Empreendimento de Gramado conta com a parceria de vinícolas premiadas
Inaugurado em agosto, o sofisticado restaurante Tour de France se destaca pela ampla e diferenciada carta de vinhos, na qual seis são de marca própria. E a expectativa é lançar outros quatro até o final do ano.
Os lançamentos não são vinhos comuns, mas de castas e estilo de vinificação francesa. “Estamos trazendo experiências de diversas regiões e de vários terroirs da França”, revela Carlos Eduardo Porsch, sócio da esposa Carol Porsch no empreendimento.
Regiões como a Borgonha, Vale do Rhône, Bordeaux e Champagne serviram de inspiração para os rótulos do Tour de France e já estão representadas na carta da casa. Em breve, Provence também estará contemplada no portfólio, com um rosé produzido com uvas Merlot.
A maioria dos vinhos de marca própria foi desenvolvida em parceria com a Vinícola Amitié, de Bento Gonçalves, que coleciona importantes premiações e títulos em vários produtos. Entre eles, a medalha de Ouro no Decanter Wine Awards 2023, uma das mais tradicionais competições do setor do mundo, com o Amitié Viognier, que faz parte da Coleção Tour de France, e obteve nota 95 – fato inédito para um vinho branco brasileiro.
A Amitié segue uma tendência mundial de busca pelas melhores parcelas e processos controlados de vinificação. A produção é orientada e supervisionada pessoalmente pelas enólogas proprietárias do negócio.
Também fazem parte da carta de rótulos próprios o Shiraz, produzido na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, Cabernet Franc, Chardonnay, Pinot Noir, Viogner e uma opção de espumante brut, feito 100% com uvas Chardonnay. Em breve, o restaurante passará a contar com um corte Bordalês, em parceria com a vinícola Almaúnica – outro produtor de destaque na fabricação de alta excelência no Vale dos Vinhedos.
Com o objetivo de oferecer experiências únicas de enogastronomia, Tour de France criou um espaço reservado dentro do restaurante, o elegante Bar Folly. Ali são oferecidos os exclusivos Sauvignon Blanc, Montepulciano e um Pinot Noir produzido em barricas velhas, drinks autorais e vinhos do mundo em taça – com mais de 40 títulos disponíveis para degustação.
Os empresários destacam que quando pensaram na concepção do empreendimento priorizaram características como alta gastronomia, excelência nos serviços, encantamento e variedade de bebidas com sofisticação. “Além dos vinhos próprios, possuímos mais de 300 rótulos bem avaliados e de várias partes do mundo, em especial da França, que é um país que tem o nosso coração”, recordam.
Carlos e Carol Porsch são médicos e apaixonados pela cultura do vinho. Essa paixão fez com que se tornassem sommeliers pela Associação Brasileira de Sommeliers – ABS. Atualmente, viajam o mundo em busca dos melhores produtores e das melhores experiências enogastronômicas, sobretudo na Europa, que é uma referência em seus empreendimentos.
O casal continua a trabalhar na área de gestão de saúde, com a Sapien Consultoria, que tem sede em Santa Catarina e atuação em todo o Brasil.
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Com conceito inovador, Tour de France possui uma sofisticada decoração, que transporta os visitantes diretamente para os charmosos châteaux franceses.
O restaurante faz parte de um complexo gastronômico de, aproximadamente, 1,1 mil metros quadrados de área, localizado no Centro de Gramado. O local também conta com o Spaccio RAR, uma franquia de alimentos e bebidas do Grupo Randon, aberto no primeiro semestre do ano.
A nova casa oferece experiências à la carte e o surpreendente Menu Confiance, uma degustação que propõem uma verdadeira viagem pelos sabores da França. Os pratos são inspirados na alta gastronomia francesa, com apelo histórico e regional, tornando ainda mais interessante o percurso. “Cada receita é cuidadosamente elaborada com ingredientes selecionados e técnicas refinadas, utilizadas nos melhores restaurantes do mundo”, contam os proprietários.
Impactante, a decoração do restaurante é inspirada na elegância parisiense, com elementos pensados para proporcionar uma experiência imersiva e acolhedora. Com referências de grandes designers, conta com detalhes criados para envolver o cliente na atmosfera da Cidade Luz, da suave iluminação até o design dos móveis clássicos, folhados a ouro.
O espaço conta, ainda, com exposição de joias assinadas pela D’Vie e relógios de grandes marcas, além das ações de imersão ao mundo da moda propostas por grandes grifes. Marcas conceituadas, como Dolce & Gabbana, já fazem parte desse projeto.
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