Kilombo Villas: eco slow paradise em Sibaúma faz reforma com direito a teto solar e reafirma compromisso com a sustentabilidade

Com a reforma, o hóspede já impactado com as falésias logo na entrada e agora todo o hotel possui energia solar

A paradisíaca Praia de Sibaúma, no Rio Grande do Norte, mistura cores e sensações: mar, rios, dunas, falésias, coqueiros e as icônicas areias cobreadas. Destino considerado um respiro para a alma, o Kilombo Villas, inaugurando em 2007, tem a natureza e o cuidado com o meio ambiente como os principais propósitos e valores. A poucos quilômetros de Pipa, o Kilombo Villas foi criado para ser um destino eco Slow, ou seja, um santuário ecológico rodeado pela natureza em que a pessoa se desconecta da vida agitada dos grandes centros urbanos e vive o momento presente, apreciando cada detalhe. Recentemente, para reafirmar ainda mais seu compromisso com a sustentabilidade, o hotel passou por uma reforma, em que foi instalada a energia solar por todo o ambiente, e também uma nova recepção, que garante ao hóspede se apaixonar pelas falésias desde o momento de sua chegada ao hotel.

A retomada do turismo trouxe consigo uma tendência promissora: locais em que a conexão com a natureza seja profunda e onde o viajante consiga viver momentos mais ligados ao meio ambiente e onde possa se sentir mais livre. Passar um fim de semana ou as férias em um lugar único, longe do barulho das grandes cidades e onde seja possível desligar-se completamente. Rodeado por uma natureza estonteante e em um lugar mais afastado, o hotel permite, por causa do seu conceito eco Slow, que o hóspede se sinta protegido e, ao mesmo tempo, no paraíso.

O Kilombo, por ter o respeito à natureza como propósito, reúne uma série de cuidados especiais, como a limpeza das praias, o apoio ao Projeto Tamar, que cuida das desovas das tartarugas na região, o uso da energia solar – em breve, todo o hotel vai ser movido por ela –, o reaproveitamento da água, por exemplo, da piscina e das jacuzzis para irrigar os jardins, entre outros. Além disso, toda a sua arquitetura e a sua construção foram pensadas para evitar o menor impacto possível no meio ambiente.

Experiências ligadas à natureza

Uma vez no santuário ecológico, não faltam experiências para desfrutar a natureza ao redor do hotel. Além de visitar as praias mais bonitas do Brasil, o Kilombo oferece passeios para explorar a região. No passeio de bicicleta, prioriza-se a informação da geografia local, além da geologia, história, biologia e ecologia que levam à caracterização do meio ambiente de Sibaúma. Com isso, os roteiros ecoturísticos de bicicleta permitem uma interação cultural e esportiva única e exclusiva.

Para os amantes de aventura, os passeios a cavalo a dois, além do guia, são uma forma de explorar Sibaúma de uma maneira diferenciada. O roteiro passa pelas praias desertas, dunas e rios, formando um visual mágico para quem desfrutar do passeio que pode durar 1h30 ou 3h.

Uma vez no Rio Grande do Norte, é impossível não explorar as dunas e falésias. Para isso, nada como um passeio de buggy. Os hóspedes podem vivenciar uma experiência de pleno contato com a natureza ao percorrerem quilômetros de praias desertas com cenários paradisíacos, que vão de mangues a encontro do rio com o mar, passando pelo vilarejo dos pescadores, rios e lagoas.

Uma outra experiência do Kilombo é o passeio de lancha no pôr de sol. O cair da tarde nesta região reúne uma mistura de cores impossível de se esquecer. O roteiro acontece pela Lagoa de Guaraíras, onde o turista vai explorar as belezas da natureza, podendo conhecer os mangues e os bancos de areia. No entanto, “Dia de Praia” é a experiência mais exclusiva e única que o hotel oferece, uma vez que os hóspedes podem desfrutar da praia de Sibaúma em toda a sua essência com direito aos mordomos do hotel preparando o almoço com drinks em frente às piscinas naturais.

Arquitetura cinematográfica e as villas exclusivas

No entanto, a paisagem paradisíaca da praia exclusiva e exótica de Sibaúma (RN) não é a única coisa que chama a atenção no Kilombo Villas. A sua arquitetura impressiona a todos que chegam ao paraíso particular. A projeção do hotel foi pensada estrategicamente pelo Eduardo Gilles que era cinegrafista na Espanha e queria construir um hotel diferente e pensado para a realização de produções cinematográficas.

Pelo histórico na indústria audiovisual, o Kilombo Villas, ao ser construído, foi vislumbrado como um lugar ideal para a realização de ensaios fotográficos, gravação de séries, videoclipes e novelas. Dessa forma, as acomodações foram projetadas com a finalidade de respeitar a luz natural, profundidade e altura para que tornasse o projeto real e perfeito para essas produções cinematográficas.

