Atleta de kitesurf há mais de 20 anos, Elias vai ministrar aulas teóricas e práticas no projeto de extensão Introdução ao Kitesurf, que começa nesta quinta-feira, na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID/UFRGS)
Atleta profissional de kitesurf, Elias Seadi, é o novo professor convidado do curso de extensão da UFRGS, Introdução ao Kitesurf. O objetivo do curso é o ensino dos fundamentos do kitesurf; o estímulo à elaboração e aplicação de planos de aula; e o conhecimento do mercado desta modalidade. O projeto é uma parceria entre a Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da UFRGS e a Escola de Kitesurf Elias Seadi. O curso, que começa nesta quinta-feira (18), terá aulas todas as quintas-feiras, das 18h às 22h, na ESEFID, na UFRGS; e nos sábados das 9h às 17h, na Escola Elias Seadi, Lagoa do Armazém, em Tramandaí.
“Estou muito empolgado com essa novidade e grato pelo reconhecimento da UFRGS”, comemora o atleta. “Minha paixão por esse esporte vem desde meus 11 anos, e hoje poder compartilhar conhecimento e divulgar esse esporte vai ser uma honra pra mim. E nada disso poderia acontecer sem o apoio do meu time de atletas que tenho na escola”, afirma.
Instrutor profissional há mais de 20 anos, a história de Elias Seadi com esportes aquáticos começou cedo, aos 11 anos. Morador de Porto Alegre, passou a frequentar clubes da Zona Sul da cidade, onde se encantou com diferentes modalidades e decidindo transformando o hobby em profissão. Aos 18 anos, Seadi deixou o país com destino ao Havaí. Lá, por quatro meses, focou em treinos e competições de kitewave, windsurf, foil e viu o começo do wing foil. Foi Seadi que, em 2015, saltou sobre a Estrada do Mar em uma manobra de kitesurfe que planejou por cinco anos. Antes, em 2012, ele já havia surpreendido ao saltar sobre a plataforma de Tramandaí, em uma acrobacia que ultrapassou os 9,5 m de altura.
O atleta acumula medalhas em diferentes esportes aquáticos. Foi campeão gaúcho de kitewave em Torres, em 2022, e bicampeão no kitesurfe da Wild Winds, prova tradicional que ocorre anualmente na Isla Margarita, na Venezuela. Ele também ficou em terceiro lugar no Sulamericano de kitewave, em 2022, disputado na Lagoa da Taíba, no Ceará. Atualmente, além de prestar consultoria para alta performance, está à frente da sua escola - Elias Seadi - onde coordena os alunos e orienta um time de instrutores profissionais.
Divulg: AZP
Foto: divulgação