PERSISTÊNCIA E CONFIANÇA: OS MOTORES DOS FURSTENAU

Para atuar em um segmento de negócios suscetível aos altos e baixos da economia é preciso ter criatividade, determinação, resiliência e capacidade de se reinventar para fazer as coisas darem certo. Que o diga os irmãos Jefferson, Janice e Juliana Furstenau, empresários à frente da Kia Sun Motors em Porto Alegre, comercializando, principalmente, veículos de passeio e utilitários coreanos da marca Kia entre outros asiáticos. A cada dissabor com a desvalorização do real afetando seus negócios ao longo de mais de 25 anos, eles nunca desanimaram e foram em frente.

Empreender é paixão e vocação para Jefferson Furstenau. Sua relação com o segmento automotivo vem desde que era criança, quando o pai, contador, era sócio de uma concessionária de uma marca germânica. “Minha origem é alemã. Tivemos educação rígida. Na época do recesso escolar, eu tinha que trabalhar 30 dias na loja, para depois realmente viver as férias. Passei por todos os departamentos. Fazia de tudo um pouco, fui office boy, atuei na entrega de peças para a oficina, também tive experiência no comercial. Estudava durante o dia e vendia consórcio de Kombi para frigoríficos. Era um trabalho que poucos queriam fazer, pois eles começavam a jornada às 5 da manhã. Depois veio a fase dos Passat iraquianos, fazendo plantão no sindicato dos taxistas. Tempos após, comecei a trabalhar integralmente. Saí da concessionária em 1991 e fui para o mercado de carros usados, tive duas lojas. Meu pai entrou como sócio um ano depois, após vender a parte dele no negócio na antiga concessionária. Nesse período, assumi a presidência de uma entidade de vendedores de automóveis durante alguns anos”, recorda.

A GRANDE OPORTUNIDADE

A marca Sun Motors existe desde 1993. Quando teve a primeira grande crise dos carros importados (aumentando o valor do imposto para, em torno, de 70%), em 1995, muitas concessionárias de importados fecharam. Além disso, a Sun Motors fez uma remodelação na equipe e precisava de um novo gestor. Foi quando Jefferson ingressou como gerente. Posteriormente, os proprietários quiserem vender. Apareceram candidatos, sendo que um deles queria comprar desde que Jefferson permanecesse na empresa. “Eu tinha em mente que se eu não fosse dono da concessionária, eu sairia, foi então que essa informação chegou aos ouvidos do presidente da Kia na época, José Luis Gandini, e veio a oportunidade de vender para nós. Em outubro de 1997, eu e pai compramos”, conta.

Juliana não chegou a trabalhar na antiga concessionária do pai. Quando a sociedade encerrou, era pré-adolescente. Preferiu seguir a carreira acadêmica em Administração de Empresas com foco em Recursos Humanos. Foi bolsista de iniciação científica, atuou com empresa júnior na Escola de Administração da UFRGS. Quando a Sun Motors foi assumida pela família, quis tocar junto, entrando em dezembro de 1997. “Comecei a aplicar conhecimentos adquiridos na faculdade, mas o que eu mais fazia era ajudar os setores onde precisava de gente, ‘tapando buracos’. Estamos falando de uma época em que a empresa tinha uma estrutura mais enxuta. Sendo que, após seis meses, tive que assumir o setor Financeiro”, lembra.

DESAFIOS SUPERADOS

Os irmãos chegaram a cuidar da concessionária de Caxias do Sul. Passaram por momentos emblemáticos como a crise dos tigres asiáticos, em 1999. “O real desvalorizou e achamos que a empresa iria quebrar. Meu pai passou a parte dele da sociedade para os filhos. A administração geral ficou comigo e Juliana, e o RH com Janice”.

Conseguiram um prazo para honrar os compromissos com a Kia, e em menos de seis meses, estavam novamente com fôlego e superaram a crise. Montaram uma loja em Novo Hamburgo, mais uma em Porto Alegre, um posto de vendas em Camaquã. A loja da avenida Ceará veio bem depois, em 2018.

Em 2002, nova disparada do dólar, e os irmãos quase encerraram as atividades. Foi então que decidiram ficar somente com a unidade da Avenida Ipiranga, além de reduzir o quadro de pessoal. Passada essa fase, a Kia mundial decidiu se reposicionar produzindo mais veículos passeio, com linhas robustas. “Até 2005, o modelo mais vendido da Kia era a Besta. Trabalhávamos muito com utilitários”, explica Jefferson. Com o novo posicionamento, a Kia se tornou uma marca de grife, arrojada em inovação e design. Nessa transição e mudança de posicionamento mundial da marca, cerca de 80% das concessionárias no mundo fecharam as portas.

“Muitas vezes, fomos vistos como diferentes do restante do país, vendemos bem veículos passeio, comparando com outras concessionárias da Kia que se destacavam pelas vendas de veículos comerciais. Soubemos dançar conforme a música. Temos amigos e clientes que conhecem as mudanças da marca desde seu início. E essa relação de fidelização que nos acompanha é um grande diferencial”, salienta Juliana.

