Aluna do Ballet Vera Bublitz, Julia Xavier acumula conquistas no Youth America Grand Prix, a maior competição de dança do planeta.
A bailarina gaúcha Julia Xavier, 13 anos, voltou com a bagagem cheia de vitórias do YAGP – Youth America Grand Prix, realizado em Tampa, nos Estados Unidos, de 2 a 9 de abril. Aluna do Ballet Vera Bublitz desde os primeiros passos na dança, ela conquistou o “Audience Award” da competição entre o público on-line e foi escolhida como a melhor entre 12 mil bailarinos de todo mundo.
Julia também foi a única brasileira entre as TOP 24 da categoria júnior do YAGP. E ainda garantiu duas bolsas de estudo: Staatliche Ballettschule Berlin, na Alemanha, e Elmhurst Ballet School Birmingham, na Inglaterra.
“É um orgulho para nós do Ballet Vera Bublitz ver uma bailarina, que começou conosco ainda bebê, desabrochar e se destacar para o mundo”, destaca Carlla Bublitz, uma das diretoras da escola de dança que acompanhou Julia, em sua mais recente jornada vitoriosa, ao lado do professor Patrick Bublitz. “E ficamos felizes por saber que oportunidades como as alcançadas por Julia, agora, na maior competição de dança do mundo, também estarão acessíveis para os bailarinos do Brasil e da América Latina que participarem do FIDPOA, que ocorre de 6 a 11 de junho, aqui em Porto Alegre. Inclusive selecionaremos aqui finalistas para a próxima edição do YAGP, que acontece em abril do ano que vem nos Estados Unidos”, complementa.
Trajetória internacional
É a segunda vez que Julia marca presença na final do YAGP. Esteve no ano passado e agora disputou a competição com uma variação do ballet de repertório “Swanilda”, na categoria Júnior, e com o solo contemporâneo “Gnosis”, com coreografia de Carol Segurado. Aos 13 anos, Julia acumula vivências internacionais na dança. Conquistou bolsa no Summer Camp na Bulgária, durante a 2ª edição do FIDPOA, em 2019. No mesmo ano, participou de um curso intensivo no Conservatório Annarella Sanchez, em Leiria, Portugal. E, em 2022, cursou o Summer Intensive da l’Ecole de danse de l’Opera Nacional de Paris e aulas de dança na Inglaterra. Em julho, ela segue para o Dutch National Ballet, em Amsterdã, e para o summer do European Ballet School, em Roma.
Divulgação: Tatiana Csordas
Crédito: LK Studios