Reiterando a proposta de incentivar um diálogo que valoriza a cultura brasileira com seu estúdio de design e espaço compartilhado de trabalho, a Vorbi – que acaba de abrir as portas na Rua Ramiro Barcelos, 1407, no Bom Fim –, promoverá uma série de eventos mensais que devem agitar a cena criativa de Porto Alegre. A ideia é proporcionar vivências para a cidade em torno de arte, literatura e cinema, com uma programação mensal dividida em quatro projetos autorais.
“Rabiscos” apresentará uma série de experiências únicas, que geram um ambiente de criação visual livre, independente do conhecimento de técnicas de desenho e pintura; “Lorota” trará encontros que propõem a criação de diálogos e debates entre a literatura e arte brasileira; “Suco de Brasil” transformará o pátio do estúdio em uma mostra de cinema ao ar livre, que valoriza produções audiovisuais brasileiras, longas e/ou curtas metragem; e “Bedelho”, com oficinas que exploram técnicas de artes manuais.
O lançamento da programação cultural do estúdio compartilhado Vorbi acontece no dia 03 de junho, com a estreia do “Rabiscos”, apenas para convidados. Fragmentando em duas atividades artísticas de entretenimento simultâneas – ministradas por artistas locais –, o evento para o grupo seleto promete conectar design, música e arte em uma tarde cheia de atrações. A curadoria e direção criativa é assinada pelo jornalista e produtor Xarão.
No segundo andar do espaço, os participantes serão convidados a desconsiderar qualquer técnica e a expressarem-se livremente desenhando um modelo nu, utilizando apenas papel e carvão. A sessão inusitada, será acompanhada de vinho para descontrair, e conduzida pelo artista Wagner Costa, incentivando a criatividade e a desconstrução das formas de transcrever imagens.
Ao mesmo tempo, na área externa do estúdio (em um pátio com 265m²), acontecerá uma sessão de desenho livre, com o uso de carvão e tinta, sem limitações ou regras pré-estabelecidas. Ministrada pelo artista Artur Dornelles, a aula contará com a presença de uma modelo e objetos para inspirar. A atmosfera criativa será realçada com um set assinado pela DJ Viridiana - produtora musical e performer de Porto Alegre, que, em seu trabalho autoral, canta sua vivência como mulher trans no Brasil de hoje - com um repertório ao vivo co-criando com o artista e os alunos.
Aberto diariamente, de segunda a sexta, das 8h30 às 18h30, o estúdio compartilhado Vorbi já tem agenda com outras oficinas que estarão abertas para inscrição do público. Além de sessões de desenho, entre as experiências confirmadas estão aulas de escrita poética e cerâmica. Mais informações em www.vorbiestudio.com.br e @vorbiestudio
Divulg: Andressa e Xarão
Foto: Divulgação