“Construir novas vidas” é como o refrão que marca uma música, quando se refere a Elaine Deboni, CEO do centro de compras Pop Center e vice-presidente das Micro e Pequenas Empresas na Associação Comercial de Porto Alegre – ACPA. Por meio do incentivo ao empreendedorismo, Elaine tem mudado realidades, conquistado admiração nacional e internacional, e é inspiração àqueles que perseveram em suas decisões de ter uma empresa. Em sua vivência, carrega a energia da positividade com os pés no chão. Foca na solução, e não no problema. Olha os desafios como aprendizados, como na frase que estampa uma obra do artista baiano Mano Penalva na entrada de seu escritório: “Tudo Passa”.
Natural de Erechim/RS, por mais de 25 anos se dedicou ao segmento luxo, comercializando grifes em vestuário brasileiras e internacionais em suas lojas no interior do Estado. Com visão diferenciada em uma região que carecia de propostas audaciosamente elegantes, criou eventos, trouxe nomes importantes do circuito fashion, incentivou mulheres a realçarem suas identidades próprias por meio da moda, emponderando-as. Em 2012, decidiu mudar-se para a capital gaúcha e acompanhar o marido, empresário responsável pela construção do Pop Center, uma parceria público-privada com a Prefeitura de Porto Alegre para reunir ambulantes em um mesmo lugar.
Ao percorrer os corredores superiores do Pop Center, no Centro Histórico de Porto Alegre/RS, o visitante mais atento se depara com breves depoimentos de comerciantes, impressos nas janelas deste espaço inaugurado em 2009. Grande parte deles era de camelôs, e hoje têm endereço, CNPJ, teto e segurança para trabalhar. Com mais de 600 lojas dos mais diversos serviços e produtos, está localizado em uma das regiões de maior circulação de público da capital gaúcha, cerca de 400 mil pessoas diariamente, e aproximadamente 30 mil dentro do Pop localizado acima de um terminal de linhas de ônibus para cidades da Região Metropolitana.
Desde agosto de 2022, este centro comercial integra o Pacto Global da Organização das Nações Unidas, maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 25 mil empresas participantes. Uma conquista muito comemorada por Elaine e parabenizada pelo varejo. Pois, para fazer parte do Pacto Global da ONU, as organizações precisam atender a requisitos que compõem os pilares Meio Ambiente, Direitos Humanos, Trabalho e Anticorrupção.
“Tudo Passa” é uma frase que diz muito em poucas palavras e se insere nos mais diversos contextos. Está no Pop Center desde 2017, quando o espaço também serviu de residência artística. Para a cidade de Porto Alegre, após uma epidemia de saúde mundial em razão do Coronavírus e um episódio climático devastador em 2024, que impactaram negócios e vidas, a expressão traz a carga da força da regeneração, da capacidade de ir em frente.
TER ESPERANÇA AGINDO
No contexto do Pop Center, nem tudo foi fácil no início da caminhada. Por imposição do município, os camelôs precisavam sair das ruas, e eles estavam irredutíveis com as regras. Em 2012, Elaine, ao assumir a administração do centro de compras, trouxe reflexões importantes aos ambulantes por meio do diálogo, “abrindo a cabeça” sobre a relevância de ter uma empresa dentro da legalidade. “Um trabalho que exigiu resiliência, mas, principalmente, uma vontade enorme de ajudar e ver vidas serem transformadas. Entre as ideias implementadas ao longo desses anos, convidei crianças, filhos de lojistas, para conhecerem o Pop Center e sentirem orgulho dos pais. Uma nova visão sobre o trabalho deles, que antes estavam à mercê de chuva, frio, calor e insegurança, refletindo na saúde e no bem-estar de seus progenitores. Atualmente, muitas dessas crianças são adultos tocando a loja da família. É a nova geração assumindo responsabilidades, propiciando emprego para outras pessoas, como em alguns casos”, explica Elaine - uma mobilizadora de ações que propagam a educação como caminho para crescer. “Minha felicidade é saber que todas as crianças e adolescentes dessas famílias de comerciantes estão na escola, pois, seus pais têm uma atividade que os remunera e permite a elas não abandonarem os estudos”, comemora.
