Trabalhos artísticos estarão à mostra apenas no dia 14 de dezembro, no evento que encerra a temporada da Galeria Pax Pop Up no 4º Distrito
Após seis anos desde sua última exposição individual em Porto Alegre, o artista Jotape Pax apresenta “Entre Erros e Acertos”, com vernissage marcada para o dia 14 de dezembro, na Galeria Pax Pop Up (4D Complex House - Rua Almirante Tamandaré, 100 - Floresta). A mostra faz uma retrospectiva de trabalhos mais antigos, evidencia sua evolução técnica e estilística e revela novas obras, realizadas entre 2020 e 2023. A curadoria foi realizada em parceria com ARTSYNC que também assina a produção do evento.
Mais de 20 obras expressam o estilo distintivo de Jotape, reconhecido por suas linhas bem definidas e uma harmoniosa paleta de cores. A exposição traz pinturas acrílicas, desenhos em papéis, telas em pequenos formatos e três quadros principais de sua nova série, com paletas de violeta e azuis e pequenos fragmentos coloridos. Outro destaque é uma escultura em fibra de vidro customizada.
“Entre Erros e Acertos” apresenta a jornada pessoal do artista nos últimos seis anos, desde a última vez que o próprio compartilhou sua visão artística com o mundo - um período de altos e baixos, de descobertas e desafios, encapsulados nas pinceladas e cores que agora ganham vida na arte.
“Durante este período, enfrentei não apenas as complexidades inerentes à criação artística, mas também mergulhei nas profundezas de experiências pessoais, muitas moldadas pelas circunstâncias desafiadoras da pandemia. Cada tela conta uma história, não apenas da minha evolução artística, mas também do meu percurso como ser humano”, explica Jotape.
Segundo o artista, “Entre Erros” simboliza que cada traço imperfeito é uma lição, cada experimento audacioso é uma jornada na qual ele descobre novas facetas da sua criatividade. Ao compartilhar essas "falhas", convida o público a encontrar a beleza na imperfeição, assim como ele. “Acertos” representa a vitória sobre a dúvida, a expressão sincera da alegria ou da dor que permeou esses anos. Nessas criações, ele celebra não apenas a maestria técnica, mas os momentos de clareza que emergiram da neblina de incertezas.
“Esta exposição não é apenas um retorno, mas uma revelação. Uma oportunidade, não só de compartilhar o que está na superfície da tela, mas também as camadas mais profundas de uma jornada que transcende a arte e mergulha na essência da experiência humana”, revela o artista.
A mostra também marca o fim da temporada de ativações artísticas da galeria itinerante Pax Pop Up no 4º distrito, que, por oito meses, ocupou um amplo espaço no 4D Complex House, cedido pela ABF Developments.
Sobre Jotape Pax
Natural de Porto Alegre, o artista visual Jotape Pax tem sido uma força inovadora no mundo da arte desde o início dos anos 2000. Em constante evolução, seu talento singular ganhou destaque através de murais impactantes, agora integrando paisagens urbanas em diferentes continentes, como América Latina, Ásia e Europa.
Suas obras foram exibidas em eventos de destaque, incluindo participações notáveis na Bienal do Graffiti Fine Arte, em São Paulo, e na Exposição Coletiva METROPOLITANOS, no MAC/RS. No cenário internacional, representou o Brasil em festivais renomados na França, Grécia, Canadá e Chile. Também marcou presença em encontros internacionais de arte, como o Meeting of Styles em Miami (2018/2019), e no Salão Internacional de Arte Contemporânea Art3F (2021), em Bruxelas - encantando audiências com sua expressão visual autêntica e vibrante.
Jotape é um dos pioneiros do coletivo PaxArt, cujos projetos de ambientação e intervenções artísticas se destacam em diversos projetos. Atualmente, como membro da diretoria da Bienal do Mercosul, está produzindo a próxima edição da mostra, que ocorrerá em 2024 em Porto Alegre (RS).
SERVIÇO
Exposição “Entre Erros e Acertos”, de Jotapê Pax
Vernissage: 14 de dezembro (quinta-feira), às 19h
Local: Galeria Pax Pop Up ( 4D Complex - Rua Almirante Tamandaré, 100 - Floresta - POA)
Entrada Franca
Div: Andressa Riquelme e Carol Moura
cred: Daniel Souza