Livro Infantil escrito nos anos 70 é lançado Feira do Livro de Porto Alegre

  • Cultura
  • 19/11/2024 - 19:51
  • 36 Views

A obra ‘Laurinha e seus amiguinhos no planeta Marte’ também foi tema de palestra em escola da capital

A Santa Sede Editorial e a Livraria Isasul promoveram no dia 13 de novembro, na 70ª Feira do Livro de Porto Alegre, o lançamento de 'Laurinha e seus amiguinhos no planeta Marte'. Escrito em 1972 por Yolanda Cruxên Barros (in memoriam), o livro na mesma semana foi tema de palestra para alunos da segunda série do ensino fundamental do Colégio Província de São Pedro. “É muito gratificante poder compartilhar as mensagens desta narrativa, que de forma lúdica e divertida transmite uma mensagens de grande valor, como a importância da empatia e da compreensão do outro. A autora oferece uma perspectiva que valoriza o intangível, uma dimensão tão presente no universo infantil e acessível apenas a aqueles que, como ela, mantém vivo o mundo dos sonhos em seu horizonte.”, destaca Roberto Kreitchmann, editor assistente da obra e neto da autora.

Elaborado para entreter suas filhas Eliane, Elisabete e Mirian, o livro narra as aventuras de Laurinha e sua família ao conhecerem um pequeno marciano que visita Porto Alegre na década de 1970. Com uma narrativa encantadora, Yolanda explora valores como empatia e aceitação das diferenças, proporcionando um mergulho no universo lúdico e mágico da infância. “Inteligente, divertida, carinhosa e guerreira, Yolanda nos ensinou a jamais desistir de nossos projetos e sonhos. Suas histórias faziam parte de momentos mágicos que vivíamos à noite antes de dormir. Dessas vivências nasceu a história de Laurinha, a menina que realizou o sonho de ir a Marte, num tempo em que as viagens espaciais eram artigo de ficção. Hoje, o sonho dela se realiza”, ressalta Eliane Cruxên Barros, uma das filhas da autora e que é também escritora de obras infantis, sobre o legado inspirador da mãe.

Yolanda Cruxên Barros, que formou-se em Filosofia e Psicologia na USP, dedicou sua vida à educação. Atuou na UFRGS e nas escolas Parobé e Dom Diego de Souza, onde implantou o pioneiro Serviço de Orientação Educacional. Após aposentar-se como orientadora educacional na Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul, manteve-se ativa e criativa, aprendendo piano, pintura e até informática.

Ilustrado pelas filhas Elisabete Kreitchmann e Mirian Cruxên Oliveira, “Laurinha e seus amiguinhos no planeta Marte”, representa um registro do talento literário de Yolanda Cruxên Barros e concretiza seu desejo de compartilhar sua criatividade com outras crianças e famílias - representando um tributo ao seu legado de amor, imaginação e coragem. A obra pode ser adquirida na Livraria Isasul e Livraria da Vila.