GALART COMPLETA TRÊS ANOS

  • Cultura
  • 09/09/2022 - 10:50
  • 630 Views

GALERIA DE ARTE EM PORTO ALEGRE CONTA COM ACERVO REPLETO DE OBRAS RARAS

A GalArt surgiu da paixão de Heitor Bergamini por arte. Proprietário do espaço, Bergamini também é artista visual e começou sua coleção focada principalmente em obras icônicas de artistas gaúchos, em peças raras do período neoclássico e do modernismo. Com a coleção tomando grandes proporções, somada à carência de uma galeria voltada para arte produzida no Rio Grande do Sul, Bergamini inaugurou a GalArt em abril de 2019. O acervo também conta com obras de artistas de outros estados e estrangeiros.

Destacam-se obras raras de Francisco Stockinger, como “Totem IV”; o bronze representando a figura feminina que participou da 7ª Bienal de São Paulo, em 1963; a escultura da série “Magrinhas”, em bronze maciço, entre outras. Do mestre das estátuas, Antônio Caringi, um dos exemplares que deu origem à estátua do “Laçador”, pode ser admirado de perto, contemplando todos os seus detalhes.

A obra “Moça no Sofá”, de João Fahrion, está entre as mais cobiçadas e fotografadas, assim como “Casario” e “O Piá da Bola”, de Ado Malagoli. As obras “Sem título - representando um nu”, de Glênio Bianchetti, e “Pintura Noturna”, de Magliani, também convidam aos olhares. A série “Divas do Ecran”, de Vitório Gheno, eterniza as musas do cinema em pinturas de grandes formatos.

Da entrada da galeria pode-se ver, ao fundo, o admirável “Totem - Anônimos”, de Bez Batti, uma escultura em basalto de 1992. Uma seleção impecável de produções de diferentes técnicas e épocas do artista Carlos Tenius, o escultor do aço, também está presente. Sem falar na rara coleção de obras de Pedro Weingärtner, datadas de 1880 a 1927, e muitos outros grandes artistas.

A GalArt conta com amplo espaço físico, uma sala expositiva na entrada, batizada gentilmente pelos clientes e amigos como “Sala da Frente”, dois grandes andares de exibição do acervo, uma reserva técnica climatizada para preservação das obras, um jardim aconchegante ao fundo e duas vagas de estacionamento para clientes em frente à galeria. O projeto é assinado pelo arquiteto Edgar do Valle, um dos ícones da arquitetura gaúcha, e foi totalmente concebido para abrigar uma galeria de arte, privilegiando os espaços amplos e a luz natural.

SEGUNDA EXPOSIÇÃO DE BERGAMINI SERÁ EM OUTUBRO

A arte ecológica de Heitor Bergamini é capaz de transformar uma raiz de mangue em uma bailarina, um barco encalhado vira inspiração para imagens que mesclam o concreto e o abstrato e as sucatas que coleta em suas pesquisas em ferros-velhos se convertem em esculturas.

Com exposição programada para outubro deste ano na GalArt, Bergamini finaliza as últimas peças de sua nova série. Nela, guerreiros emergem de uma composição de diversos materiais, como pedras, conchas, sucatas e bronze.

No atelier de Bergamini tudo se torna matéria potencial para criação, como costuma dizer: “A arte está em observar o que a natureza nos dá, [...] a arte está nas coisas que já existem, o trabalho está na busca e na transformação de coisas simples fornecidas pela natureza em arte.”

A agenda da GalArt está com exposições programadas até o início de 2023 com mostras de artistas convidados e reconfigurações do próprio acervo. A galeria também estará presente no projeto Portas para a Arte, ação da 13ª Bienal do Mercosul.

GalArt - Galeria de Arte

Av. Coronel Lucas de Oliveira, 132
Segunda à sexta das 9h às 18h /Sábados das 10h às 14h
galart.galeriadearte@hotmail.com
Fone: (51) 3391 1222
(51) 99342 9497
@galartpoa

Fotos: Lauren Kommers