Obras do artista gaúcho nascido em Soledade estarão expostas para visitação a partir de quarta (23/10)
Na quarta-feira (23/10), o Guion Arte Galeria (Av. Plínio Brasil Milano, 1285) inaugura a exposição "Natureza-morta?", do artista gaúcho Daltro Borowski. Com curadoria de Carlos Schmidt, proprietário da Galeria, a mostra reúne 24 obras que chamam atenção pelo hiper-realismo.
"Há um longo tempo queríamos fazer uma exposição individual do artista, mas por inúmeras razões isso não foi possível. Artista não é uma máquina e, no caso de Daltro, essa máxima se agrava pela meticulosidade com que exerce a sua técnica. Era preciso reunir um grande volume - o que só foi possível em abril deste ano. De posse delas, o projeto era fazer a exposição em maio ou junho, mas com a tragédia das enchentes, só foi possível realizar agora", comenta Schmidt.
Nascido em Soledade (RS), em 1964, Borowski está há muitos anos radicado em São Paulo. O artista resume desta forma sua trajetória:
“Comecei a aprender a desenhar e pintar com 15 anos em 1979, e sigo até hoje tentando aprender alguma coisa. Fui praticamente autodidata em toda minha formação, exceto por alguns meses de oficina de Desenho da Figura Humana, com Pllínio Bernhardt e algumas dicas técnicas que o Luiz Cruz me deu. Nos anos 1980, tentei desenvolver uma linguagem plástica própria, investindo em algumas formas de abstracionismo e até fiz uma exposição individual na Casa de Cultura Mário Quintana, logo no início, antes da reforma. Nos anos 1990, acabei optando pelo realismo exato que me marcou através das naturezas-mortas, participei de algumas mostras coletivas e fiz uma individual na Galeria DaVera. Em 1996, me mudei para Salvador e, no ano seguinte, fui para o interior da Bahia, Jacobina. Em 2007 vim para Ribeirão Preto”.
Atualmente, o que mais o motiva é o que chama de obras "abstrato-surrealistas". Admirador de Francis Bacon, a quem coloca no seu “panteão” das referências, Daltro, ao contrário do pintor inglês, a sua fatura é suave e quase sempre suas peças são retratadas em seu tamanho original.
A meticulosidade do seu trabalho o aproxima mais do que o afasta de um hiper-realismo.
EXPOSIÇÃO
NATUREZA-MORTA?
Daltro Borowski
Abertura:
23 de outubro, às 18h
Visitação:
De segunda a sexta das 14h30 às 19h.
Sábados das 10h - 13h.
Curadoria e fotos: Carlos Schmidt
Arte/Divulgação: Yuji Schmidt
GUION ARTE GALERIA
De segunda a sexta das 14h30 às 19h.
Sábados das 10h - 13h.
Av. Plínio Brasil Milano, 1285
Boa Vista - Porto Alegre - RS
Brasil.
Sobre o Guion
Depois de 26 anos de cinema administrado por uma família de amantes das artes, o Guion Cinema, que teve três complexos e oito salas de cinema em Porto Alegre, se transformou em uma galeria de arte. A Guion Arte Galeria está localizada na Av. Plínio Brasil Milano, 1285, e segue sendo administrada pela mesma família.
Inaugurada no dia 6 de junho de 2023, a galeria funciona de segunda a sexta, das 14h às 19h, com a possibilidade de visitação em outro horário mediante agendamento. A curadoria é do jornalista, cineasta, fotógrafo e empresário Carlos Schmidt, ex-programador e administrador dos Cinemas Guion, que também foi, durante anos, presidente e curador do Ponto de Cinema-Cinemateca Gaúcha.
A nova galeria tem em seu escopo a abertura de espaços de exposição para artistas gaúchos e nacionais. Compõem esta mostra cerca de 100 telas e uma outra centena de esculturas, objetos e antiguidades. Já na entrada do prédio duas grandes esculturas adornam a fachada. Uma do escultor gaúcho HIDALGO ADAMS e outra do escultor mineiro ALFREDO CESCHIATTI. De ambos, há várias obras em exposição.
Outro artista importante em destaque é CARLOS Alberto de ARAÚJO Filho, que em 1980 teve uma obra sua, o painel Anunciação, enviado pelo governo brasileiro ao Papa João Paulo II e está exposta no Museu do Vaticano.
Trabalhos de grande porte de Carlos Carrion de BRITTO VELHO, Joâo BEZ BATTI, MARÍLIA FAYH, EDUARDO VIEIRA DA CUNHA, GLAUCO RODRIGUES, CARLOS TENIUS, EMERIC MARCIER, ARTHUR LUIZ PIZA, SÉRGIO LOPES, MARIA LÍDIA MAGLIANI, SILVIO PINTO, SANSÃO PEREIRA, MÏRKA Heinze De Almeida, Antônio Augusto FRANTZ Soares, dividem espaço com outros renomados nomes das artes como VICTOR BRECHERET, XICO STOCKINGER, VASCO PRADO, ADO MALAGOLI, ERNESTO FREDERICO SCHEFFEL, BRUNO GIORGI, IBERÊ CAMARGO, VERA TORRES, JOÃO FARIA VIANNA, Daltro BOROWSKI Nunes, RUBEM VALENTIM, GLÊNIO BIANCHETTI, MARIE NIVOULIÈS DE PIERREFORT, ROSINA BECKER DO VALLE, GEORGES WAMBACH, ALDEMIR MARTINS, AMADEU ZANI, ALFREDO VOLPI, SIRON FRANCO, ENRICO BIANCO, ANTONIO POTEIRO, PIETRINA CHECACCI, os irmãos JOÃO e ARTHUR TIMÓTHEO DA COSTA, entre outros.
Há ainda obras de importantes artistas nacionais e internacionais para aquisição.
Dona Flor Comunicação
Raphaela Donaduce Flores | jornalist