CASA BEM-VESTIDA

DAQUELES LUGARES QUE VOCÊ ENTRA E QUER FICAR, SEJA EM PORTO ALEGRE OU EM PELOTAS, O CHARME ESTÁ PRESENTE EM CADA DETALHE DA ESSENZA CASA E JARDIM

Percorrer as ambientações da Essenza Casa e Jardim é inspirador. Reconhecida pela sofisticação e a elegância em decoração, a marca está prestes a completar 20 anos, oferecendo os mais diversos itens como luminárias, sofás, mesas, poltronas, quadros, espelhos, cabeceiras, cristaleiras, louças, cortinas, com destaque especial para adornos e objetos decorativos, incluindo a exclusividade de peças italianas Versace, sendo o único representante na capital gaúcha. A loja também trabalha com marcas como Christian Lacroix e Vista Alegre, além de ampla linha de Muranos autênticos.

Este primoroso trabalho de curadoria é resultado do olhar apurado de André Strauch, fundador da Essenza. Junto com o sócio Telmo Souza, são referência no segmento em que atuam, oferecendo produtos de marcas consagradas para vestir uma casa ou jardim com personalidade, tradição ou contemporaneidade.

André Strauch e Telmo Souza

A ligação de André, formado em Administração de Empresas, com o universo das criações de interiores soma mais de 30 anos e vem desde a época que gerenciou, por mais de 10 anos, uma grife em mobiliário. Antes mesmo de empreender, sempre soube captar as necessidades de seu público, sem descuidar das evoluções do mercado e tendências. E assim, sua visão de negócios e experiência no ramo o fez criar o conceito da Essenza, ocupando inicialmente a rua Angustura, numa bela moradia com jardim.

“Era uma oportunidade sem igual, mas precisava investir. Vendemos nossos carros, meus pais ajudaram inicialmente, assim como meu avô. Como já tinha construído uma relação de confiança com os fornecedores em razão da minha atividade anterior, consegui buscar esses parceiros que até hoje fazem parte da história da loja. Convidei alguns profissionais que já me conheciam para ajudar a criar os ambientes”, realça André.

E ele estava certo em suas escolhas. Ao entrar em qualquer uma das duas lojas, a sensação é de que você não está em um show-room. Todos os ambientes são generosamente decorados numa disposição que lembra uma residência pronta para morar. Anos mais tarde, um up grade: os sócios anexaram uma casa da Rua Quintino Bocaiúva, com mais de 60 anos, que fica ao lado da planta inicial, somando mais de 1.000 m² de área, sendo hoje a entrada principal.

Como fontes de inspiração, além das parcerias construídas ao longo do tempo, as viagens nacionais e internacionais também servem para absorver referências em decor, sejam elas feiras, mostras, espaços de arte.

E não apenas as ambientações traduzem estilos de bem-viver, a atmosfera acolhedora está presente no som ambiente em um set que massageia os ouvidos, nas visitas de Shariff, um Afghan Hound mascote da casa que ama ganhar carinho e viaja com o casal de tutores fazendo sucesso também em Pelotas.



Essenza Pelotas / Foto: Jonas Adriano
PARCERIAS SÓLIDAS

A Essenza se destaca, também, no relacionamento longevo com arquitetos e designers de interiores, que sugerem peças em mobiliário e decoração das lojas de Porto Alegre e Pelotas. Entre as muitas parcerias com profissionais da área está Zeca Amaral, arquiteto, responsável por projetos residenciais, comerciais, corporativos e condominiais no Brasil, Uruguai, Estados Unidos, França: “Há muitos anos, tenho indicado a Essenza pela qualidade, estilos de design e variedade de boas marcas que a loja trabalha. São peças que valorizam os ambientes desenvolvidos por nosso escritório. Importante ressaltar o atendimento cuidadoso da equipe”. Time, este, que acompanha André e Telmo há bastante tempo, o que revela o quanto os proprietários preservam a cordialidade entre as pessoas, sejam elas equipe, fornecedores, designers, arquitetos e clientes. “Tenho especial apreço a toda equipe que está comigo. São pessoas de grande responsabilidade e confiança em tudo que fazem. Boa parte delas está comigo desde o início da empresa. Valorizo quem está conosco nessa grande jornada. O reconhecimento que temos também é fruto do trabalho dedicado de nossos colaboradores”, enfatiza André.



PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO PRESERVADO

A fachada da loja de Pelotas sinaliza que estamos diante de uma construção de mais de 100 anos. Suas formas, ornamentos e aberturas revelam que ali há muita história, e você se transporta no tempo, imaginando as pessoas que nela habitaram, conviveram, festejaram. A casa é um exemplar da arquitetura eclética de Pelotas, sendo tombada e figurando na lista do Inventário do Patrimônio Cultural da cidade, município gaúcho que se destaca nacionalmente pelo seu conjunto arquitetônico histórico. Foi residência e, muitas décadas depois, serviu como departamento de serviços públicos estaduais. Após um longo período entregue à própria sorte e às intempéries do clima, ganhou vida nas mãos de Simone Neutzling, arquiteta e urbanista, diretora da Perene Patrimônio Cultural, após um período de restauração que levou cerca de um ano, entre o projeto e a finalização das obras, quando os sócios André e Telmo requisitaram seu trabalho com a ideia de implementar uma unidade Essenza na cidade, sede própria dos empresários.


De acordo com o memorial descritivo, nesta antiga residência sobressai paredes internas ricamente decoradas com escaiolas com predomínio da técnica de estêncil, além de ladrilhos originais. “Quando a conheci, observei que ela ainda carregava muita autenticidade, mesmo sendo uma estrutura que precisaria de bastante trabalho para recuperar. Vi que tínhamos uma joia em mãos”, enfatiza Simone. Nesse contexto, é oportuno salientar que, por muitas décadas, diversas construções antigas, antes de serem tombadas, receberam intervenções que as descaracterizaram em excesso, mas não foi o caso da casa Essenza.

A partir da sua restauração, desde 2018, recebe clientes que a buscam para compras e marcam presença em eventos como lançamento de joias, books fotográficos, entre outras iniciativas. Um espaço de compras e encontro que se tornou ponto elegante de Pelotas, em uma das ruas mais tradicionais, a XV de Novembro, que abrigou famosos cafés, livrarias, ateliês, os primeiros cinemas, entre outros estabelecimentos que impulsionaram a cultura, o entretenimento e o comércio local.

Visitar esses dois espaços, em Porto Alegre e Pelotas, é inspirador. Vale conhecer cada recanto e as opções em design sofisticado que valorizam ambientes.

Fotos: Divulgação Essenza / Fotos fachadas: Jonas Adriano

Essenza Casa e Jardim

• Porto Alegre

Rua Quintino Bocaiuva, 1026 - Fone: (51) 3332 7217
@essenzacasaejardimpoa

• Pelotas

Rua XV de Novembro, 776 - Fone: (53) 3305 8558
@essenzacasaejardimpelotas
www.essenzacasaejardim.com.br