A produção de Arte dos últimos 50 anos revolucionou padrões estabelecidos. Muito menos pictórica e muito mais simbólica, a arte contemporânea expressa sua potência criativa de forma, no mínimo, inusitada. O que faz com que uma banana colada na parede com fita adesiva possa ser considerada uma obra de arte? Ou, ainda, como explicar que uma tela destruída pelo artista imediatamente após a venda milionária em um leilão, valorize ainda mais? Quais mecanismos externos à obra de arte permitem que ela seja considerada como tal?
Em três encontros, o artista visual Daniel Escobar fala sobre a produção de arte contemporânea, apresentando-a na perspectiva de um sistema cultural, organizado a partir de feiras, exposições, coleções e redes sociais. Partiremos de obras e artistas como Banksy, Bruno Moreschi, Damien Hirst, Rosângela Rennó, Maurizio Cattelan, entre outros, para conhecer os caminhos que orientam a arte contemporânea, mantendo-a tão viva e necessária como em outros tempos.
Confira a agenda dos encontros e garanta sua vaga:
AULA 1 | Dia 16.1: O que é Arte Contemporânea?
Quais artistas e obras você deve conhecer para compreendê-la? Conceito, cronologia, principais características e temas.
AULA 2 | Dia 17.1: Entendendo a Arte Contemporânea e os seus acordos tácitos
O que é arte e o que é opinião? As relações no sistema de arte, principalmente entre artistas, curadores e galerias.
AULA 3 | Dia 18.1: A vida social da obra de arte
Como é definido o valor de uma obra contemporânea? O contexto mercadológico dos últimos anos.
Para participar, inscreva-se pelo nosso site ou garanta seu ingresso na recepção do centro cultural. As vagas são limitadas!
Democratização de acesso: 30% (trinta por cento) dos ingressos são destinados, de forma gratuita, para professores de escolas públicas. Se você faz parte desse perfil de público, escreva para instituto.ling@institutoling.org.br e saiba como participar da atividade.
Acessibilidade: contamos com intérprete de Libras para os interessados que tenham necessidade especial. Se você faz parte desse perfil de público, escreva para instituto.ling@institutoling.org.br e informe sua necessidade.
Essa atividade faz parte do projeto Ling Escola, com realização do Instituto Ling e Ministério da Cultura - Governo Federal e patrocínio da Crown Embalagens.
Design sem nome-6
O ministrante
Daniel Escobar é doutorando em Poéticas Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS, além de mestre e graduado no curso de Artes Visuais pela mesma instituição. Sua experiência no campo da educação passa por instituições como Bienal do Mercosul, onde atuou como supervisor de mediadores, pelo Farol Santander Porto Alegre, onde foi assistente de coordenação da Ação Educativa, e pelo Instituto Inhotim, onde atuou junto à coordenação de arte e educação e foi responsável pela implantação dos programas de visitas escolares. Vive em Entre-Ijuís onde é gestor do espaço @oficinaescobar.