De 1933 a 2022, e pelas mãos de grandes nomes como Géorgette Renal, Dior, Balenciaga e Christian Lacroix, a companhia aérea francesa exibe, em SP, looks usados a bordo ao longo de quase 90 anos.
São Paulo, 9 de setembro de 2022 – Quem passar pelo Shopping JK Iguatemi, em São Paulo, a partir desta sexta-feira (09/09), pode embarcar em uma exposição exclusiva dos uniformes de bordo mais icônicos da Air France. Pautada pelo conceito Elegance is a journey, a mostra celebra o novo momento da companhia, com 15 modelos especiais que marcaram época e encarnam, até hoje, a aura de refinamento que permeia a companhia aérea. A exposição está aberta ao público no segundo andar do mall até 30 de setembro, e, além de conhecer mais da empresa por meio de grandes nomes da alta costura, os visitantes podem concorrer a três passagens aéreas para Paris e clientes cadastrados no Flying Blue ganharão pontos no programa de fidelidade.
“O uniforme é um dos primeiros símbolos de uma companhia aérea, pois incorpora e personifica uma certa noção de elegância e também de serviço. No caso da Air France, o uniforme promove a imagem de um símbolo da elegância francesa. Cada tripulante de cabine é um embaixador da marca Air France. Por isso, é uma tradição da companhia convidar designers emblemáticos para criar seus uniformes para ficar no imaginário e marcar a história. Estamos muito orgulhosos em trazer esta exposição para o Brasil e contar um pouco mais da nossa história por meio de um elemento tão importante ao longo de quase 90 anos”, comenta Manuel Flahault, diretor geral do Grupo Air France-KLM na América do Sul.
Para marcar a inauguração da mostra, a Air France armou nesta quinta-feira (08/09) um couture fashion show de alguns de seus uniformes mais icônicos. O desfile foi comentado por Maria Prata e João Braga, e o evento contou com uma performance especial inspirada no vídeo de marca da companhia.
Desde a sua fundação, os uniformes da Air France carregam assinaturas dos mais importantes estilistas da moda internacional. Christian Dior, Georgette Rénal, Nina Ricci, Balenciaga e outros contribuíram ao longo das décadas para a consolidação do DNA da companhia, gerando desejo e inspirando estilo e personalidade únicos, icônicos e atemporais. Nesta mesma linha, o atual uniforme da Air France, usado desde 2005, é assinado por Christian Lacroix. Toda essa história pode ser conhecida em detalhes no portal La Saga (em inglês).
Entre os destaques dos uniformes na exposição está o modelo de 1976, criado com exclusividade pelo ateliê Jean Patou, quando a Air France entrou na era supersônica ao inaugurar a rota Paris-Dakar-Rio com o Concorde. Para esse prestigiado momento, o designer artístico do ateliê, Angelo Tarlazzi, desenhou uma chemise de poliéster de seda com listras azul marinho e beges, que foram o primeiro padrão a adornar um uniforme da Air France. Um cinto na cintura criava o efeito de duas peças, dando a impressão de haver uma blusa na parte superior. Símbolo clássico da tendência que predominava nos anos de 1970, a chemise se tornou muito popular no período.
Outro modelo em foco é o uniforme de 1969, quando a companhia escolheu o estilista Cristóbal Balenciaga para desenhar seus novos ternos oficiais de bordo. O terno de verão era desenvolvido de terileno e lã, em duas cores, azul claro e rosa claro. Na linha do pescoço, um laço azul marinho escondia o abotoamento duplo sob a gola e um charmoso boné com o emblema costurado dava o toque final. O terno de inverno era em lã de sarja adornado por um chapéu moleskin de cetim com visor, utilizado virado para a frente. Com estes uniformes, pela primeira vez, a Air France inseriu acessórios para as roupas: as botas Darchamps de couro de cabrito cor azul marinho.
Ao unir excelência e modernidade em seus uniformes, a Air France leva a elegância e o refinamento a novos patamares. Por meio de linhas, curvas e traços materializados pela alta costura global por meio de mãos e mentes geniais, a companhia transporta a cultura francesa para todos os continentes e torna-se uma genuína representante da França por onde quer que pouse.
Divulgação: MKT MIX Assessoria de Comunicação
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