No dia 1º de outubro, sábado, às 11h, ocorrerá na Gravura Galeria de Arte, uma visita guiada à exposição Para Lembrar, de Bernardete Conte, psicanalista, com Especialização em Poéticas Visuais, pela Feevale (2008), Mestre em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (2012) e escultora. A visitação marca o último dia da mostra, que faz parte do projeto Portas Abertas para a Arte, da 13ª Bienal do Mercosul.
A exposição tem como tema as Imagens do Holocausto. A artista utiliza o mito da Medusa para explicar o seu processo criativo: “Quando não suportamos ver os horrores da realidade, pois são fonte de impotência que nos paralisam com um terror ofuscante, temos de criar uma estratégia. Fazer o mesmo que Perseu, que cortou a cabeça da Medusa usando um escudo polido. Criar uma Imagem para vê-la de outro ângulo.” – Explica Bernardete, que acompanhará os visitantes explicando seu processo criativo, técnicas e conceito.
A mostra conta com três séries. A primeira apresenta vinte e quatro fotos de homens mulheres e crianças com seus dados verdadeiros, tais como nome, cidade, país e ano de nascimento. A segunda conta com gravuras digitais, com imagens de pessoas à espera dos trens para seu fatal destino. Apresenta, também, trabalhos feitos com objetos encontrados nos campos como passaportes e papéis com receitas. A última consiste em telas com ferrugens, onde foram inseridas fotos reconstruídas, para falar de um tempo onde a humanidade ardeu.
SERVIÇO:
Visita Guiada à Exposição Para Lembrar
Data: 1º de outubro, sábado, às 11h.
Local: Gravura Galeria de Arte (Rua Corte Real, 647 - Petrópolis)
Fones: (51) 3333-1946, (51) 99718-9258 (whatsapp) e (51) 99666-3972.
Site: www.gravuragaleria.com.br
Divulgação: LS8 Consultoria
Fotos: Lisa Roos