Legado da família Ohtake é tema de conversa aberta ao público dia 18 de janeiro no Instituto Ling

  • Cultura
  • 13/01/2023 - 10:31
  • 488 Views

Unindo arte, arquitetura e design, o bate-papo terá participação do urbanista Rodrigo Ohtake, do curador Cézar Prestes e do galerista Carlos Dale, com mediação da jornalista Eleone Prestes

O Instituto Ling recebe no dia 18 de janeiro, quarta-feira, às 18h, uma conversa aberta ao público para discutir o legado da família Ohtake. O bate-papo, que une arte, arquitetura e design, terá participação do arquiteto e urbanista Rodrigo Ohtake, do curador Cézar Prestes e do diretor da galeria Almeida & Dale Carlos Dale, com mediação da jornalista Eleone Prestes. A entrada é franca, sem necessidade de inscrição prévia.

Um dos destaques será a carreira da artista plástica japonesa naturalizada brasileira Tomie Ohtake (1913-2015), reconhecida como uma das principais expoentes do abstracionismo. 12 obras da pintora, gravadora e escultora, que produziu até a sua morte, aos 101 anos, estão reunidas na galeria do centro cultural, dentro da exposição Tomie Ohtake: seis décadas de pintura. Antes ou após o bate-papo, o público poderá aproveitar para conferir a mostra, com produções em óleo e tinta acrílica sobre tela, criadas pela artista entre 1967 e 2013. A exibição fica em cartaz até 25 de fevereiro, com visitação sempre gratuita, de segunda a sábado, das 10h30 às 20h.

O bate-papo e a exposição são fruto de uma parceria entre o Instituto Ling com a Almeida & Dale Galeria de Arte, de São Paulo, e o Studio Prestes, de Porto Alegre.

Sobre os participantes da conversa:
Desde 2011, Rodrigo Ohtake comanda seu próprio escritório de arquitetura e design. Em 2021, assumiu o legado de seu pai, Ruy Ohtake, no escritório Ruy Ohtake Arquitetura e Urbanismo e, em 2022, fundou o estúdio ohtake — fruto da fusão das duas empresas.

Cézar Prestes foi marchand do artista visual Iberê Camargo durante a última década de sua produção. Neste mesmo período, realizou a primeira grande publicação da obra de Iberê, com a curadoria do próprio artista para as imagens do livro, e foi curador de sua última exposição em vida. Foi secretário de Cultura do Rio Grande do Sul e diretor do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) e possui uma extensa trajetória no mundo das artes. Vem viajando pelo Brasil e exterior orientando importantes profissionais e artistas com seu trabalho de curadoria.

Carlos Dale é diretor da Almeida & Dale, um dos proprietários da galeria. Fundada em 1998 com o objetivo de divulgar obras de artistas brasileiros, a Almeida & Dale Galeria de Arte tornou-se, em mais de suas duas décadas de existência, uma das galerias mais relevantes do ramo no Brasil.

Eleone Prestes é diretora do Studio Prestes, editora-chefe do site eleoneprestes.com, apresentadora do canal Eleone Prestes no YouTube, palestrante e criadora de conteúdo sobre arquitetura, design e arte.

SERVIÇO - PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL - ARTES VISUAIS
O legado Ohtake: arte, arquitetura e design
Conversa sobre o legado da família Ohtake e sobre a exposição Tomie Ohtake: seis décadas de pintura, que está em cartaz na galeria do Instituto Ling
Com participação do arquiteto e designer Rodrigo Ohtake, do curador da exposição Cézar Prestes e do diretor da galeria Almeida & Dale Carlos Dale, com mediação da jornalista Eleone Prestes
Dia 18 de janeiro, quarta-feira, às 18h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Entrada franca

A exposição Tomie Ohtake: seis décadas de pintura fica em cartaz no Instituto Ling até 25 de fevereiro com visitação gratuita de segunda a sábado, das 10h30 às 20h

Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas.

Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.

Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 5 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.

Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo.

Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética. Desde então, o espaço já sediou mais de mil atividades culturais nas áreas de artes visuais, música, artes cênicas e humanidades, recebendo mais de 200 mil visitantes, além de promover cursos e encontros em áreas como literatura, cinema, moda, filosofia e arquitetura, ministrados por renomados professores e especialistas.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

Divulgação: Jessica Barcelos
Foto: Marlon Laurencio