Elencado como um dos maiores festivais de dança do Brasil, o SUL EM DANÇA realiza a sua 19ª edição com um projeto especial em a sua abertura: o SUL em DANÇA PELA VIDA. Realizado de 09 a 16 de setembro, no Teatro do SESI, em Porto Alegre, o evento destinou toda a renda do seu "Espetáculo de Abertura" e cachês dos grupos participantes para o Instituto do Câncer Infantil (ICI), que assiste crianças e adolescentes com câncer, visando aumentar os índices de cura e a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares.
O público pôde apoiar a causa e doar para o ICI, comprando seu ingresso para as apresentações do espetáculo de abertura. "Nesta edição vamos unir a dança e a vida em um só momento. O SUL EM DANÇA PELA VIDA será muito especial. Nosso maior presente é transformar o futuro e a valorização da dança, que é um dos nossos propósitos." ressalta Margit Kolling, Diretora do festival.
Entre os destaques do “Espetáculo de Abertura”, a apresentação de Artur de Mari, semifinalista da sétima temporada do The Voice Kids Brasil. Portador de deficiência visual, o talento mirim gaúcho começou a cantar ainda pequeno, tendo especial predileção por reproduzir vocalmente vinhetas de telejornais e trilhas de novelas que ouvia. Outro convidado, o bailarino e coreógrafo, Eduardo Menezes, com a apresentação “O Próximo Por Favor”, sobre sua trajetória em busca da cura de um câncer, descoberto na pandemia. A coreografia fez uma reflexão sobre a sala de espera e todos os seres de luz encontrados pelo caminho.
Com grande impacto na comunidade e de grande formação para a área cultural, o SUL EM DANÇA possibilita o acesso a um dos melhores palcos do Brasil para todos os participantes, incluindo na sua programação apresentações de grupos profissionais, escolas, academias, rede de ensino e projetos sociais, além de oportunizar acesso gratuito a aulas, workshops e palestras. O júri do festival conta com nomes como Eduardo Menezes, Gandhi Tabosa, André Rockmaster, Janice Botelho, Cristina Cará, Anette Lubisco, Mariza Estrella, Márcio Rongetti e Julinho Dancehall
Ao longo dos anos, o Festival - que conta com produção da ARTE&IDEAIS Gestão e Produção - possibilitou diversas experiências e momentos únicos para a dança no Brasil. Já reuniu mais de 64 mil bailarinos, em mais de 10 mil obras coreográficas, entre 2,4 mil horas de apresentações, cursos, workshops e palestras, oportunizando também R$ 194.000,00 em premiações.
O SUL em DANÇA é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, e conta com o patrocínio máster da Stihl, patrocínio da Unique, Superlegal, Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, TFL, apoio cultural do Teatro do SESI, Novotel Aeroporto e IBIS AssisBrasil.
O Festival pode ser acompanhado de forma on-line, pelo youtube do Sul em Dança: https://youtube.com/c/SULemDAN%C3%87A
PROGRAMAÇÃO:
Dia 09/09 (sexta-feira)19h: SUL EM DANÇA PELA VIDA - Espetáculo de Abertura, Início Concurso Danças Urbanas
Dia 10/09 (sábado)17h: Danças Urbanas, Urbana Contemporânea e Jazz
Dia 11/09 (domingo)17h: Ballet Clássico, Dança Contemporânea e Jazz
Dia 12/09 (segunda-feira)18h: Ballet Clássico, Ballet Clássico de Repertório e Dança Contemporânea
Dia 13/09 (terça-feira) 18h: Palestra CAMINHOS POSSÍVEIS, Ballet Clássico, Ballet Clássico Repertório e Jazz
Dia 14/09 (quarta-feira) 18h: Dança Estudantil e Projetos Sociais, Ballet Clássico, Ballet Clássico Repertório, Premiação Dança Estudantil e Projetos Sociais
Dia 15/09 (quinta-feira) 18h: Estilo Livre, Dança contemporânea e Jazz
Dia 16/09 (sexta-feira) 18h: Estilo Livre, Grand Finale “Destaques Indicados”, Premiações
Divulgação: Andressa Riquelme
Foto: Alexei Willy