Athos Bulcão

  • Cultura
  • 23/03/2023 - 09:46
  • 4047 Views

Farol Santander apresenta exposição inédita em Porto Alegre de 28 de março a 25 de junho/2023

O Farol Santander apresenta pela primeira vez em Porto Alegre obras de Athos Bulcão, um artista completo. Seu trabalho experimentou o desenho, pintura, painéis, alegorias carnavalescas, vestimentas e até indumentárias litúrgicas. Sua grande marca foi a estratégia de integrar ambientes arquitetônicos utilizando recursos artísticos, como mostram os muros escultóricos do Congresso Nacional e também do Hospital Sarah Kubitschek, onde o artista faleceu aos 90 anos, vítima do Mal de Parkinson, em Brasília, em 2008.

A exposição Athos Bulcão no Farol Santander faz um recorte desta fabulosa e extensa obra. Mais de 160 peças do artista podem ser visitadas no mezanino do prédio e também na área externa, permitindo uma ampla experiência para o público. As obras mostram aspectos de religiosidade, pintura e desenho figurativo, vestimentas sacras e de trabalho cotidiano, pinturas, montagens fotográficas, máscaras e objetos diversos do período de 1940 a 2000.
Três jogos de azulejos criados pelo artista, que podem ser organizados e montados pelos visitantes, estão em uma das salas do mezanino, e permitem que o público tenha a experiência de criar sua própria obra de arte. Na área externa, dois cubos com fachadas de azulejos de diferentes cidades do Brasil e do exterior, chamam o público para conhecer o trabalho de Athos no interior do Farol. Como dizia o próprio artista, “a arte existe para impactar, para provocar as pessoas”.
O legado doado pelo artista está preservado na Fundação Athos Bulcão, em Brasília. Este legado é quase um inventário de sua obra, aí incluídas as criações de ateliê – desenho, pintura, gravura, fotomontagem, objetos, o trabalho gráfico em jornais, revistas, livros, discos, e as peças em design de produto. Criador multimídia, Athos se destacou em seu diálogo direto com a arquitetura, mas sua obra vai muito além disto.
Nascido no bairro carioca do Catete em 1918, Athos seguiu o roteiro obrigatório daquela época para jovens ricos ou da classe média, estudar Medicina ou Direito. No seu caso, ficou com a primeira opção, mas abandonou o curso em 1939 para se dedicar à arte e foi estudar em Paris. Viveu na França até 1949. No retorno ao Brasil, Athos trabalhou como ilustrador e artista gráfico no Ministério da Educação e mais tarde passou a colaborar em projetos do arquiteto Oscar Niemeyer, com quem fez parceria nas obras de construção de Brasília e também com o premiado arquiteto João Filgueiras Lima.
Em 2018, uma grande exposição em Brasília foi organizada para marcar os 100 anos do fantástico artista, que teve a capital da República como o principal cenário de suas obras. Com a pandemia de covid-19, a itinerância da mostra por outras cidades foi suspensa. A iniciativa do Farol Santander Porto Alegre traz de volta ao cenário cultural a variada obra de Athos Bulcão, um artista que atravessou o século sempre empolgando o público e os críticos.

A curadoria da exposição Athos Bulcão é de Marília Panitz e André Severo e a produção é de Daiana Castilho Dias, presidenta do IPAC- Instituto de Pesquisa e Promoção à Arte e Cultura.

Agenda

No âmbito da exposição de Athos Bulcão será realizada uma série de atividades no Farol Santander para aproximar ainda mais o público da obra do grande artista. Para participar, as inscrições podem ser feitas no portal do centro cultural https://www.farolsantander.com.br/#/poa/
e também no endereço da produtora 4ART: http://www.4artproducoes.com.br/eventos/

Dia 27/03 às 19h
Bate papo do artista plástico, professor e psicanalista Carlos Lin com professores.

Dia 28/03 às 19h
A exposição Athos Bulcão abre ao público.

Dia 29/03, às 19h
Encontro com os curadores Marília Panitz e André Severo. Marília Panitz é mestre em arte contemporânea, teoria e história da arte pela Universidade de Brasília (UnB) e desde 2001 trabalha com projetos de curadoria. André Severo, ex-diretor do Farol Santander, é curador, produtor cultural e artista, trabalha com várias técnicas, incluindo fotografia, instalação, performance e filme.

Dia 30/03 às 19h
Encontro com os curadores e a convidada Maria Ivone dos Santos, artista e pesquisadora, professora do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DAV-UFRGS). Maria Ivone desenvolve e orienta pesquisas com foco em processos artísticos que transitam entre arte e arquitetura, urbanismo, geografia e literatura.
Sobre o Farol Santander Porto Alegre

Criado para relembrar o passado, marcar o presente e iluminar o futuro, o Farol Santander Porto Alegre completou três anos em março de 2022. Neste período, recebeu 11 exposições de artes visuais, em diversas temáticas, com artistas nacionais e internacionais, divididas entre os espaços do Grande Hall e do Átrio. Em 2022, o Farol Santander Porto Alegre ampliou sua atuação cultural com concertos de música clássica e popular, além de espetáculos de dança. Participaram respectivamente a Orquestra de Câmara da ULBRA e a Cisne Negro Cia. de Dança. O Cine Farol, no subsolo do prédio, exibe programações com títulos e mostras cinematográficas de cineastas brasileiros e internacionais.

Projetos conectados à gastronomia, como o Restaurante PopUp!, além de inovações culturais como o Extensões e o Farol.Live, também passaram a ocupar o edifício no Centro da capital gaúcha. Neste ano, o Farol Santander Porto Alegre também marcou presença como uma das instituições participantes da Bienal do Mercosul 2022.
O histórico prédio, construído na década de 1930 e tombado pelo patrimônio histórico e artístico estadual, também possui atrações permanentes.

No subsolo, a exposição fixa Memória e Identidade apresenta a história da cidade, do prédio e da política monetária brasileira. Também no subsolo, a outra mostra permanente, Os Dois Lados da Moeda, conta com um importante acervo de numismática do Rio Grande do Sul, propondo uma analogia entre as moedas “oficiais" e "não oficiais" que circulavam na região Nas laterais da sala é contada a evolução da moeda oficial do estado brasileiro.

Além dos espaços já citados, o Farol Santander Porto Alegre conta ainda com duas arenas para discussões e debates acerca de temas como cultura e gastronomia. O subsolo do prédio ainda oferece aos visitantes o Kofre Café.

Farol Santander
Serviço:
Abre ao público - 28 de março às 19 horas
Endereço - Rua Sete de Setembro, 1028, Centro Histórico, Porto Alegre, RS
Acessibilidade - Rua Cassiano Nascimento, lateral do acesso principal
Horário de visitação - de terça-feira a domingo das 10h às 19h
Ingressos - R$ 17,00
Classificação - Livre
Em cartaz - de 28 de março a 25 de junho/2023
Eventos - dias 27, 29 e 30 de março às 19h

Divulgação: Marra Comunicação - Assessoria de imprensa Faróis Santander São Paulo e Porto Alegre
Fotos: Edgard Cesar