Dell Anno participa do “bunker de memórias” de Léo Shehtman na CasaCor SP

Arquiteto paulista assina ambiente da mostra cujo tema neste ano é “Corpo & Morada”

Refletindo o tema da mostra CasaCor SP deste ano, “Corpo & Morada”, o arquiteto e designer Léo Shehtman propôs para seu ambiente uma contemplação à nostalgia da arquitetura. Sua inspiração foi o próprio edifício palco do evento, o Conjunto Nacional - projeto da década de 1950 tombado pelo Patrimônio Histórico e Arquitetônico estadual. A CasaCor SP 2023 ocorre de 30 de maio a 6 de agosto. Chamado “Memórias”, o projeto é um bunker, que se estabelece como lar provisório e reflete todos seus usos - living, jantar e cozinha, jardins de iluminação artificial, suíte com sala de banho e lounge bar - nessa passagem do tempo, marcando a relação do corpo ao espaço.

“É um bunker de memórias, seguindo o conceito de um local ocupado pelo tempo e explorado pelo usuário. Uma morada que ressalta todos seus usos e necessidades diárias, retendo experiências para um dia poder transmiti-las ao futuro, através de diferentes signos empíricos”, explica Shehtman. Para materializar esse espaço, o arquiteto contou com o know how da Dell Anno para compor a base de dois dos ambientes integrados na área de 140 metros quadrados.

Os painéis e bancadas que formam o living e a cozinha têm o acabamento Baden, um tom amadeirado quase preto. Formando nichos de alturas e larguras variadas, todo o mobiliário traz a tecnologia da borda laser, que garante muito mais resistência à madeira e permite a passagem da fiação do sistema de som por trás dos painéis. A madeira escura valoriza a diversidade de cores e texturas escolhidas para o décor, conciliada com outras materialidades, como o aço, sinalizando as marcas do tempo. O objetivo é valorizar a memória associada ao lugar e refletir o processo sociocultural em que estamos inseridos, no qual nossas experiências vividas projetam nossos entornos.

Esta é a 35ª participação de Léo Shehtman na CasaCor SP. Sua presença já se tornou emblemática, sempre apresentando projetos com personalidade e elementos marcantes e autênticos, sendo consagrados pelo público. “É sempre uma honra participar da CasaCor, cada experiência é única. O espaço deste ano foi idealizado com muito apreço, trazendo essa ligação da memória associada ao lugar”, antecipa o arquiteto.

Divulg: Moglia
Fotos: Divulgação