dessa cultura na arte contemporânea.

div: LS8
foto: Silvia Brum