Taping: bandagens auxiliam mulheres na recuperação pós-parto

  • Saúde
  • 23/01/2024 - 14:07
  • 274 Views

A fisioterapeuta Letícia Machado explica a técnica, que utiliza fitas elásticas para auxiliar no inchaço, aliviar a dor, tensão, entre outros benefícios

Uma das grandes preocupações das mulheres no pós-parto é a recuperação da área abdominal. Para o corpo ainda em regeneração após o nascimento do bebê, uma nova técnica tem chamado a atenção: o Taping. Segundo a fisioterapeuta Letícia Machado, a técnica popular em quadros pós-cirúrgicos, consiste na aplicação de fitas adesivas elásticas, em áreas específicas do corpo, que trazem inúmeros benefícios se aplicadas por um profissional da área.

Segundo a fisioterapeuta, a técnica potencializa a drenagem linfática, alivia as dores causadas pela tensão muscular na área, além de reduzir o inchaço corporal e auxiliar na cicatrização da cesárea. “O recomendado é utilizar imediatamente após o parto, pois ele ajuda na sensação de ‘órgãos soltos’ frequente no pós-parto. O Taping contribui na sustentação da pele abdominal, sem limitar os movimentos do corpo como uma cinta cirúrgica faria”, explica Letícia.

Contudo, a técnica deve ser aplicada e acompanhada por profissionais, principalmente a remoção das bandagens. “O Taping faz parte de um trabalho multidisciplinar que visa a melhor recuperação da mulher no pós-parto. Se combinado com fisioterapia, pode acelerar o processo de reabilitação da paciente e ajudar a prevenir condições como edemas, enfisemas e sensibilidade da área”, conclui a fisioterapeuta.

Letícia Machado estará ensinando o método em um curso de teoria e prática no I Congresso de Fisioterapia em Cirurgia Plástica no Ambiente Hospitalar, o FisioPlastic. Mais informações sobre programação e ingressos no site fisioplastic.encontrodigital.com.br.

Sobre Letícia Machado

Fundadora da Equipe Letícia Machado e fisioterapeuta graduada pelo IPA, é a primeira profissional certificada Total Definer de Porto Alegre. Letícia é pós-graduada em Fisioterapia Dermato Funcional pelo Instituto Superior de Pesquisa e Extensão (ISEPE) e pelo CBES. Com mais de uma dezena de certificações nacionais e internacionais em pós-operatório (Espanha, Portugal e Chile).

div: LS8
Foto: Elisabeth Thiel