A obra, parte do projeto “Coletânea Empreendedoras de Alta Performance” idealizado pela Editora Leader, e liderado pelo selo editorial internacionalmente conhecido e best seller Série Mulheres, tem lançamento marcado para 05 de setembro, às 17h, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre/RS
Dar voz a 20 mulheres de comunidades carentes da capital gaúcha, que começaram do zero, e, por meio da costura, estavam determinadas a vencer. Esse é o foco do livro “Moda Alegre”, resultado do programa de mesmo nome, lançado oficialmente em 2019, por sua idealizadora e CEO, a advogada e digital empreendedora social Tainá Vidal, juntamente com a vice-presidente de Expansão e Carreira do projeto, a psicanalista Sirley Carvalho. As histórias de cada uma delas, integrantes deste universo, são contadas por capítulos nas 272 páginas da publicação, que tem a chancela da Editora Leader, pioneira na busca pela igualdade de gênero.
“Por meio do livro Moda Alegre podemos mostrar para outras mulheres em diversas localidades do País, sua potência e possibilidade de pensar o empreendedorismo, mudando suas realidades e de suas comunidades”, enfatiza Tainá Vidal.
No livro são apresentadas as trajetórias dessas guerreiras, que têm a coragem e a inspiração em seu DNA, características fundamentais para quem deseja empreender, seja no ramo que for. Suas histórias de superação, através da arte de costurar e da busca pelo empreendedorismo, são abordadas como cases reais, demostrando que é possível a essas mulheres conquistarem espaço e efetiva participação no mercado de trabalho. O exemplar traz o caminho percorrido de uma por uma, expondo seus percalços, desafios e preconceitos, bem como as diferentes estratégias que tiveram de aprender e colocar em prática para alavancar seus negócios.
A obra estará à disposição na livraria Cultura, pelo valor de R$79,90, ou pelos QR Codes das coautoras, que podem ser acessados diretamente em suas redes sociais, e, neste caso, com percentual de 15% revertido para elas. É possível ainda solicitar o livro pelo @modaalegre. Já instituições públicas e privadas, que quiserem adquirir os livros do Projeto Moda Alegre para divulgar o programa, e, assim, colaborar com sua continuidade, podem comprar por lotes. A venda é diretamente pelo Instagram, por meio do direct, e site do Moda Alegre https://modaalegre.com.br/. A edição conta também com embaixadoras, que investiram financeiramente, possibilitando que a publicação se tornasse realidade, além de empresas patrocinadoras, que acreditaram na firmeza dessas e de tantas outras representantes do sexo feminino que virão, de vencer na vida e se tornarem capacitadas e donas de seus próprios negócios.
“Trabalhar em prol do empreendedorismo feminino é acreditar na força das mulheres, que, por meio dessa oportunidade, contribuem para suas comunidades e para a economia do País. É uma iniciativa que tem o poder de nos surpreender a cada dia, tendo, sempre, algo novo a ser desenvolvido”, evidencia Sirley Carvalho.
Projeto Moda Alegre - O programa de empreendedorismo social “Moda Alegre” começou a ser concebido em 2017, sendo oficialmente lançado em 2019, culminando, agora, com a publicação do livro homônimo. O Moda Alegre “trilhas de conhecimento” é um projeto de capacitação profissional, de educação socioemocional, que potencializa a economia circular, colaborativa, liderança feminina e desenvolvimento local. A iniciativa atua com base em tre?s pilares concomitantemente: educac?a?o, gerac?a?o de renda e valorizac?a?o pessoal.
Na dimensão valorização, são trabalhados o valor e a história delas como mulheres, potencializando, assim, suas aptidões de empreendedora e profissional. Ainda é abordado o valor geracional da profissão de costureira, ressignificando essa habilidade, fortalecendo, desta forma, o potencial do RS, que consegue ter a cadeia completa da moda, alavancando, desse modo, esse tão importante setor integrante da economia do estado.
Divulg: Dixon
Foto: Carlos Sillero