ALPES arquitetura traz instalação de arte inédita em CASACOR SC

Obra que vem do Museu Oscar Niemeyer é uma homenagem ao mar

O escritório Alpes Projetos e Execuções traz, pela primeira vez em uma mostra CASACOR/SC, uma instalação de arte diretamente do Museu Oscar Niemeyer (PR). Trata-se da instalação “verdeazul”, da artista Dulce Osinski, que investiga um de seus elementos preferidos na natureza: O mar, tão múltiplo em seus aspectos formais e sensoriais. Para Dulce, em sua imensidão e força - que transborda horizontalidade -, ele traduz significados distintos, que podem remeter à violência, mas também à paz.
“Variando em infinitos tons de verde e azul, os movimentos do mar, embora recorrentes, nunca são exatamente os mesmos, trazendo a cada momento texturas diversas, mudança e renovação”, diz.
A artista redescobre azuis e verdes num conjunto de aquarelas produzidas durante os anos de 2019 e 2023 - com módulos de tamanhos variados - inspiradas nos múltiplos registros em fotografia, desenho e pintura realizados nesse período.
Constituindo instalações bidimensionais, sua configuração é variável e permite aos visitantes, pela primeira vez, adquirirem módulos de uma instalação de museu. Ao final da mostra, será possível que cada espectador “interaja” com as aquarelas e escolha sua composição de acordo com o espaço expositivo de sua casa.
Sobre a artista
Ao longo de sua trajetória, Dulce Osinski realizou exposições individuais em museus e centros culturais em cidades do país e exterior, dentre elas Brasília, Florianópolis, Curitiba, Londrina, Ponta Grossa, Cascavel, João Pessoa, Pelotas e Jelenia Góra, na Polônia.
Participou de inúmeras exposições coletivas, destacando-se as realizadas na Bolívia, Alemanha, Estados Unidos, Polônia, Japão, Portugal, Uruguai, Suécia, França e Eslovênia.
A artista conquistou diversos prêmios, entre os principais estão: VIII Mostra do Desenho Brasileiro, II Salão de Arte Religiosa PUC-PR, 47° Salão Paranaense, X Mostra da Gravura - Cidade de Curitiba, e 1ª Mostra Nacional de Gravuras de São José dos Campos.
Dulce possui obras em acervos de museus e instituições no Brasil e exterior, entre eles: Museu Oscar Niemayer; Museu de Arte Contemporânea do Paraná; Fundação Cultural de Curitiba; Museu de Arte de Santa Catarina; Museu de Arte do Distrito Federal; Australian National Gallery; State Museum, em Majdanek, Polônia; e Portland Art Museum, EUA.
Dulce Osinski nasceu em Irati (PR). É formada em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, com pós-graduação na Academia de Belas Artes de Cracóvia, Polônia. Possui Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é professora do Programa de Pós-graduação em Educação dessa mesma instituição.

Texto: Assessoria
Imagens: divulgação
Foto do ambiente: Lio Simas