Com apenas 28 anos, a empresária e marceneira Maria Eduarda Costa, Duda, alcançou um marco importante em sua carreira ao se tornar fornecedora da CASACOR Santa Catarina com sua marcenaria. A EXCELLENZA Móveis, situada em Governador Celso Ramos, tem apenas 5 anos de mercado e vem alcançando o sucesso através da excelência e qualidade no atendimento e no produto. Porém, o sucesso atual é resultado de uma jornada cheia de desafios, que começou quando ela ainda era adolescente e se apaixonou pela arquitetura.
Curiosa e determinada, aos 15 anos, sua primeira inspiração surgiu ao conhecer o arquiteto Alan Chierighini sócio da Progetta Studio, que trabalhou no projeto de interiores da casa de seus pais. O contato com o processo criativo e o ambiente da arquitetura despertou nela uma paixão pela área. Três anos depois, já com 18 anos, ela começou a estudar Design de Interiores e estagiou na Arcoban, um escritório de arquitetura onde teve seu primeiro contato com o universo que mudaria sua vida. "Foi ali que decidi que queria ter uma marcenaria de alto padrão", relembra.
A partir daí, essa jovem empresária, traçou um objetivo claro: construir uma marcenaria que se destacasse pela qualidade e pelo trabalho próximo a arquitetos. No entanto, o caminho para alcançar esse sonho não foi fácil. Como toda jovem empreendedora, ela enfrentou obstáculos, desde dificuldades para encontrar mão de obra qualificada até a busca constante por inovação em um mercado competitivo. “No início, era difícil achar pessoas comprometidas, honestas e que realmente quisessem crescer junto comigo. Até hoje, considero isso um dos maiores desafios”, conta.
A primeira entrega ilustra bem sua paixão pelo trabalho e seu perfeccionismo. "Eu queria um móvel sem nenhum parafuso aparente", ela recorda, rindo. O projeto demorou mais do que o previsto, mas o resultado foi tão impactante que ela se emocionou ao vê-lo finalizado. "Foi uma experiência engraçada, mas ao mesmo tempo marcante, porque percebi que o cuidado com os detalhes sempre faria parte do meu trabalho”, lembra.
Essa atenção aos detalhes e a busca por inovação levaram essa jovem empresária a se destacar no mercado de marcenaria, sempre antenada às tendências. Sua persistência a levou a manter contato com os arquitetos Allan Chierighini e Maria Graziella Oliveira, conhecidos de sua família, que agora abriram a porta para seu maior sonho: participar da CASACOR SC. “Quando a Grazi me ligou e disse que eu faria parte da CASACOR com eles, foi um dos momentos mais emocionantes da minha vida”, conta com entusiasmo de uma jovem que sabe onde quer chegar. A estante desenhada pela Progetta para o ambiente “Refúgio Celebrar”, foi produzida pela equipe da Excellenza, que assina também toda marcenaria do espaço.
O projeto na CASACOR SC foi desafiador. Maria Eduarda e sua equipe precisaram criar peças orgânicas e detalhadas em um prazo apertado de duas semanas, mas o esforço valeu a pena. “Quando compartilhei com minha equipe que esse era o meu sonho, todos me abraçaram e trabalharam comigo para fazer isso acontecer. E conseguimos”, conta.
Hoje, ela se destaca como uma jovem empresárias no setor de marcenaria de alto padrão, unindo tecnologia e design para criar peças sofisticadas e personalizadas. O crescimento da construção civil e do ramo arquitetônico tem aberto novas portas, e a participação na CASACOR SC é um passo importante para expandir suas parcerias com novos arquitetos, clientes e construtoras.
A jovem empresária acredita que a chave do seu sucesso está em sua fé e determinação, inspirada também pelo exemplo de seu pai, que nunca desistiu, mesmo diante das adversidades. "Sempre tive Deus como meu maior incentivador. Ele me mostrou os caminhos certos, e acredito que estou construindo algo duradouro. Quero que minha família e todos ao meu redor tenham orgulho de mim. Um dia, eles ainda vão ouvir falar muito do meu trabalho em revistas e outros lugares importantes.”
Com os pés no chão e a cabeça cheia de sonhos, ela segue construindo um futuro promissor, sempre com o objetivo de ser referência no mercado. E se depender de sua dedicação e paixão pela marcenaria, seu reinado está apenas começando.
Texto: 75Comunica
Foto: Luciano Nunes