Aliado a um cenário idílico para a praia deserta de Sibaúma, a arquitetura do hotel é composta de Vilas e Suítes, todas equipadas com as comodidades tecnológicas imprescindíveis para o momento atual: internet de alta velocidade, TV via satélite e ar-condicionado. Além disso, cada espaço possui identidade e estilo próprio.

Ao todo, são 10 vilas e suítes espalhadas pela propriedade: a Vila Jacu De Luxe com móveis assinados pelos melhores designers minimalistas do século XX e está na primeira linha de praia; a Suíte Jacu Standard com decoração rústica, minimalista e sofisticada, garante privacidade e intimidade através da vista para o enorme jardim do Kilombo.

O espírito arquitetônico mediterrâneo é percebido na Suíte Sibraama De Luxe e na Vila Sabraama Standard, em que o bambu é o principal elemento de decoração. Na Suíte Azul, a decoração inspirada nas paisagens do hotel e a sua arquitetura com toques mediterrâneos é moderna e minimalista. Ainda tem a Vila das Rosas com um estilo mais romântico e a Vila Desidéria que oferece uma experiência diferenciada com área exclusiva de chill out, academia própria e a natureza como vista e inspiração.

Para aqueles que amam e se encantam com design minimalista, a Vila Zumbi De Luxe impressiona com o seu terraço com vista para o mar. Na Suíte Zumbi Master, a acomodação reflete luxo, conforto e aconchego. Para aqueles que procuram uma acomodação mais intimista, mas sem renunciar ao conforto, a Suíte Zumbi Standard é uma excelente opção.

O Kilombo, além de priorizar o cuidado em cada detalhe, apresenta uma área de chill out de puro contato com a natureza reforçando ainda mais o seu foco de ser um hotel eco slow, perfeito para o turismo de distanciamento e para quem precisa se desconectar, relaxar e reforçar o seu contato com a natureza. Além disso, o Kilombo oferece ao hóspede o privilégio de ter 5km de praia deserta e ser um dos locais com o ar mais puro das Américas, o que atrai cada vez mais turistas não só do Brasil e do exterior, mas do próprio estado do Rio Grande do Norte.

Gastronomia: Kibo Restaurante & Bar

Na gastronomia, o Kilombo apresenta um dos seus grandes atrativos. O Kibo Restaurante & Bar traz uma culinária brasileira com toque mediterrâneos e asiáticos, com destaque para os produtos locais sempre frescos, como peixe e camarão.


Folhas Sagradas:

O novo pavilhão, as Folhas Sagradas, se ergue sobre uma imponente praia habitada por tartarugas e golfinhos com a proposta de ser um umbráculo, ou seja, uma estrutura convexa semelhante a um guarda-chuva, formado por três folhas de madeira laminada e bambu para que os hóspedes se sintam em um templo sagrado com vista para a exuberante praia de Sibaúma.

As Folhas Sagradas tentam criar seu próprio “universo” através do diálogo e do respeito com o ecossistema existente, uma vez que o hotel faz desde o respeito a sua localização e sua convivência com a natureza, a razão, origem e a bandeira de sua experiência turística.

A estrutura de madeira laminada e bambu gera um espaço sombreado e ventilado, projetando a sombra de um desenho de uma folha, que aparece, se move e desaparece em uma sorte de magia criada pelo movimento das nuvens, o vento e o sol. Durante a noite, a luz artificial quente e filtrada pelo policarbonato presente na cobertura, faz com que sejam vistas três folhas sagradas desde as varandas das vilas do hotel.

O pavilhão foi concebido para ser desmontável, transportável e reciclável, cumprindo com o necessário compromisso com os princípios da economia circular. Dentre todos os nomes envolvidos no projeto estão Daniel Florez, Luis Inglada e Wendy Cryz como o time de Design, Marcio Medeiros (Enecol) como Engenheiro Estrutural, Dr. Everaldo Pletz como o Consultor de Engenharia Estrutural e Natalia Priwin como responsável pelo design de iluminação.

Sustentabilidade

Além do uso da energia solar, grande novidade da reforma, é valido lembrar que o meio ambiente e o respeito a ele são inerentes ao conceito eco Slow Paradise do hotel, que desde a sua inauguração, se preocupa com a sustentabilidade. Por lá, a maior parte da energia é obtida de fontes renováveis de células que captam a energia solar. Sem falar na água, inclusive a da piscina, que é obtida de um lençol freático que fica a 73m de profundidade. Além disso, as embalagens dos talheres são recicláveis e o Kilombo também realiza a compostagem dos alimentos para usar como fertilizantes do jardim. No hotel, também há o aproveitamento das águas fluviais e das banheiras para a irrigação, bem como a coleta seletiva do lixo.



Serviço - Kilombo Villas

Endereço: R. das Tartarugas, s/n, Sibaúma, RN

Site: https://kilombovillas.com/

Instagram: https://www.instagram.com/kilombovillas/

Divulgação: Spoke
Fotos: Divulgação