SABOR DA CAMPANHA

CARNES QUE EXPRESSAM A EXCELÊNCIA DO TERROIR GAÚCHO E A EXPERIÊNCIA DA TRADIÇÃO PECUÁRIA

Alimentos com certificação de origem estão entre os diferenciais mais apreciados por paladares exigentes. E o consumidor atento faz sua própria seleção de marcas que atendam a requisitos como qualidade no sabor, procedência verificada, empórios e espaços comerciais que trabalham com produtos de alta gama.

Nesse contexto, as carnes premium do Rio Grande do Sul estão em evidência. Do campo ao prato, esse longo caminho requer experiência no setor - das boas práticas aplicadas no pasto até chegar ao abate, dos tipos de cortes até o ponto de venda, da transparência de todos esses processos registrados em seus invólucros.

Quem tem conquistado o mercado com carnes de alta gama em cortes de raças britânicas é o Frigorífico Campeiro. Com sede em Rosário do Sul/RS, é responsável por marcas como Frigorífico Campeiro (selo de entrada da primeira linha); Foods Sabor da Campanha (linhas de produtos industrializados hambúrguer, iscas, cubos, moída para atender a restaurantes); Sabor da Campanha (carnes nobres); e Sabor (corte de novilhos selecionados padrão premium), presentes no Rio Grande do Sul, com algumas linhas em Santa Catarina e São Paulo.

O frigorífico trabalha com raças britânicas como Aberdeen Angus, Red Angus, Hereford, Devon, e ainda Braford e Brangus (cruzamentos genéticos), tendo como fornecedores estâncias parceiras certificadas. À frente da direção do Frigorífico Campeiro está Armando Brasil Salis, médico veterinário, de família com tradição na pecuária, tendo atuado no Ministério da Agricultura e na gestão de frigoríficos antes de iniciar sua própria operação industrial em 2009.

Com mais de 1.600m² de área construída, busca promover as melhores práticas de abate, sob rigorosas técnicas de manuseio e desossa, com moderno processo industrial e controle sanitário. Toda produção é transportada por frota própria, obedecendo regras rígidas de temperatura e manuseio dos produtos. Auditado e aprovado nos requisitos estabelecidos pela IFS Global Markets Food, o Frigorífico Campeiro é certificado com o selo IFS Global Markets Food.

FAMÍLIA SALIS PRECURSORA DE INICIATIVAS SIGNIFICATIVAS PARA A PECUÁRIA GAÚCHA

A vocação da família Salis para este setor econômico é marcada por uma linha do tempo que também conta parte da história da pecuária do Rio Grande do Sul. A partir da metade do século XIX, Antônio Jacinto Pereira introduziu a pecuária em áreas de sesmarias na região de Dom Pedrito. Posteriormente, Afonso Henrique Jacinto Pereira, em 1890, expande essa área a Bagé, introduzindo raças britânicas como Shorthorn. Décadas após, em 1930, da união de Ruth Jacinto e Dr. Oscar Salis Filho, médico em Bagé, o casal recebe 32 quadras de campo e implementam a raça Hereford. Nos anos 1960, o casal Oscar Roberto Jacinto Salis e Clarice Brasil Salis são os primeiros cabanheiros a produzir a raça Braford, num cruzamento genético das raças Brahman e Hereford. E, a partir de 2000, introduzem a Aberdeen Angus com destaque até os dias de hoje. Integrando a quinta geração da família, Armando Brasil Salis, ao lado da esposa Viviane Shiroki Salis, mantêm a tradição e acrescentam a verticalização da atividade com a criação do Frigorífico Campeiro, que atua de forma independente, tendo como principais parceiros fornecedores parte do clã Salis, bem como outras fazendas produtoras.

TERROIR BIOMA PAMPA

O bioma Pampa, encontrado apenas em uma parte do Rio Grande do Sul, representa 2,3% do território nacional. Está presente em áreas do Uruguai, da Argentina e do Paraguai. Sua característica única no mundo o destaca por trazer uma composição com mais de 450 tipos de gramíneas e cerca de 150 leguminosas, resultando em fenóis que dão um sabor inigualável à carne, pois os animais se alimentam deste pasto natural e especial, além de suplementos. E o marmoreio (gordura entre as fibras musculares) das carnes premium da Sabor da Campanha está associado à esta pastagem. Um terroir sem igual, diferente de outras regiões do Brasil que também criam raças britânicas para corte. “Este marmoreio realça o sabor das carnes, graças ao nosso terroir, que além do bioma Pampa, também conta com pastagens de inverno, azevém, isso nos traz uma carga de naturalidade e é preciso valorizar essa condição única do Rio Grande do Sul”, salienta Armando.



Foto: Luciano Lima
Foto: Acervo pessoal
SELO ALIANZA DEL PASTIZAL PELA PRESERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE

Como parte de um trabalho importante para preservar o bioma Pampa, o Frigorífico Campeiro se uniu à ALIANZA DEL PASTIZAL, entidade que nasceu da necessidade de proteger o ecossistema terrestre mais ameaçado do planeta, que são os campos nativos (pastagens naturais). Esse ecossistema é predominante no bioma Pampa. A fauna e a flora típicas da região são responsáveis por essa diversidade de seres vivos que fazem parte da cadeia. Em 2006, a BirdLife International e seus sócios dos quatro países que compartilham esse bioma, Guyrá Paraguai, Aves Uruguay, Aves Argentinas e SAVE Brasil criaram a Alianza. O objetivo é promover sistemas de produção agropecuária mais eficientes que funcionem em harmonia com o bioma Pampa, mantendo e aumentando os serviços ecossistêmicos prestados, explorando o potencial de projetos de crédito de carbono e agregando valor aos produtos do Pampa.



PROGRAMA DE RASTREABILIDADE

Graças ao pioneiro programa de rastreabilidade dos novilhos desenvolvido pelo Frigorífico Campeiro, as estâncias certificadas podem ser separadas na indústria e identificadas com um rótulo especial da parceria. Para o consumidor, a verificação pode ser realizada no ponto de venda, por meio de um QRcode que acompanha cada corte. O consumidor tem acesso às informações sobre os animais, a estância de origem, a idade média de abate e os sistemas de manejo aplicados.

Além disso, o frigorífico desenvolveu uma linha especial de cortes com o selo de certificação Alianza del Pastizal. Para que esta credencial seja efetivada, as propriedades são vistoriadas e certificadas pela entidade regularmente e devem atender a requisitos pré-estabelecidos.

Fotos: Luciano Lima e acervo pessoal

Sabor da Campanha
www.sabordacampanha.com.br
@sabordacampanha