AutentikArt investe em ações virtuais e presenciais para promover a arte-educação, desmitificar o setor e expandir o mercado de artistas brasileiros
Primeira plataforma bilíngue a comercializar arte brasileira para todos os estados do Brasil e a exportar para quase todos os países do mundo, a AutentikArt aproxima artistas e apreciadores da arte com uma proposta inédita que está sendo apresentada, na prática, nos eventos que a startup realiza em Florianópolis no formato physical – presencial e virtual.
A inovação está em orientar, capacitar e sensibilizar o consumidor em relação à arte a partir de experiências diferenciadas e de conteúdo abrangente e acessível, e associar as vantagens do e-commerce ao mercado das galerias de arte, tradicionalmente conservador. Desta forma, a startup valoriza e amplia exponencialmente as possibilidades de negócios para os artistas plásticos ao fomentar o setor por facilitar a compreensão e o acesso às obras de arte a pessoas de qualquer lugar do mundo.
Para “sentir” e “vivenciar” a arte
Pelo endereço www.autentikart.com, acessa-se uma jornada de experiência baseada nos três pilares de negócio da startup: o sentir, o pensar e o querer. São propostas as etapas “sinta a arte”, “mergulhe na história”, “vivencie” e, por último, “compre sua obra”. Nesta jornada, a tecnologia, com seus códigos e algoritmos, é associada a experiências distintas, como óculos de inteligência virtual e exclusivos testes on-line de personalidade artística, para que a pessoa identifique o estilo que mais a interessa.
“Utilizamos a tecnologia para conectar pessoas e tudo parte do SENTIR; em, primeiramente, estimular os sentidos para que a pessoa se conecte com ela mesma para que, então, consiga apreciar a obra de arte, o trabalho único de beleza que os artistas plásticos trazem para o mundo”, explica a jornalista Patrícia Bahry, cofundadora e CEO da AutentikArt. A empresária aposta na sua trajetória como executiva do mercado de comunicação de grandes empresas e investe no conteúdo como um importante diferencial, abordando – com uma linguagem clara e simples – o que é a arte autêntica e original, as diferenças de precificação e, também, sobre a história da arte e dos movimentos artísticos de forma atraente e interessante. “Somos pioneiros em oferecer uma curadoria não apenas de artes, mas também de conteúdo e educação”, enfatiza. Todo o conteúdo da plataforma é disponibilizado em português e em inglês.
A partir dessa jornada, o consumidor chega na etapa final – a do querer – muito mais preparado para a tomada de decisão de compra, diante de um acervo de mais de 800 obras em exposição, assinadas pelos 50 artistas representados atualmente pela AutentikArt. Ele poderá, então, filtrar as opções por estilo, tema, categoria, valor, formato e tamanho e verificar os dados técnicos da obra escolhida e definir a melhor forma de pagamento. A entrega é garantida pela empresa para qualquer cidade brasileira, em até 10 dias, e para qualquer país no exterior, em até 20 dias.
O propósito da empresa é a qualidade. Por isso, a AutentikArt realiza uma criteriosa seleção dos artistas com base na originalidade, consistência de identidade autoral e trajetória de carreira. O artista plástico é valorizado, tanto pela sua trajetória e pela sua produção como pela forma de representação e parceria. “Nosso objetivo é prover voz e visibilidade ao trabalho dos artistas visuais, ao mesmo tempo em que proporcionamos melhores ganhos financeiros a eles por trabalharmos com comissões bastante reduzidas se compararmos ao modelo tradicional, das galerias”, diz Patrícia.
CURADORIA
Curadoria personalizada
A plataforma oferece também a criação gratuita de projetos exclusivos de arte que captam a personalidade dos donos nas paredes de suas casas e decoram com profundidade e significado. Foi o caso de uma cliente que mora em Miami e passou um briefing do que imaginava para sua casa. Em poucos dias, recebeu o projeto da sala de estar para aprovação, com uma composição de 9 obras, de diversas técnicas, de 5 artistas diferentes.
“Segundo a compradora, o projeto contou um pouco da história dela e marido e traduziu perfeitamente a essência deles no ambiente. Temos recebido ótimos feedbacks da experiência de compra e do nosso atendimento próximo - do início ao fim”, conta Patrícia.
Ela complementa que o processo é minucioso: todas as obras saem bem embaladas direto do ateliê do artista e são acompanhadas de certificados de autenticidade e de um recado exclusivo dele para o comprador. Em três anos de empresa a AutentikArt vendeu mais de 200 obras para diversos estados do País e exportou arte brasileira para mais de 10 países, entre eles Estados Unidos, Inglaterra, Rússia e Itália.
Sobre a AutentikArt
A jornalista e empresária Patrícia Bahry, 37 anos, ao acompanhar as dificuldades da trajetória artística de sua mãe, a artista e arte-educadora Lu Francco, fundou em parceria com ela e a irmã Beatriz Franco, economista, a Autentik Art, uma startup com um modelo disruptivo de negócio que visa quebrar o padrão elitizado das galerias de arte e valorizar os artistas brasileiros para que tenham uma posição mais justa na cadeia de valor.
Conheça mais sobre a Autentik Art através do site: www.autentikart.com
Texto: Paula Costa - 75Comunica - Assessoria de Imprensa
Fotos e imagens: Divulgação
Obras divulgadas:
Saindo do Igarapé - lavadeira
Jeriel - 2017
Acrílica sobre tela
110,00 cm altura x 80,00 cm largura x 4,00 cm profundidade
------------
Umbrella selfie
Lu Franco - 2021
Acrílica sobre tela
120,00 cm altura x 80,00 cm largura x 0,01 cm profundidade
-----------------
Elefantes
Armando Merege - 2019
Acrílica sobre tela
100,00 cm altura x 100,00 cm largura x 2,50 cm profundidade