Todos os tons do Café, Bistrô e Wine Bar

Arquitetas da Alpes Projetos e Execuções fizeram estudo aprofundado sobre as cores, com inspirações no entorno

As cores do ambiente (A) Maria e o Mar Café, Bistrô e Wine Bar, do escritório Alpes Projetos e Execuções na CASACOR/Floripa foram escolhidas com inspiração no entorno: a atmosfera praiana, os tons do céu e do mar, da areia e das plantas, e claro, as encantadoras nuances laranja e avermelhadas do sol poente.

A partir de um estudo aprofundado sobre cores e seus significados, as arquitetas Mariana Cristina Alves Botelho, Francine Pereira e Jéssica Folster Pereira, aplicaram os tons que refletem a paisagem e trazem sensações diferentes para os visitantes.

Laranja e a alegria de viver

As cores estão principalmente nos móveis, objetos de decoração, plantas e obras de arte que permeiam o espaço de 337m2. Explica a arquiteta Francine Pereira que o laranja, presente em móveis, vasos de cerâmica, obras de arte, puffs e pendentes, significa a alegria de viver, a criatividade, a descontração. “A cor laranja tem em seu DNA heranças do vermelho, principalmente a vitalidade, a paixão, a força e a autenticidade”, cita a profissional.

Esses tons quentes estão relacionados com os raios de sol que brilham no ambiente, com grande quantidade de janelas. Ainda sobre o laranja, é uma cor de expansão e conexão, favorece a boa comunicação e inspira energia contagiante e agregadora. A cor é ideal para este espaço de gastronomia da mostra, já que estimula a sensibilidade para o paladar e o olfato, muito útil em locais de refeição.

Verde: cura, esperança e prosperidade

Inspiradas na extensa área de mata ciliar (restinga) na Baía Norte, as profissionais pontuaram o espaço com vegetação natural, compondo o design biofílico e aconchegante, com todos os significados da cor verde.

Cor do equilíbrio, da superação e da regeneração, o verde tem herança do amarelo e do azul. Do amarelo herdou a memória, a tendência ao comportamento amistoso e a atenção à sua volta. Do azul herdou a paz, a atividade intelectual, a observação e a reflexão. “O verde é o organizador da natureza, estimula o senso prático, proporciona a capacidade de reformular, unificar, desatar nós, dar esperança”, explica Francine Pereira.

A cor mais curativa, que invoca a busca do equilíbrio e da estabilidade, também é a cor da prosperidade e da diplomacia. No espaço, o verde dá boas-vindas aos visitantes já na entrada e pontua nichos do bistrô, além de estar sobre uma grande mesa e espalhado em vasos por todos os cantos.

O ar leve, diplomático e pacífico do azul

O azul, cor da paz, do silêncio e da leveza aparece no sinuoso sofá que acolhe mais de dez pessoas com todo o conforto. Também está nos vasos cerâmicos e nas obras de arte que se destacam no ambiente. O azul emana um ar diplomático e pacífico, o pensamento filosófico, a busca espiritual e a liberdade por meio da reflexão. Torna as relações mais compassivas e é calmante para dores físicas e psicológicas.

Com essas cores, as profissionais procuram proporcionar a melhor experiência aos visitantes, para que sintam a essência do entorno e tenham as sensações mais agradáveis ao saborear uma refeição ou em conversas e momentos de diversão no ambiente. Ao mesmo tempo, o ponto de encontro pode ser também um local de descanso em meio ao circuito da mostra. Vale a pena visitar a mostra e conferir as sensações que as cores proporcionam!

Texto: Alessandra Cavalheiro