A produção reflete sobre a trajetória dos artistas narrados e valoriza a cultura negra gaúcha
No dia 16 de maio, a segunda temporada da websérie “Vozes Negras Importam” ganhará uma versão compilada. Trata-se de um documentário que reúne o trabalho realizado ao longo de 12 episódios lançados no YouTube, refletindo sobre as trajetórias pessoais e profissionais dos artistas narrados e servindo como registro da cultura negra do Rio Grande do Sul. O lançamento exclusivo para convidados ocorre no Espaço Marin, às 20h.
A produção já conta com uma primeira temporada, tanto em série quanto em filme, que no dia 2 foi divulgada na Casa de la Cultura Afrouruguaya, em Montevideo. “Essa conexão é importantíssima geograficamente, pela proximidade do país com o nosso estado, e culturalmente, pela história que os dois territórios compartilham”, menciona o diretor Tiago Trindade. Produzida por Paulo Dionisio, a iniciativa expandiu fronteiras e tem servido como espaço de celebração da arte produzida por pessoas negras. Entre as narradas nessa edição, Dona Conceição, Nina Fola, Negra Jaque, Andréa Cavalheiro, Dessa Ferreira, Gelson Oliveira, Cachola e Loma Pereira discutem suas batalhas bem como conversam sobre suas conquistas e vitórias.
O projeto é aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, com financiamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Sedac, patrocínio da Sulgás e apoio da Baden Torrefação. Os 12 episódios da websérie podem ser assistidos no site www.vozesnegrasimportam.com.br e o curta-metragem ficará disponível na internet após sua estreia.
Divulgação: LS8
Foto: Tiago Trindade