Cultura, Gastronomia e Feira com empreendedores locais encantaram os visitantes do evento.
O Festival Himalaio Losar Tashi Delek já tem data confirmada para 2024, que será dias 17 e 18 de fevereiro na Praça Central de Três Coroas. A edição deste ano contou com cerca de 7mil visitantes oriundos de diferentes regiões. A programação do evento entregou para a Comunidade muitas atrações culturais e gastronômicas. Foram dois dias de comemorações, música, danças e um espírito geral de celebração na cidade de Três Coroas e região.
Na abertura do evento, autoridades e visitantes foram convidados para o ritual de acendimento da Lamparina. Os tibetanos acreditam que a luz da lamparina tem o potencial de inspirar e despertar a sabedoria. Em ocasiões especiais como o Losar, a Grande Lamparina é acesa e ‘alimentada’ por todos da comunidade, de forma a potencializar a sabedoria, as capacidades de superar obstáculos e seguir em direção ao sucesso. Ela será mantida na Praça Central da cidade, por mais 15 dias pós evento, para que a comunidade possa aproveitar esta oportunidade.
Alguns destaques deste ano foram a nova performance da Dança Indiana, a Dança Yak, em homenagem ao búfalo tibetano, fundamental para a sobrevivência dos tibetanos que têm um grande respeito e gratidão por ele.
O Painel Interreligioso contou com representantes da doutrina budista, budista cecular, espírita, católica e evangélica trazendo clareza sobre os rituais de cada religião ali presente.
Ogyen Shak e Banda trouxeram o hino do Tibet e músicas da região do himalaia para o evento e a Orquestra Municipal Huberto Schmitt Müller, de Três Coroas encantou o público com suas crianças e o Maestro João Borba.
O Festival Himalaio Losar Tashi Delek é um evento privado e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Três Coroas, SEBRAE RS e Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul.
Mais informações: www.anonovotibetano.com.br
Serviços:
Losar - Ano Novo Tibetano
Dias 17 e 18 de fevereiro de 2024
Praça Afonso Saul – Três Coroas RS
Divulgação : Aline Viezzer