As Conexões Transcendentes de Heitor Bergamini

  • Cultura
  • 20/04/2023 - 12:02
  • 871 Views

Exposição com fotos, esculturas e interação entre materiais será inaugurada no dia 27 de abril, no Espaço Cultural Correios, com entrada franca.

A arte sustentável de Heitor Bergamini vai ocupar o Espaço Cultural Correios, a partir de 27 de abril. O artista vê arte na sucata, nas raízes do mangue, em barcos encalhados e transforma esse olhar em belas esculturas e imagens. “Conexões Transcendentes” tem curadoria do arquiteto Fábio André Rheinheimer e fica no espaço até o dia 3 de junho. O Espaço Cultural Correios está localizado na Av. 7 de setembro, 1020, no Centro Histórico, em Porto Alegre. Entrada franca.

São mais de cem obras entre esculturas, imagens e integração de materiais, que compõem as “Conexões Transcendentes” do artista. “Em sua trajetória, Heitor Bergamini percorre cenários distintos, seja numa paisagem paradisíaca, usualmente à beira-mar, ou simplesmente observando resíduos de descarte encontrados no contexto urbano. Em diferentes cenários, muitas vezes diametralmente opostos, o artista interage com elementos de origens diversas que lhe inspiram novos projetos”, observa Rheinheimer. A exposição Conexões Transcendentes de Heitor Bergamini apresenta fragmentos desses projetos, obras recentes, cuja criatividade expressa, por meio de técnicas e suportes diversos, as aproximam do conceito upcycling (processo de utilização de resíduos para criação de outros objetos ou produtos). Nesta atual produção se destacam as séries: “Guerreiros Perdidos” e “Dança do Mangue”, que já estiveram em exposições individuais do artista e ganham uma nova montagem nessa exposição, além de suas séries de imagens.

Nas fotos, Bergamini apresenta, pela primeira vez, sua pesquisa de pigmentos em escala tonal a partir do mesmo tema, o pôr do sol. São 50 imagens que vão compor um grande painel formando uma nova obra. Também a série Relevos integra a exposição, com registros de superfícies diversas como metal, pedra, madeira, que se transformam em novas paisagens, com uma ressignificação a partir da própria fotografia.

”A exposição Conexões Transcendentes apresenta a produção recente de Heitor Bergamini, a qual se caracteriza por acurada pesquisa, seja na técnica fotográfica (mediante exercício continuado de observação e registro da ação do tempo); seja na seleção de materiais inertes (pedras, metais, ou madeiras retorcidas e inanimadas provenientes do manguezal), que, depois de habilmente ‘resgatados’ pelo artista, são ressignificados em objetos tridimensionais e esculturas”, sintetiza o curado Fábio Rheinheimer.

A arte de Bergamini é resultado de um exercício continuado, que se desenvolve a partir de diferentes suportes e técnicas com uma linha em comum, que é o reaproveitamento de materiais e das próprias imagens. “Com isso, em sua obra, o artista instiga uma pontual reflexão sobre o meio ambiente, a qual se faz urgente e oportuna e transcende a própria arte”, destaca o curador.

Serviço:
Exposição “Conexões Transcendentes”
Artista: Heitor Bergamini
Curadoria: Fábio André Rheinheimer
Vernissage: 27 de abril (quinta-feira), das 17h30 às 20h
Visitação: 27 de abril a 3 de junho – terça a sábado das 10h às 17h
Local: Espaço Cultural Correios
Endereço: Av. Sete de Setembro, 1020, Centro Histórico, Porto Alegre (acesso pela Rua Sepúlveda)

Divulgação: Tatiana Csordas
Fotos: Karine Viana e Lauren Kommers