Dr. Renato Kuyven*
A blefaroplastia é a plástica das pálpebras. Em grego, “blefaro” quer dizer janela. A pálpebra é a janela que protege os olhos. O abre e fecha das pálpebras protege e lubrifica. Sua estrutura é fina e delicada. Com o passar do tempo, o processo natural do envelhecimento faz com que as pálpebras fiquem com excesso de pele, e bolsas de gordura se formam dando um aspecto cansado e triste para a região. Em alguns pacientes, a pele redundante chega a tocar os cílios. Além disso, as bolsas de gordura da pálpebra inferior passam um aspecto inchado que, muitas vezes, é confundido com excesso de consumo de álcool.
Para corrigir os problemas que surgem nas pálpebras existe a blefaroplastia. Uma cirurgia que está sempre entre as mais realizadas. Entre os homens, talvez seja a mais realizada de todas.
A cirurgia se caracteriza por sua delicadeza e refinamento técnico. Em muitos casos se realiza apenas a plástica na pálpebra superior onde o problema principal é pele em excesso. Este procedimento pode ser realizado de forma ambulatorial e com anestesia local. Pode ser feito em ambiente de clínica/consultório. O paciente levanta logo após o procedimento e vai pra casa. Os pontos são tirados em 4 dias. Não há dor no pós-operatório, mas a região incha e fica roxa por alguns dias. O trabalho pode ser retomado em poucos dias. Um fim de semana é suficiente para o repouso.
Na pálpebra inferior, além do excesso de pele, as bolsas de gordura estão presentes. O procedimento é mais confortavelmente feito com uma sedação leve. Também não há dor no pós-operatório.
A cicatriz resultante da blefaroplastia é praticamente invisível. É a melhor cicatrização de todas as plásticas. Na pálpebra superior ela se localiza no sulco de abertura da pálpebra em que já existe uma linha natural. Na pálpebra inferior, a cicatriz se localiza junto aos cílios. O resultado já aparece em umas 3 semanas, mas fica mais evidente após 60 dias. Com o uso de óculos escuros, a paciente fica muito à vontade para realizar pequenas atividades leves já no dia seguinte. A cirurgia dura de 30 minutos (superior) a 1 hora e meia (superior e inferior).
A blefaroplastia é um procedimento com uma taxa de satisfação muito alta. A sensação de deixar o olhar mais leve e bonito é marca registrada deste procedimento. A manutenção da “janela” dos olhos é muito gratificante para quem faz.
* Dr. Renato Kuyven
Médico diplomado pela UFRGS, cirurgião geral pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (RS). Tem formação em cirurgia plástica pelo Serviço de Cirurgia Plástica Ivo Pitanguy, no Rio de Janeiro (RJ), e experiência como médico convidado do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Pellegrin, em Bordeaux, na França.
Clínica Kuyven
Avenida João Obino, 345 - Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3388 4686 / 3388 4757 / 99299 7401
www.clinicakuyven.com.br
#clínicakuyven #secuidarfazbem