Jardim da Serra Gaúcha: Nova Petrópolis é destino ideal para as férias de julho

Com atrações para toda família, cidade se destaca pelas paisagens naturais, atrações culturais e programações de inverno

As férias de julho são um convite para uma viagem em família. Para quem pretende visitar o Rio Grande do Sul e aproveitar as belezas do inverno, Nova Petrópolis, na serra, é um destino com diversas atrações e um ótimo custo benefício. A cidade reúne belezas naturais, atrações típicas da cultura alemã, além de restaurantes e hotéis conhecidos por sua qualidade e hospitalidade. “Queremos que todos saibam que a nossa cidade está preparada para receber os turistas. Para quem vem de carro, os acessos estão liberados pelas BR-116 e ERS-235. Por via aérea, é possível chegar aqui pelos aeroportos de Caxias do Sul ou pela Base Aérea de Canoas”, detalhou Terezinha Haas, Presidente da Associação Rota Romântica e integrante do ABRACE Nova Petrópolis, movimento criado de forma voluntária por entidades da cidade para estimular a retomada do turismo após as enchentes que atingiram o estado.

Atrações turística

Ao chegar no centro da cidade o turista encontra o Labirinto Verde, onde adultos e crianças podem se divertir em meio a natureza. São mais 28 metros de diâmetro e dois metros de altura, nesse espaço que desafia os visitantes em meio a um caminho secreto de ciprestes, vegetação típica da região. No mesmo local, na Praça das Flores fica localizada a Rua Coberta, com opções de alimentação e bancas de artesanato e souvenirs.



E já que neste ano é celebrado o bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, que tal conhecer mais da cultura germânica? Na zona rural da cidade, está localizado o Esculturas Parque Pedras do Silêncio, que reúne esculturas em pedra dispostas em meio a vegetação nativa. Cada uma delas representa as profissões, costumes, tradições e imigrantes que construíram a história da região. Também é possível conferir um espaço montado especialmente para as crianças, onde animais típicos do Brasil e encontrados pelos alemães ao chegar aqui, são retratados também em esculturas em arenito. O parque conta com caminhos calçados, disponibilidade de cadeira de rodas e é pet friendly.

Outra sugestão, é visitar o Parque Aldeia do Imigrante que conta com jardins, construções no estilo enxaimel, reproduzindo uma vila de imigrantes alemães. Com 39 anos de história e 10 hectares de área, proporciona experiências ao ar livre com atrações para visitantes de todas as idades, como passeio de carrinho elétrico, passeio de pedalinhos, passeio de bicicleta e espaços infantis. Na aldeia histórica o visitante também pode conhecer mais sobre a cultura germânica desde a culinária típica alemã até as construções tradicionais da época.



Se a família gosta de natureza e quiser uma aventura radical, é possível praticar o voo livre no Ninho das Águias, um espaço de lazer e contemplação, com uma vista panorâmica de 270º da região do Vale do Caí.



Nova Petrópolis convida, ainda, os turistas a viverem uma experiência gastronômica em uma cidade típica holandesa. Mas fique tranquilo, tudo isso, sem sair do município. A Cidade Zaandam, espaço criado por uma família de descendentes holandeses que sonhavam em homenagear as colônias holandesas no Brasil, é um espaço temático que reúne restaurantes, bares e confeitarias. Tem até um espaço kids para as crianças aproveitarem.



Para finalizar, que tal aproveitar a temporada de inverno com o Festival Internacional de Folclore, que acontece de 19/07 a 04/08, na Rua Coberta. O evento conta com a presença de grupos de danças de diversos estados brasileiros e países, feira e a exposição de artesanato, grupos teatrais e bandinhas típicas.



Saiba mais em: https://turismo.novapetropolis.rs.gov.br/





Sobre o Abrace Nova Petrópolis



O Abrace Nova Petrópolis é um movimento idealizado de forma voluntária pela Prefeitura de Nova Petrópolis, Conselho Municipal de Turismo, Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (Acinp), Conselho de Turismo da Região das Hortênsias (Contur Hortênsias), Rota Romântica, Sicredi Pioneira e empresários. O objetivo é incentivar a retomada do turismo na região, que foi fortemente impactado pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Na cidade, de 23 mil habitantes, mais de 1,7 mil famílias têm o turismo como fonte de renda e são pelo menos 700 empreendimentos ligados ao setor de serviços.


--
Maíra Gatto
Aurora Comunicação