PINCELADAS MARCANTES DE MARCELO ZANINI

  • Cultura
  • 08/01/2024 - 10:37
  • 331 Views

ARTISTA CELEBRA 60 ANOS E A PARTICIPAÇÃO EM EXPOSIÇÕES QUE TÊM LEVADO SEU NOME PARA ALÉM-FRONTEIRAS

Renomado médico e reconhecido por suas obras de arte abstrata, Marcelo Zanini tem se destacado no circuito das artes visuais no Brasil, bem como em exposições coletivas e individuais no exterior. E o ano de 2023 foi movimentado, como a mostra, no mês de novembro, na Delphus Galeria de Arte, em Porto Alegre (RS). Com curadoria de Paulo Amaral, inaugurou a exposição “Gestuale II”, neste espaço localizado no bairro Moinhos de Vento. A exposição marcou, também, os 60 anos do artista, celebrados em 29 de novembro.

“A exposição foi uma extensão da bem-sucedida mostra individual com 22 obras que Zanini apresentou em setembro deste ano na Rodyner Gallery, em Cascais, Portugal”, com a curadoria também de Paulo Amaral. Agora, nesta exposição na Delphus Galeria de Arte, foram selecionadas obras que mesclam criações recentes e produções históricas que marcam a trajetória do artista.

Paulo Amaral explica que o nome “Gestuale II” foi escolhido para essa exposição por ser um segmento daquela realizada em Cascais e por denotar o amplo gesto que caracteriza as produções do artista. “Seu estilo revela o pintor intuitivo, de pinceladas gestuais fortes, harmônicas, ricas em volume e cores”, complementa.

Em sua primeira exposição individual na Galeria Delphus, Marcelo Zanini foi o artista do mês de novembro e convidou os visitantes a uma imersão em seu universo abstrato. “Suas obras têm o dom de despertar e provocar no espectador sentimentos múltiplos que vão do assombro ao enternecimento”, conclui o curador Paulo Amaral.

Marcelo Zanini mergulhou na pesquisa do expressionismo abstrato na década de 90. Iniciou na pintura abstrata como um hobby. Autodidata nesta arte, visando aprimorar sua técnica, fez cursos com os mestres Gessy Geyer e Antônio Augusto Frantz. Durante suas viagens de trabalho e de lazer pelo mundo, nos últimos 20 anos, intensificou sua busca por referências do expressionismo abstrato, “arte pura”, com ênfase em escolas da Alemanha, Itália e EUA.

Em 2023, além da Delphus Galeria de Arte e da Rodyner Gallery, participou de exposição coletiva na Galeria Gravura, em Porto Alegre, e levou seu trabalho para uma coletiva na Galeria Hoy en el Arte, em Buenos Aires (Argentina), no mês de julho.

O artista concilia o trabalho médico com a pintura e fez de sua clínica uma verdadeira galeria de arte, que também abre espaço para o amplo estúdio onde produz suas obras. “Na medicina eu trabalho com precisão milimétrica, mas na arte abstrata eu exerço a total liberdade nos gestos e na profusão de cores”, revela Zanini.

O próprio artista explica seu processo de produção: “Começo novas pinturas com um sentimento de combate e de curiosidade, deixando a pintura indicar sua direção à medida que acrescento elementos e cores, muitas vezes resultando o inesperado. Algumas das melhores obras que criei surgiram da experimentação ousada e da renúncia a noções preconcebidas. É emocionante ver as diferentes formas e transparências ocorrendo à minha frente durante o processo pictórico”.

Atelier Zanini

mzc@terra.com.br
Fone: (51) 999172265
@atelierzanini