Adaptação será apresentada em 4 sessões nos dias 10 e 11 de dezembro.
Espetáculo terá a participação dos bailarinos Paulo Rodrigues e Marcos Silva, que estão entre os melhores do Brasil na atualidade, do argentino Martin Miguel Moyano e do cubano Luis Gonzales.
O Ballet Vera Bublitz (BVB) entrou para a história da dança do Rio Grande do Sul com montagens como a apresentada neste ano com Dom Quixote no Teatro do Sesi. O sucesso de público e de crítica volta ao palco, desta vez, no Theatro São Pedro, em uma adaptação criada especialmente pela mais tradicional escola de dança do Estado: “Dom Quixote – O Sonhador”. O espetáculo será apresentado em quatro sessões, no sábado, dia 10 de dezembro, às 15h30 e às 19h30, e no domingo, dia 11, às 10h30 e às 16h30. Mais informações e ingressos podem ser solicitados pelos números (51) 98474-1252 (sede Corte Real) e (51) 99933-3310 (sede Lucas de Oliveira).
“É uma honra apresentar nossa montagem especial deste que é um dos mais festivos espetáculos de ballet de repertório no Theatro São Pedro. No palco, estarão os nossos talentos que brilham em apresentações no Brasil e no exterior, os demais alunos da escola, e convidados especiais. É uma grande celebração que une toda a família BVB. Serão apresentações para encantar e envolver bailarinos e apreciadores da dança de todas as idades”, destaca a diretora Vera Bublitz.
Convidados
Da Companhia Paulista de Dança Adriana Assaf, foram convidados os bailarinos Paulo Rodrigues e Marcos Silva. Eles se revezarão nas apresentações, interpretando o protagonista, o barbeiro Basílio, e o papel de Espada. Paulo Rodrigues recebeu o título de melhor bailarino do Festival de Dança de Joinville e é considerado um dos melhores bailarinos brasileiros da atualidade. Em sua trajetória passou por importantes companhias mundiais de dança, como Joffrey Ballet, de Chicago. Também foi convidado para dançar na Gala Stars, em Moscou, onde cursou aulas no Teatro Bolshoi, da Rússia.
Da mesma companhia, Marcos Silva, é outro destaque da dança do Brasil. Em 2021, foi indicado como Melhor Coreógrafo no Festival de Dança de Joinville. Em sua trajetória coleciona apresentações internacionais como convidado nos Estados Unidos e Rússia e premiações como melhor bailarino no Brasil e no exterior.
Outro convidado é o argentino Martin Miguel Moyano, que vai interpretar o divertido Camacho em “Dom Quixote – O Sonhador”. O premiado bailarino internacional já protagonizou alguns dos principais balés de repertório e se destaca por ser também um exímio dançarino de tango. Com Augusto Balizano, forma o único casal gay profissional de tango realizando exibições nas mais prestigiadas milongas de Buenos Aires e em apresentações internacionais na Alemanha, Inglaterra, Suécia e Dinamarca.
O espetáculo conta ainda com a participação especial de Luis Gonzalez, bailarino cubano, cuja brilhante trajetória, iniciada aos nove anos na Escola Nacional de Ballet de Havana, culminou com o diploma de professor e bailarino. Em seguida, na Companhia de Ballet de Camaguey, a mais importante de Cuba, atuou inicialmente como solista e depois como primeiro bailarino. Hoje é um dos professores mais destacados no Brasil, onde atua como jurado, professor e coreógrafo em diversas cidades. Ele será uma das atrações da parte cigana da apresentação, no domingo, ao lado da professora e coreógrafa Rejane Rangel, do Ballet Vera Bublitz. Juntos, eles participaram da montagem do espetáculo. No sábado, os papéis caberão a Patrick Bublitz, que também atuou na produção de Dom Quixote, e da bailarina Giovana Ryff. Ambos já haviam brilhado nas apresentação do espetáculo no Theatro do Sesi.
Destaques
Em “Dom Quixote – O Sonhador”, os talentos do Ballet Vera Bublitz serão partners dos convidados Paulo Rodrigues e Marcos Silva. Para encenar a protagonista Kitri, foram selecionadas as bailarinas Catarina Costa e Alicia Sassi. E, no papel da personagem Mercedes, estão as bailarinas Larissa Silveira e Isabela Azevedo de Azevedo.
Para a diretora Carlla Bublitz, a apresentação desse espetáculo encerra um ano de conquistas nacionais e internacionais para o Ballet Vera Bublitz. “Conquistamos premiações na etapa brasileira do YAGP – Youth American Grand Pix e estaremos presentes, mais uma vez, na final deste que é o mais importante torneio mundial de dança em 2023. Nossas alunas também foram selecionadas para intensivos de dança em Portugal, na Itália, na Inglaterra, na França e nos Estados Unidos. E, para o próximo ano, estamos preparando a terceira edição do FIDPOA - Festival Internacional de Dança de Porto Alegre”, antecipa.
Serviço:
“Dom Quixote – O Sonhador” no Theatro São Pedro
Apresentações: 10/12 (15h30 e 19h30) e 11/12 (10h30 e às 16h30)
Duração do espetáculo: 1h3O
Endereço: Praça Marechal Deodoro, s/n – Porto Alegre
Ingressos: R$ 100 - podem ser solicitados pelos números (51) 98474-1252 (sede Corte Real) e (51) 99933-3310 (sede Lucas de Oliveira).
Divulgação: Tatiana Csordas
Foto: Daniel Martins