Nesta quarta (7), às 20h, oito reconhecidos bailarinos da cena gaúcha se reúnem no Teatro Bruno Kiefer, da Casa de Cultura Mario Quintana, para resgatar suas memórias. Mais do que atuar, eles se emocionam. Afinal, Alexandre Rittmann, Andressa Pereira, Edison Garcia, Roberto Volkmann, Rossana Scorza, Rosane Novoa, Tisi Rangel e Thaís Petzhold estão há algum tempo afastados do palco e foram pensados pelo coreógrafo Ivan Motta para Memórias Perdidas, um espetáculo intimamente ligado a emoções passadas que flutuam cena a cena, inconscientemente vivendo e conscientemente aceitando o presente.
“Quando surgiu a oportunidade de trabalhar com alguns bailarinos veteranos, que estavam há um bom tempo sem pisar no palco, foi um recomeço em vários sentidos, porque são desafios e proposições de saber lidar com um corpo que não responde como na juventude”, diz Ivan.
“Quantas memórias os corpos maduros deste espetáculo colecionam? Memórias que corpos novos na dança ainda não tenham tantas. Bailarino não é um corpo; bailarino é um ser, alma, mente e, principalmente, técnica que se adquire com o tempo”, diz Thaís.
Memórias Perdidas retrata uma família improvável, que se encontra aleatoriamente, identifica-se com seus sonhos, fantasmas, pequenos dramas e frustrações e, de alguma maneira, segue junta. Cada um vive seus dramas, que muitas das vezes são lembranças e emoções passadas destruídas pelo tempo e que, através da dança, tentam avivar. Se o tempo destrói, com certeza a memória conserva.
FICHA TÉCNICA
Direção: Ivan Motta
Intérpretes criadores: Alexandre Rittmann, Andressa Pereira, Edison Garcia, Roberto Volkmann, Rossana Scorza, Rosane Novoa, Tisi Rangel E Thaís Petzhold
Iluminação: Maurício Rosa
Sonorização: André Winovski
Figurinos: Atelier Alfa
Produção: Luka Ibarra/ Lucida Desenvolvimento Cultural
Fotografias: Nando Espinoza
Design Gráfico: Roberto Fagundes
Participação Especial: Tenor Adolfo Amaral
SERVIÇO
Espetáculo de dança Memórias Perdidas
Companhia H
Quando: 7 de junho | Quarta-feira
Horário: 20h
Onde: Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico)
Ingressos: Inteira R$50 | Estudantes, idosos, doadores de sangue e classe artística 25
Ingressos antecipados pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/memorias-perdidas/1986762
Divulg: Roberta Amaral
Foto: Nando Espinoza