A exposição Ícones, da artista plástica Graça Craidy, reúne 35 retratos de figuras referenciais da música, das artes, da cultura. De Mick Jagger a Frida Kahlo, de Chico Buarque a Sigmund Freud, de Amy Winehouse a Belchior. Na produção a artista trabalhou com acrílica, pintura digital, pastel oleoso, nanquim e aquarela. A abertura da mostra é no dia 6/6 (terça-feira), às 19h.
Graça integra o projeto internacional colaborativo Julia Kay’s Portrait Party, junto com artistas de vários países que se dedicam com paixão ao retrato. Recentemente, o projeto lançou o livro Portrait Revolution, que mostra 450 retratos de autoria de 200 artistas, numa profusão de estilos.
Sobre ícones, Graça diz que a sociedade, cada vez mais midiatizada, necessita eleger ídolos como se fossem deuses. “Através deles transportamo-nos a uma dimensão metafísica que transcende a banalidade do cotidiano e nos transforma também em figuras míticas e eternas, nutridos das qualidades dos super-heróis que escolhemos idolatrar”.
A artista tornou-se conhecida por suas coleções de pinturas sobre violência contra a mulher Livrai-nos do Mal e Até que a Morte nos Separe. Já expôs em vários espaços, entre eles, Centro Municipal de Cultura, CCMQ, Usina do Gasômetro, Assembleia Legislativa e Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo.
Serviço:
O quê: Exposição Ícones, de Graça Craidy
Quando: Abertura 6 de junho, às 19h
Visitação: Até 12 de julho
Onde: Café do SESC Centro, Alberto Bins, 665, Porto Alegre/RS
Horário: de 2ª a 6ª, das 8 às 20 h e, em dias de teatro, até a abertura do espetáculo.
Divulgação: Carlos Souza
Fotos: Divulgação Graça Craidy