CAPACITAR QUEM NUNCA TEVE UMA OPORTUNIDADE
A capacitação dos empreendedores, em parcerias com instituições como Sebrae, Senac, ADVB, Receita Federal, foi outro ponto significativo: “A falta de oportunidade no emprego formal, a perda dos recursos financeiros, o êxodo rural, a baixa autoestima e o abandono dos estudos são alguns dos motivos que levam as pessoas a serem camelôs como fonte de sustento. Na Pop Center, desenvolvemos cursos regulares de capacitação desde que começamos na gestão. Também trouxemos palestrantes de renome nacional. Isso é maravilhoso. Imagine a oportunidade delas, que nunca tinham visto uma oradora como Nelma Penteado, ou a ex-consulesa da França Alexandra Loras, por exemplo”. Outras ideias fluíram, como desfile de modas com roupas e acessórios de lojas do Pop Center, além de uma revista editada por jornalistas, evidenciando assuntos como moda, comportamento, perfis com lojistas. “Pense na satisfação dessas pessoas encantadas ao verem seus artigos sendo vestidos por modelos em uma publicação impressa. Tudo isso eleva a autoestima desses empreendedores”, salienta Elaine.
O projeto de inclusão social do Pop Center já rendeu elogios do filósofo francês Gilles Lipovetsky. Autor de livros consagrados sobre comportamento humano e consumo, conheceu in loco a estrutura do empreendimento e os efeitos positivos que têm repercutido, sugerindo que o modelo fosse replicado em outros países.
O trabalho persistente, planejado e bem executado da equipe levou a instituição a ser agraciada com prêmios, como o Top de Marketing, pela ADVB, mais de uma edição; o Prêmio Paulo Vellinho, pela ACPA; o Prêmio Açorianos, para citar alguns, e o Troféu Guri à Elaine, reconhecimento, este, que homenageia personalidades e entidades que ajudam a enaltecer o Rio Grande do Sul. Mas o que um prêmio da área da cultura como o Açorianos se conecta com um centro de compras como o Pop Center? Para isso, é preciso voltar no tempo.
Elaine sempre buscou aperfeiçoamento em instituições de renome, como Disney Institute, psicologia positiva para lideranças, pela Universidade de Lisboa. Formada em Administração de Empresas, tem especialização em Imagem pelo Instituto Marangoni, em Londres. E foi em uma viagem de estudos e visitas técnicas que conheceu o francês Franck Marlot, curador, tutor das obras da família do pintor Pablo Picasso, na casa museu que pertenceu ao empresário Louis Vuitton. De uma conversa sobre ações sociais, ele comentou que gostaria de levar arte ao Pop Center. “Aquilo foi de uma emoção tão grande, que desabei a chorar. Voltei ao Brasil. Um dia, recebo uma mensagem por e-mail de Franck sugerindo duas datas para vir a Porto Alegre. Eram datas que não se encaixavam na minha agenda, pois eu já tinha compromissos em Nova Iorque para acompanhar a NRF [National Retail Federation, maior evento do varejo no mundo].
Cancelei a ida aos Estados Unidos para receber o francês. O que considero um presente esse encontro iniciado na Europa”. De lá para cá, foram mais duas vindas dele para desenvolver projetos sociais com residência artística, onde espaços de circulação e salas do Pop Center foram transformados em galerias de arte.
O grande painel em bolas de madeira “Tudo Passa”, de Mano Penalva, citado anteriormente, é fruto dessa primeira experiência de arte [2017] no centro comercial. Em 2018, foi o artista pernambucano com destaque internacional Renato Bezerra de Mello, e em 2019, a gaúcha Rochelle Costi. Neste mesmo ano, o Pop Center foi indicado e ganhou o Açorianos na categoria Destaque em Ações de Difusão e Inovação.
Como parte do importante trabalho de continuidade de levar cultura ao Pop Center, em 2025, o centro de compras integra-se à 14ª Bienal do Mercosul [27 de março a 01 de junho/2025], sendo um dos espaços de exposição que fazem parte do Portas para a Arte.
Com os “pés no chão e a cabeça no divino”, Elaine recarrega suas forças para concretizar sonhos e proporcionar cada vez mais transformações na vida das pessoas, pois considera uma missão. A família é a base essencial nessa jornada. E ela adora falar sobre seus projetos, com o brilho nos olhos de quem ama o que faz. Com duas filhas se destacando no mundo - uma empresária em Porto Alegre, outra ganhando experiência em Cingapura -, tem o carinho, também, dos netos e do marido, grande incentivador, reservando as pausas do trabalho para o núcleo Deboni.
Foto Elaine Deboni: Nathan Carvalho
@elainedeboni
Pop Center
Av. Júlio de Castilhos, 235 - Porto Alegre/RS