Brasil arremata mais 14 medalhas no país do champagne
Depois do Vinalies e do Chardonnay du Monde, agora foi a vez dos vinhos e espumantes brasileiros fazerem bonito no Citadelles du Vin, realizado de 11 a 13 de março, em Bourg sur Gironde, na França. Esta é a terceira vez que o Brasil traz premiações do ‘país do champagne’ somente este ano. Foram 14 medalhas, sendo sete vinhos tranquilos e sete espumantes.
O concurso reuniu 625 vinhos e destilados de 21 países, sendo 52% da Europa, 19% da América Latina e o restante da Ásia, Oceania, África e da América do Norte. Seguindo normas internacionais diante da patronagem da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e com o apoio da Federação Mundial das Grandes Competições Internacionais de Vinhos e Bebidas Espirituosas (Vinofed), o evento reuniu 35 degustadores de 21 nacionalidades.
A exemplo de edições anteriores, o Citadelles du Vin sempre elege um país de honra. Este ano, foi a Argentina, que foi contemplada com uma master class de seus vinhos paralela à programação, oportunizando a todos ampliar seus conhecimentos em torno dos terroirs argentinos. Outra particularidade do concurso é a escolha de prêmios especiais para vinhos que se destacam em suas categorias. Além de obter a melhor pontuação em seu grupo, também é necessário que existam mais de 10 exemplares desta categoria em disputa.
O diretor da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo Carlos Abarzúa, esteve representando o Brasil, integrando o painel de degustadores internacionais.
PREMIAÇÕES
Prêmio Especial Brasil e Medalha de Ouro
Jolimont Espumante Moscatel – Vitivinícola Jolimont
Medalha de Ouro
Amitie Espumante Moscatel – Amitie Espumantes e Vinhos
Conde de Foucauld Brut Branco – Cooperativa Vinícola Aurora
Garibaldi Chardonnay 2022 - Cooperativa Vinícola Garibaldi
Garibaldi Espumante Moscatel- Cooperativa Vinícola Garibaldi
Jolimont Pinot Noir le Fleur 2022 - Vitivinícola Jolimont
Ponto Nero Cult Brut Rosé – Ponto Nero
Zanotto Espumante Brut – Vinícola Campestre
Zanotto Espumante Moscatel - Vinícola Campestre
Zanotto Gewruztraminer 2022 - Vinícola Campestre
Zanotto Moscato - Vinícola Campestre
Zanotto Pinot Noir 2022 - Vinícola Campestre
Zanotto Reserva Corte 2020 - Vinícola Campestre
Zanotto Tannat Reserva 2019 - Vinícola Campestre
Foto: Carlos Abarzúa
Deu Brasil na Espanha
Rótulos brasileiros conquistam seis Zarcillo de Plata
A 19ª edição do Prémios Zarcillo, realizado entre os dias 23 e 26 de março em Burgos, região vitivinícola espanhola situada na extensão da bacia hidrográfica do Douro, reuniu 1.451 amostras de 12 países. O Brasil foi um dos destaques com seis rótulos que obtiveram Medalha Zarcillo de Plata.
Realizado na Península Ibérica,, o Zarcillo reuniu 90 degustadores, sendo 52 da Espanha e 38 de outros 22 países. Entre os participantes, quatro Masters of Wine Pedro Ballesteros, que ocupa a presidência executiva do concurso, além dos alemães Almudena Alberca e Janek Schumann, e o italiano Pietro Russo. Junto com os demais especialistas – sommeliers, jornalistas especializados, enólogos, escritores e técnicos de Denominações de Origem, Universidades e Instituições -, eles degustaram amostras provenientes da Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Chile, Croácia, Espanha, França, Itália, Portugal, Romênia e Venezuela.
Do Brasil, o diretor da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo Leocir Bottega, que destaca a excelente organização do evento, bem como o grande número de amostras. “O Zarcillo está consolidado como um dos concursos de referência para vinhos de todo o mundo”, conclui.
PREMIAÇÕES
Zarcillo de Plata
Aurora Espumante Moscatel - Cooperativa Vinícola Aurora
Garibaldi Espumante Prosecco Rosé - Cooperativa Vinícola Garibaldi
Garibaldi Espumante Moscatel - Cooperativa Vinícola Garibaldi
Garibaldi Espumante Vero Brut Rosé - Cooperativa Vinícola Garibaldi
Nova Morada Espumante Champenoise - Vinícola Campestre
Zanotto Espumante Moscatel - Vinícola Campestre
Fotos: Leocir Bottega
Fonte: Lucinara Masiero
Agência Conceito COM