Rogério Gomes autografa “O Afiador de Facas”

  • Cultura
  • 04/04/2023 - 10:35
  • 577 Views

Livro, que aborda o tema da violência sexual, vai virar roteiro da Paris Filmes. O lançamento será no dia 13 de abril, às 19h, na Delphus.

Rogério Gomes, médico cardiologista, escritor e fotógrafo, emplaca mais um sucesso literário antes mesmo de ser lançado. O livro “O Afiador de Facas” terá sessão de autógrafos na quinta-feira, 13 de abril, a partir das 19h, na Delphus Galeria de Arte (Av. Cristóvão Colombo, 1501). Mas o autor já está transformando a obra em um roteiro para a Paris Filmes. É a segunda vez que um texto de Rogério Gomes ganha uma versão para vídeo. Antes desse, o conto que rendeu título ao livro “Grande Mestre e Outras Histórias”, publicado em 2021, virou roteiro de minissérie para a mesma produtora.

Em sua nova obra, o médico que conta histórias impacta, emociona e instiga em um livro que prende o leitor do início ao fim. “Em ‘O Afiador de Facas’ apresento memórias que sobreviveram aos ruídos do passado. São tabus que normalmente permanecem escondidos sob o tapete da falsa moral dos homens. Um dos tabus mais dolorosos e disfarçados da atualidade é o tema desse livro, emoldurado por uma comovente relação médico-paciente e pelo som do afiador de facas”, sintetiza Gomes.

A quinta obra do escritor também pode suscitar polêmica pelo tema delicado que retrata, mas até por isso é indispensável. “’O Afiador de Facas’ é uma facada na nossa alma. Não lembro de ter me sentido tão impactada com a temática e a narrativa de uma obra. Uma história forte, dura, realista, de marcas profundas (nos personagens e em nós, leitores), um assunto que poucos conseguem ter coragem de abordar, mas extremamente necessário. O livro trata de muitos tabus, e o tema que mais me choca é sobre abuso sexual. É um assunto de que sempre tento fugir, mas, se este livro te encontrou, não fuja”, provoca a atriz e escritora Fernanda Moro, no prefácio.

Rogério Gomes foi buscar em suas memórias do som do afiador de facas a motivação para seu novo livro. “Esse som sempre me chamou a atenção, para não dizer que me encantou desde a infância”, recorda. E é essa melodia tão característica que serve de link para um evento grave, que norteia a obra. Também no livro, o médico revive seu alter ego, o personagem “O Grande Mestre”, de seu conto mais célebre, ao lado do pupilo Dr. Raul, um dos protagonistas de “O Afiador de Facas”. “No ano que vem, vou lançar a continuação do livro ‘O Grande Mestre e Outras Histórias’, que se chamará ‘A Morte do Grande Mestre’”, antecipa.

Lançamento do livro “O Afiador de Facas”, de Rogério Gomes
Editora: Total Books
Páginas: 215
Preço: R$ 50

Data: quinta-feira, 13 de abril
Horário: 19h
Local: Delphus Galeria de Arte
Endereço: Av. Cristóvão Colombo, 1501

Divulgação: Tatiana Csordas
Foto: Karine Viana