Pela terceira vez consecutiva o Rosé de Tannat da Casa Venturini fica entre os 16 mais representativos na Avaliação Nacional de Vinhos

A Casa Venturini mais uma vez é destaque na Avaliação Nacional de Vinhos. A 31ª edição da maior degustação de vinhos do mundo, foi realizada no último sábado, 04 de novembro, em Bento Gonçalves. A representatividade da Safra 2023 foi revelada ao vivo pelo canal da Associação Brasileira de Enologia (ABE) no Youtube. Das 503 amostras inscritas por 74 vinícolas de sete estados brasileiros, 157 foram reveladas representando os 30% de melhor pontuação. A Casa Venturini teve cinco amostras selecionadas: duas de Rosé de Tannat, duas de Chardonnay e uma de Tannat Tinto. Vale ressaltar que o Rosé de Tannat recebeu a distinção pela terceira vez consecutiva, sendo o único na sua categoria entre as 16 amostras premiadas.

O diretor e enólogo da vinícola, José Venturini e o enólogo Paulo Ricardo Venturini, enfatizam que os principais destaques deste vinho rosé são a variedade da uva e os cuidados constantes com o produto. "Ele é produzido exclusivamente com a uva Tannat, originária da região da Campanha, no mesmo vinhedo há muitos anos. A elaboração requer técnica apurada, exigindo acompanhamento meticuloso para controlar temperatura, nutrição e densidade, assegurando uma fermentação linear e garantindo, assim, o máximo potencial de qualidade do vinho", explica Venturini, celebrando o reconhecimento do rótulo também em 2023, na maior Avaliação Nacional de Vinhos da história.

A Casa Venturini acumula prêmios em sua extensa linha de vinhos e espumantes, solidificando ainda mais a qualidade de seus produtos. O Chardonnay, Sauvignon Blanc, Rosè Le Bateleur, Cabernet Franc, Merlot, Cabernet Sauvignon, Tannat, Marselan e os espumantes Vívere Moscatel e Brut são rótulos premiados e solidificados.



Lançamentos 2023: Em setembro, a Casa Venturini lançou o Tinto Nobre Gran Reserva, que foi destaque entre os 16 finalistas na categoria Tinto Fino Seco, na Avaliação Nacional de Vinhos em 2020, a safra das safras. Intitulado de Le Magicien, o vinho incorpora a essência do terroir da Campanha Gaúcha e Serra do Sudeste, com um teor alcoólico de 14,5% vol. Foi produzido a partir de um corte excepcional das uvas Tannat (60%), Cabernet Sauvignon (25%) e Cabernet Franc (15%), provenientes dos vinhedos daquela região. Com uma produção de 8.500 garrafas, passou 25 meses em barricas de carvalho. Este vinho promete ser o grande destaque de 2023.

Da mesma linha, foi lançado o vinho Fino Branco Seco Chardonnay, da safra 2022, que estagiou 10 meses em barricas de carvalho francesas e americanas. Elaborado exclusivamente com uvas Chardonnay da Campanha Gaúcha, sua tiragem é restrita a apenas 1.300 garrafas.

As duas linhas podem ser adquiridas na loja da vinícola e nas melhores lojas especializadas do país.

Div: Alessandra Muraro
Foto: divulgação