“Tempo suspenso, entre a pandemia e o caos” tem vernissage no dia 9 de novembro, às 19h, e segue no espaço até o dia 18 de dezembro. Entrada franca.
Sobreposições de imagens que evocam o caos e provocam a reflexão. A proposta da artista Sandra Gonçalves está presente na exposição "Tempo suspenso, entre a pandemia e o caos”, com curadoria de Letícia Lau. A abertura será no dia 09 de novembro de 2022, quarta-feira, a partir das 19h, no Espaço Múltiplos Usos II do Centro Histórico e Cultural da Santa Casa (2º pavimento - Av. Independência, 75, Centro Histórico). A mostra pode ser conferida de segunda a sábado, das 10h às 17h, até o dia 18 de dezembro. A entrada é franca. O projeto foi contemplado pelo edital de seleção de 2022 do espaço.
A exposição "Tempo suspenso, entre a pandemia e o caos" reúne duas séries com um total de 16 fotografias produzidas pela artista Sandra Gonçalves durante seu isolamento na pandemia. As obras foram criadas a partir de sobreposição de imagens. Para aproximar o público deste processo, um dos trabalhos recebe uma camada separada da imagem, onde essa sobreposição poderá ser percebida dentro do espaço físico da exposição. São produções que provocam a reflexão sobre esse período e os efeitos do confinamento forçado, no qual o ser humano foi privado da sua rotina e do convívio social.
A série “Caos” aborda o isolamento humano derivado da fragilidade do corpo e a consequente perda de mobilidade e a série “Pandemia” é uma seleção de fotografias de outras séries da artista ressignificadas para o recorte dos trabalhos apresentados. Por meio de imagens do seu arquivo pessoal e mescladas com imagens de raio X, a artista propõe questionamentos acerca das condições que a presença do vírus impôs no cotidiano do frágil humano.
“O recorte de trabalhos das duas séries traz a percepção da artista, a partir do seu lugar, que enfrentou o confinamento para se preservar e preservar outras vidas. Há também uma preocupação empática e uma forma de estabelecer conexão com o outro em uma busca pela compreensão e sentido do seu sofrimento”, observa a curadora Letícia Lau.
Sobre a artista:
Sandra Gonçalves é natural da cidade do Rio de Janeiro. Ela vive a fotografia: pesquisa, promove atividades de extensão e leciona na Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde 2005, quando se mudou para Porto Alegre. Artista visual desde no ano 2000. Possui graduação em Comunicação Visual pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestrado e Doutorado em Comunicação e Cultura também pela UFRJ. Participa do Grupo de Extensão Lumen (UFRGS), onde se desenvolve pesquisa prático/teórica sobre os processos Históricos de Impressão Fotográfica. Desde 2000, produz e expõe suas obras relacionadas à fotografia híbrida que envolve técnicas analógicas e digitais, expandindo a referência fotográfica. Suas propostas acercam assuntos relacionados ao tempo, ao corpo e ao nosso contemporâneo.
Exposição “Tempo suspenso, entre a pandemia e o caos”
Artista: Sandra Gonçalves
Local: Espaço Múltiplos Usos II do Centro Histórico e Cultural da Santa Casa (2º pavimento - Av. Independência, 75, Centro Histórico)
Período: 9 de novembro a 18 de dezembro
Entrada Franca
Divulgação: Tatiana Csordas
Fotos: Divulgação e Wanderlei Oliveira