NOVA, a marca mãe dos vinhos finos de uma das maiores vinícolas do país

Em contagem regressiva para seu centenário, Nova Aliança Vinícola Cooperativa acelera mudanças em seu reposicionamento de portfólio

Por Lucinara Masiero, assessoria ContextoCom

Desde que a atual diretoria da Nova Aliança Vinícola Cooperativa assumiu a Gestão 2023-2027, um novo propósito passou a fazer parte do sonho de cerca de 700 famílias cooperadas. Com 95 anos de história, nasce um novo momento, resultado de um encontro perfeito entre passado e futuro. Assim como a vinha, as famílias cresceram, amadureceram, e agora colhem os frutos de gerações, dando espaço à NOVA, marca que chega para brindar o que a história de quase um século construiu: vinhos e espumantes feitos 100% com uvas vitis viníferas.



Sob a NOVA estão as linhas Estilo Diamond, Santa Colina, Wave, Aliança e Cerro da Cruz, batizadas pela marca mãe que chega para abraçar todos os rótulos de vinhos finos e espumantes. A novidade faz parte de uma grande e necessária transformação que se espalha pelos cooperados, funcionários e direção, transitando entre o vinhedo, o produtor, o cliente, o valor da história e a qualidade dos produtos. Para o CEO Heleno Facchin, a chegada da NOVA consolida a maturidade da Nova Aliança. “Estamos vivendo um novo momento sem deixar de lado toda nossa história. Aliás, é ela que nos dá energia para avançar e é para ela que devemos toda nossa gratidão. Ao olhar para trás, também aprendemos com o tempo e temos certeza que estamos prontos para este novo mundo”. Todo este reposicionamento de portfólio poderá ser apreciado pelos consumidores nos próximos anos de forma gradativa.



As décadas criaram a excelência que se fortalece com pesados investimentos do vinhedo à vinícola. Práticas modernas e inovadoras no manejo dos vinhedos, aliadas à tecnologia em maquinário de última geração, são responsáveis por colocar na mesa do consumidor vinhos e espumantes que expressam o melhor de cada terroir gaúcho. Um dos mais recentes investimentos, que impactaram positivamente a vinícola, foi a aquisição e implantação de uma nova linha produtiva, capaz de personalizar com qualidade de alta performance, ampliando a capacidade produtiva em 200%. A linha é única no país, montada exclusivamente para a Nova Aliança. O investimento foi de R$ 10 milhões. Agora, em apenas uma hora, é possível produzir até 6 mil garrafas de vinhos e espumantes.



Com uma das maiores e mais modernas plantas industriais de suco de uva da América Latina, a matriz em Flores da Cunha, com 24 mil metros quadrados, tem capacidade para processar até 60 milhões de quilos de uva por ano. Além disso, a empresa também possui outras duas unidades produtivas, uma em Farroupilha e outra em Santana do Livramento, na Campanha Gaúcha, onde mantém uma propriedade de 400 hectares, 50 deles destinados ao cultivo de vinhedos. A Nova Aliança é a vinícola cooperativa mais antiga do Brasil.



Fotos: Jeferson Soldi