A mostra, uma iniciativa da OPEN Design Independente, vai reunir cerca de 50 marcas de designers gaúchos, além da programação com bate-papos e atividades para crianças
Profissionais de diferentes lugares do País se reuniram no projeto Design Solidário pelo RS para dar suporte aos designers gaúchos que foram atingidos pelas enchentes que aconteceram em terras gaúchas, a partir de uma campanha com rifas e doações espontâneas para a criação de um fundo de suporte para a comunidade. Chegou a hora de retomar a economia do segmento de design independente, para isso, na próxima sexta-feira, 28 de junho, das 11h às 20h, acontece a Feira do Design Solidário, no Instituto Ling, em Porto Alegre, uma iniciativa da OPEN Design Independente.
A mostra vai reunir cerca de 50 designers independentes gaúchos das áreas de decoração, mobiliário, moda, joalheria, brinquedos e utilitários em geral, entre eles marcas como Studio Madero, Dona Rufina e Monterraro, que foram severamente atingidas pela enchente e estão sendo beneficiadas pelo projeto junto outras 15 marcas na mesma situação.
Além disso, a programação também terá, às 17h, o bate-papo “Os desafios dos projetos solidários” com mulheres que lideram iniciativas no RS: a arquiteta Aline Furhmeister, da Du99, a jornalista Gabriela Bordasch, criadora da VamoqueVamo RS, a curadora e fundadora da OPEN Design Independente, Camila Farina, do projeto Design Solidário pelo RS, e a produtora cultural Juliana Jokalovisi, da Apta RS. E ainda oficinas criativas para crianças alusivas ao design criadas pela Lezanfan, às 17h e 18h, com entrada gratuita por ordem de chegada.
“A gente acredita que o design transforma o mundo. Os profissionais independentes muitas vezes trabalham sozinhos, fazem os seus produtos de ponta a ponta, da concepção à venda, em pequena escala. Agora mais do que nunca, a solidariedade também precisa ser criativa, então precisamos apoiar os nossos designers para que eles possam retomar a vida e juntos reerguer o nosso Estado”, ressalta Camila Farina.
O evento também vai contar com expositores de gastronomia reunindo produtores gaúchos como Café la Cabane, que também foi afetado pelas enchentes, um bar de vinhos para apoiar as vinícolas locais com a enóloga Nati Frighetto e ainda produtores gaúchos de mel, azeite e queijos.
Durante todo o dia, estarão sendo aceitas contribuições espontâneas para a recuperação dos ateliês dos profissionais afetados pelas enchentes e, ao final do evento, também será realizado o sorteio da última rifa beneficente do projeto Design Solidário pelo RS que tem como prêmio um abajur da marca Curiosa (SP), da designer Luiza Marçal. A campanha já arrecadou e distribuiu mais de R$ 25 mil para a comunidade do design independente. Ao todo, mais de 50 designers de todo Brasil doaram produtos para a iniciativa, que ainda terá uma loja pop up em julho para incrementar o fundo solidário para os designers gaúchos.
A Feira do Design Solidário tem realização da OPEN Design Independente, com co-realização do Instituto Ling, patrocínio de RACON, apoio do Grupo Imobi e parcerias de Lezanfan, Nati Frighetto Vinhos e La Cabane Café. O projeto cenográfico é assinado pelo arquiteto Felipe Helfer.
Feira do Design Solidário
Dia: 28 de junho, sexta
Hora: Das 11h às 20h
Local: Instituto Ling
Entrada gratuita
Fonte Cris de Luca