No dia 8 de outubro, sábado, aconteceu na Gravura Galeria de Arte o evento de inauguração de duas exposições de Clara Pechansky. Relatos, Retalhos e Profecias, mostra individual sobre as origens de sua família, e MINIARTE MAGIA, que conta com obras de 192 artistas de 12 países. Ambas fazem parte do programa Portas para a Arte, da Bienal do Mercosul. A confraternização marcou também a abertura da sala que leva o nome da artista.
Amigos, familiares e artistas estiveram na vernissage. Dentre eles Nara Sirotsky, Britto Velho, Alfredo Nicolaievsky, Paulo Gomes, Renata Rubin, Gloria Corbetta, Laura Zaslavsky, Lérida Araujo, Anne Bryk e Renata Galbinski. A escritora Cíntia Moscovich, responsável pelo texto de apresentação de Relatos, Retalhos e Profecias, compareceu ao lado do marido Luiz Paulo Faccioli.
Relatos, Retalhos e Profecias
A Sala Branca da galeria recebe a colorida exposição Relatos, retalhos e profecias, com 19 desenhos inéditos com temas Judaicos. Na mostra, Clara Pechansky celebra as origens ucranianas e lendas de sua família. “Cresci ouvindo histórias sobre o Rabino de Berdichev, meu antepassado, que era uma espécie de santo, e que benzeu as 10 gerações posteriores a ele. Pertenço à 6ª geração bendita pelo Rabino, e, portanto minhas próximas gerações também estão abençoadas.” Conta a artista, que descreve as obras da mostra como uma forma bem humorada de traduzir o judaísmo. A apresentação da exposição foi escrita por Cintia Moscovich.
MINIARTE MAGIA
A Sala Negra traz a edição 43 – MINIARTE MAGIA - do tradicional projeto coordenado por Clara. Desta vez, trazendo 192 artistas de 12 países. O projeto MINIARTE Internacional foi criado em 2003 por Clara Pechansky e tem como objetivo democratizar a arte, permitindo acesso livre aos artistas (que não são submetidos a qualquer seleção), e mostrando as obras em pequeno formato para um público diversificado. O tema desta edição é Magia, e os artistas se expressam através de técnicas de pintura, desenho, gravura, fotografia, cerâmica e colagem.
Sala Clara Pechansky
No Piso Dois, novo espaço da Gravura, foi inaugurada a Sala Clara Pechansky, uma homenagem de Regina Galbinski Teitelbaum, proprietária do local, à artista que considera a madrinha da galeria. O espaço ficará aberto de forma permanente com um acervo de desenhos, gravuras, pinturas e publicações da homenageada. Clara se diz emocionada e orgulhosa com o tributo.
Serviço:
Exposições: Relatos, Retalhos e Profecias e MINIARTE MAGIA
Visitação: 08 a 29 outubro de 2022, das 9h30 às 18h30 de segunda a sexta, e das 9h30 ás 13h30 aos sábados.
Local: Gravura Galeria de Arte (Rua Corte Real, 647 - Petrópolis)
Fones: (51) 3333-1946, (51) 99718-9258 (whatsapp) e (51) 99666-3972.
Acompanhe também pelas redes sociais da Gravura (@gravuragaleriadearte) e pelo site https://www.gravuragaleria.com.br/
Divulgação: LS8
Fotos: Lisa Roos