Obra singular apresenta projetos marcantes do escritório de arquitetura traduzidos em palavras pela escritora Letícia Wierzchowski
Completando 35 anos de atuação, a Stemmer Rodrigues, escritório de arquitetura e incorporadora, lança o livro “Arquitetura da Vida”, que apresenta uma síntese de sua trajetória. A obra colecionável é composta por textos exclusivos da escritora gaúcha Letícia Wierzchowski, que traduziu a alma das casas e de seus habitantes em contos e poemas, ilustrada com fotos artísticas das obras.
Para contar todos os desafios e conquistas que marcaram a história construída pela Stemmer Rodrigues, foram escolhidas 20 casas icônicas, que representam – nas suas linhas, volumes e detalhes – a essência do escritório. Para desenhá-las em literatura, Letícia visitou as famílias em seus lares, em um processo de trabalho cheio de desafios, realizado nos dois últimos anos de pandemia.
Em conversas informais, a escritora ouviu suas histórias, algumas pitorescas, muitas de amor, e, através delas, descobriu as inspirações e referências de cada projeto. No livro de 296 páginas, as casas são o cenário e seus habitantes os personagens. Os nomes dos moradores são citados pelas iniciais, escolha literária que deixa a obra ainda mais poética e singular. Entre os registros que compõem as páginas, estão imagens captadas durante os anos pelos fotógrafos, Gabriel Konrath, Lucas Franck e Marcelo Donadussi, com Nathan Carvalho assinando as fotos dos sócios. Croquis artísticos de Roberto Stemmer ilustram todas as casas, trazendo a público os esboços iniciais dos projetos.
“Esperamos com este livro tocar o leitor, fazê-lo não só contemplar a arquitetura, mas também entender a singularidade de cada casa e de quem a habita, e perceber assim a dedicação de quem as criou. Acreditamos que a arquitetura não deve ser uma produção em série, mas contemplar os anseios de quem vai usá-la e rimar com as ruas que vai ocupar. É isto que trouxe a Stemmer Rodrigues até este ponto e é o que nos move a seguir”, conta a arquiteta Ingrid Stemmer, uma das sócias fundadoras da Stemmer Rodrigues.
Lançamento oficial terá bate-papo aberto ao público sobre a centralidade humana na construção da arquitetura,
suas narrativas e história
O lançamento oficial de “Arquitetura da Vida” acontece no dia 25 de agosto, às 18h30, no Teatro da Unisinos de Porto Alegre, com um bate-papo aberto ao público, sobre a centralidade humana na construção da arquitetura, suas narrativas e histórias com a participação da escritora, Letícia Wierzchowski, do ator e diretor Thiago Lacerda, da arquiteta Ingrid Stemmer, da arquiteta e apresentadora Gabriela Matos e do professor de Arquitetura e Urbanismo da Unisinos Anderson Dall Alba.
Entre os temas do encontro estará a visão do escritório sobre a mudança do pensamento do morar nos últimos 35 anos e a relação do humano com a sua casa. A partir da sua experiência como diretor e sua conexão com o Rio Grande do Sul, Thiago falará sobre a idealização de cenários e sua visão sobre a casa gaúcha. Já Letícia vai compartilhar o seu processo criativo, como imagina o cenário e o personagem no espaço, e os transporta da mente para a narrativa.
Para participar, é necessário realizar a inscrição gratuita na plataforma Sympla. O livro também está disponível para compra através do link: bit.ly/arqdavida
Sobre Stemmer Rodrigues
Criada em 1987 pelos arquitetos Ingrid Stemmer, Paulo Henrique Rodrigues e Roberto Stemmer, a Stemmer Rodrigues atua há 35 anos no mercado brasileiro e internacional, com sedes em Porto Alegre e Barcelona. Em seu portfólio conta com projetos icônicos como a Casa da Figueira, o Condomínio Lótus e a Casa Falcó, na Espanha. O escritório cresceu e consolidou seu braço de incorporação imobiliária com os recentes projetos de prédios como Bossa, Poema, Vista e Voz e outros em andamento. Atualmente, conta com 28 colaboradores e associados.
Premiações
2020 - Primeiro lugar no prêmio AAI 2020, da Associação de Arquitetos de Interiores, com o projeto Foyer Poema.
2019 - Primeiro lugar no Prêmio AsBEA-RS 2019 na categoria Residências, modalidade obra concluída, com a Casa Frame.
2018 - Casa da Figueira e Poema ganham destaque nas páginas do AWW 2018 - Architeture – Work in Progress Worlwide, da revista italiana Interni.
2017 - Prêmio Arquiteto e Urbanista 2017, do Sindicato dos Arquitetos do Rio Grande do Sul, na categoria Setor Privado.
2014 - Prêmio de arquitetura International Property Awards 2014, da Inglaterra, que reconheceu o ineditismo do Bossa na reinterpretação do modernismo brasileiro.
2009 - Prêmio AsBEA Anfacer 2009 de reconhecimento ao Edifício Positano, agraciado pela Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura e pela Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica.
Sobre Leticia Wierzchowski
Nascida em Porto Alegre, RS, em 1972. Estreou na literatura em 1998 com seu romance “O Anjo e o Resto de Nós”. Com 33 livros publicados, entre ficção adulta e infantil, tem obras editadas em Portugal, na Espanha, Croácia, Alemanha, França, Itália, Grécia, Sérvia e Montenegro. O livro “A Casa das Sete Mulheres”, sua principal obra, foi adaptado para a televisão pela Rede Globo, em 2003, em uma série de 50 capítulos, veiculada em mais de 40 países.Ficha Técnica do livro
Redação: Letícia Wierzchowski
Desenhos ilustrativos: Roberto Stemmer
Imagens digitais: Stemmer Rodrigues
Direção de arte: Rafael Meinecke
Direção geral: Jean Joris
Retratos: Nathan Carvalho
Coordenação: Paulo H. Rodrigues
Produção: Nameless
Divulgação: Xarão e Andressa Riquelme
Fotos: Lucas Franck