Ressalta-se o pós-venda da Sun Motors ser muito forte, sendo que durante um bom período possuíram o maior estoque de peças do Brasil. “Sempre estivemos entre os cinco maiores vendedores. Hoje, o Estado do Rio Grande do Sul responde por 3,9% de vendas de automóveis zero quilômetro no Brasil. Nós, Sun Motors, temos 5,1% de participação nas vendas totais da Kia. O Estado no Rio Grande do Sul participa com mais de 7% nas vendas da marca (além das unidades de Porto Alegre administradas pelos Furstenau, há autorizadas Kia em Lajeado, NH, Passo Fundo)”, diz Jefferson, que tem satisfação de contar com um time de colaboradores comprometido. Alguns estão há mais de duas décadas, e muitos deles há mais de 10 anos.

RECONHECIMENTOS, INOVAÇÕES E CURIOSIDADES

Como forma de estreitar as relações com a mídia, em 2006, a Sun Motors passou a participar de eventos, além de ocupar área de shopping center, sendo a primeira a realizar isso dentro desse tipo de espaço comercial. E a criatividade também se destaca numa ação dentro do Mercado Público, em Porto Alegre, gerando enorme repercussão nacional, pois era o lançamento do Cerato. E os convites para parcerias sempre estiveram muito presentes. Eventos como Festival de Cinema de Gramado em várias edições, Velopark, Expointer, atividades no Litoral Gaúcho, e, recentemente, o Rally dos Vinhedos, fazem parte do currículo da Sun Motors. Outro sucesso é o Carro que Fala, exibido numa feira de varejo, usando recursos de som e efeitos para promover o novo modelo, apenas para citar algumas iniciativas de uma agenda repleta de ações.

E os clientes também fazem parte das boas ideias. Uma parceria muito prestigiada foi com a Escola de Samba Império da Zona Norte, quando levou um grupo de clientes para desfilar na avenida, criando uma ala. E a energia do samba também foi exaltada no litoral gaúcho durante uma ação da concessionária.

Evento de lançamento do Niro / Foto: Divulgação Kia Sun Motors
Em 2010, a Sun Motors carimbou o passaporte e realizou uma exposição de carros em Punta del Este, com a Kia do Uruguai, da Argentina e do Brasil. Dois anos após, foi a primeira concessionária gaúcha a fincar uma bandeira de varejo no Uruguai, mais precisamente em Montevideo, estabelecendo essa operação de 2012 a 2019.

Entres os mais diversos prêmios, foi eleita a melhor concessionária Kia da América Latina, em 2008, em razão do trabalho de pós-vendas. Em 2013, recebeu o prêmio TOP ADVB de Marketing com o case Fortalecendo Laços. Eleita melhor concessionária Kia do Brasil, em 2016. Nas comemorações dos 30 anos da Kia, foi agraciada com prêmio em Marketing e Inovação, e, em 2020, com o Excellence pela Kia mundial. Outro destaque é a participação, por três edições, do Skill Cup, competição mundial de mecânicos da Kia, em que Lauro Melo Paredi, colaborador há 26 anos da concessionária, foi o único técnico do Brasil presente.

Em 2014, a concessionária passou a apostar em marcas chinesas, num momento que estas eram desacreditadas, é o exemplo da Geely e da Lifan. E as inovações também focaram os clientes com o Bongo Móvel, serviço exclusivo da concessionária, que vem a ser uma oficina que vai até o cliente, desde 2014, atendendo especialmente o interior do Estado. O cliente agenda a revisão, e o Bongo Móvel se desloca à cidade.

Constantemente observando o mercado e as oportunidades de negócios, os Furstenau passaram a oferecer quadriciclos Hisun, motocicletas japonesas e chinesas Suzuki, Haojue, Kymco e Zontes, e miram linhas de produtos que atendam ao segmento do agro. “A gente não está aqui só para vender carro. A gente não descansa nunca, tanto que no momento de pandemia, quando estava todo mundo encolhendo, nós abrimos um novo segmento, um novo braço da empresa que é a Suzuki”, enfatiza Jefferson.

Não só os motores estão no radar dos Furstenau. A responsabilidade social é um compromisso. São mantenedores da Instituição de Educação Construindo o Amanhã para crianças. “Há 18 anos damos a primeira formação – de 1 a 6 anos - para que elas entrem no primeiro ano escolar aos 7. Elas ganham cinco refeições, roupa, fraldas entre outros benefícios. A sede é própria, atendem 75 crianças. Estamos terminando a ampliação e vamos para 95 crianças vindas da Vila Jardim e Bom Jesus”, explica Jefferson.

Fotos: Divulgação Kia Sun Motors
Kia Sun Motors

Avenida Ipiranga, 8113 - Fone: (51) 3319 6000
Avenida Ceará, 370 - WhatsApp (51) 3382 1600
Porto Alegre/RS
@kiasunmotors
kiasunmotors.com.br