As cores de Marcelo Zanini no Espaço Cultural Correios

  • Cultura
  • 09/04/2024 - 11:06
  • 835 Views

Vernissage da exposição “Croma” será no sábado, 13 de abril, às 11h. Mostra segue no local até o dia 18 de maio, com entrada franca.

Marcelo Zanini alia paixão e beleza em sua trajetória como artista e médico. O resultado dessa união pode ser conferido na exposição “Croma”, que inaugura no sábado, 13 de abril, às 11h, no Espaço Cultural Correios, com curadoria de Fábio André Rheinheimer. São 27 obras de grandes dimensões que expressam nas cores e nos gestos uma arte visceral. A mostra fica em cartaz até o dia 18 de maio e pode ser visitada de terça a sábado das 10h às 17h, com entrada franca.

“As obras selecionadas para compor esta exposição apresentam uma construção livre, gestual e estabelece uma proposta visual potente. São obras isentas de elementos figurativos balizadores convencionais; a discorrer sobre sentimentos como o sofrimento, a paixão e a fúria, elementos essencialmente humanos. ‘Croma’ traz relatos pungentes e arrebatadores, expressos em cada movimento, revelando nas cores, a alma do artista”, apresenta o curador.

Marcelo Zanini iniciou a pesquisa do expressionismo abstrato na década de 90, participando de exposições no Brasil e no exterior. O artista concilia o trabalho médico com a pintura e transformou sua clínica em uma verdadeira galeria de arte, que também abre espaço para o amplo estúdio onde produz suas obras. “Na medicina eu trabalho com precisão milimétrica, mas na arte abstrata eu exerço a liberdade nos gestos e na profusão de cores”, revela.
Resultado de ininterrupto processo criativo, a exposição “Croma” apresenta um conjunto de obras em sintonia tanto no que se refere ao conceito abordado quanto à técnica empregada. “Sua arte não comunga com dogmas formais, recursos óbvios ou qualquer representação ‘não abstrata’. Por meio de sua gestualidade, expressa a inspiração momentânea a cada pincelada. Nessa pesquisa pictórica continuada, Zanini desenvolve estética visceral e intensa, portanto, muito alinhada à proposta do expressionismo abstrato”, conclui Rheinheimer.


Croma - Pinturas de Marcelo Zanini
Curadoria: Fábio André Rheinheimer
Vernissage: 13 de abril, das 11h00 às 13h00
Visitação: de 13 de abril a 18 de maio de 2024 – terça a sábado das 10h às 17h
Local: Espaço Cultural Correios
Endereço: Av. 7 de Setembro, Nº1020, Praça da Alfândega, Porto Alegre, RS

div: Tatiana Csordas
foto: Wanderlei Oliveira