Ana Norogrando inaugura mostra em galeria na região do Porto, sexta-feira (7/6), depois de montar instalação que permanece em cartaz em Lisboa
A artista visual gaúcha Ana Norogrando abre exposição de longa duração - de 7 de junho (sexta-feira) a 22 de setembro, em Portugal. Ela apresenta 150 obras em um local tão inusitado quanto cultuado: o Fórum Cultural de Ermesinde, que ocupa o prédio de uma antiga unidade fabril, de 1910, da qual se conserva o forno como galeria museológica.
O local já abrigou mostras de nomes reconhecidos como Sebastião Salgado e o português Nadir Afonso, que trabalhou com Le Corbusier e Oscar Niemeyer, entre outros artistas. Intitulada “A Crueza da Forma de Ana Flâneuse”, a exposição tem curadoria de Gaudêncio Fidelis, professor associado de História da Arte do programa de Arte e História da Arte do Hunter College da Universidade do Estado de Nova York.
As obras incluem esculturas, pinturas, vídeos e fotografias. A configuração arquitetônica do espaço forma uma espécie de pista circulatória e reforça a disposição metafórica através da passagem do visitante ao longo de um extenso corredor de cerca de 100 metros de comprimento.
“Esta exposição representa a culminância de cerca de cinco anos de trabalho construído através de uma constante busca por formas e imagens que estejam em sintonia com uma perspectiva feminista”, diz Ana Norogrando.
Em 10 de maio, ela inaugurou a instalação multimodalidade “O Submarino Feminista Aquafluxo”, no Museu Nacional de Arte Contemporânea, em Lisboa, em cartaz até dia 30 deste mês, igualmente com curadoria de Gaudêncio. O catálogo referente à exposição pode ser acessado no site ananogrando.com.br
Durante mais de 20 dias deste mês, portanto, Norogrando estará com duas exposições individuais simultâneas no país europeu. Residente e com atelier em Porto Alegre, na Ilha Grande dos Marinheiros, ultimamente ela se divide entre a capital gaúcha e a cidade portuguesa de Aveiro.
Comentando sobre a exposição no Fórum Cultural de Ermesinde (área metropolitana da cidade do Porto, no norte do país), Gaudêncio diz que, “ao incorporar uma estratégia crítica feminista de flanância, a produção de Ana Norogrando promove uma desobediência da forma artística diante da normatividade que incorpora os ecos da história discursiva sobre as experiências de gênero no espaço público, dando assim uma contribuição de grande significado para uma história da criatividade”.
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SERVIÇO
Exposição “A Crueza da Forma de Ana Flâneuse”
Artista: Ana Norogrando
Curador: Gaudêncio Fidelis
Local: Fórum Cultural de Ermesinde
Endereço: Rua Fábrica da Cerâmica, s/n
4445-428, Ermesinde / Valongo
Abertura: 7 de junho, 19h.
Término: 22 de setembro de 2024
Dias de funcionamento e horários:
3ª a 5ª: das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30;
6ª: das 9h às 12h30; das 14h às 17h30; e das 21h às 23h;
Sábado: das 15h às 19h e das 21h às 23h;
Domingo, das 15h às 18h.
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SOBRE A ARTISTA
ANA NOROGRANDO [Brasil, 1951 – Vive e trabalha em Porto Alegre-Brasil e Aveiro-Portugal]. Desenvolve projetos em escultura, e instalações multisensoriais. Realizou inúmeras exposições individuais e coletivas no Brasil e exterior, tais como Sobre as Águas no MAC/RS, Sincronias na Sala Janete Costa/PE, a retrospectiva Ana Norogrando - Obras 1968-2013 no MARGS/RS, Corpos e Partes na Fundação Badesc/SC, Corpos de Fábrica no Museu Oscar Niemeyer/PR e Coreografia de Sombras na Galeria Morgados da Pedricosa/Aveiro, Portugal. Participou de inúmeras exposições coletivas como a 10a Bienal do Mercosul – Mensagens de Uma Nova América em 2014, Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira em 2017-2018, da Bienal de Valongo, na cidade de Porto, Portugal em 2023.
SOBRE O CURADOR
GAUDÊNCIO FIDELIS [Brasil, 1965-Vive na cidade de Nova Iorque], é curador e historiador de arte especializado em arte brasileira moderna e contemporânea e arte das Américas. É Mestre em Arte pela New York University (NYU) e Doutor em História da Arte pela State University of New York (SUNY). Foi fundador e primeiro diretor do Museu de Arte Contemporânea do RS, em 1992. Publicou entre inúmeros livros O Cheiro Como Critério: em Direção a Uma Política Olfatória em Curadoria (Argos, 2015). Organizou e realizou a curadoria de mais de 50 exposições. Foi diretor do Museu de Arte do Rio Grande Sul/Brasil (MARGS) entre 2011-14. Foi Curador-chefe da 10ª Bienal do Mercosul – Mensagens de uma Nova América em 2015 e curador da exposição Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira em 2017, mostrada em Porto Alegre no Santander Cultural e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage em 2018. É professor Associado de História da Arte do programa de Arte e História da Arte do Hunter College da Universidade do Estado de Nova Iorque.
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Contatos:
Ana Norogrando: 55 51 9 9119 4470
ananorogrando@gmail.com
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Gaudêncio Fidelis: +1 347 714 4822
gaucafi@yahoo.com
Fonte Carlos Souza
foto: Crédito Divulgação e Bruno Zulian