Stemmer Rodrigues lança livro que celebra sua trajetória de 35 anos

Obra singular apresenta projetos marcantes do escritório de arquitetura traduzidos em palavras pela escritora Letícia Wierzchowski

Completando 35 anos de atuação, a Stemmer Rodrigues, escritório de arquitetura e incorporadora, lança o livro “Arquitetura da Vida”, que apresenta uma síntese de sua trajetória. A obra colecionável é composta por textos exclusivos da escritora gaúcha Letícia Wierzchowski, que traduziu a alma das casas e de seus habitantes em contos e poemas, ilustrada com fotos artísticas das obras.

Para contar todos os desafios e conquistas que marcaram a história construída pela Stemmer Rodrigues, foram escolhidas 20 casas icônicas, que representam – nas suas linhas, volumes e detalhes – a essência do escritório. Para desenhá-las em literatura, Letícia visitou as famílias em seus lares, em um processo de trabalho cheio de desafios, realizado nos dois últimos anos de pandemia.

Em conversas informais, a escritora ouviu suas histórias, algumas pitorescas, muitas de amor, e, através delas, descobriu as inspirações e referências de cada projeto. No livro de 296 páginas, as casas são o cenário e seus habitantes os personagens. Os nomes dos moradores são citados pelas iniciais, escolha literária que deixa a obra ainda mais poética e singular. Entre os registros que compõem as páginas, estão imagens captadas durante os anos pelos fotógrafos, Gabriel Konrath, Lucas Franck e Marcelo Donadussi, com Nathan Carvalho assinando as fotos dos sócios. Croquis artísticos de Roberto Stemmer ilustram todas as casas, trazendo a público os esboços iniciais dos projetos.

“Esperamos com este livro tocar o leitor, fazê-lo não só contemplar a arquitetura, mas também entender a singularidade de cada casa e de quem a habita, e perceber assim a dedicação de quem as criou. Acreditamos que a arquitetura não deve ser uma produção em série, mas contemplar os anseios de quem vai usá-la e rimar com as ruas que vai ocupar. É isto que trouxe a Stemmer Rodrigues até este ponto e é o que nos move a seguir”, conta a arquiteta Ingrid Stemmer, uma das sócias fundadoras da Stemmer Rodrigues.

Lançamento oficial terá bate-papo aberto ao público sobre a centralidade humana na construção da arquitetura,
suas narrativas e história

O lançamento oficial de “Arquitetura da Vida” acontece no dia 25 de agosto, às 18h30, no Teatro da Unisinos de Porto Alegre, com um bate-papo aberto ao público, sobre a centralidade humana na construção da arquitetura, suas narrativas e histórias com a participação da escritora, Letícia Wierzchowski, do ator e diretor Thiago Lacerda, da arquiteta Ingrid Stemmer, da arquiteta e apresentadora Gabriela Matos e do professor de Arquitetura e Urbanismo da Unisinos Anderson Dall Alba.

Entre os temas do encontro estará a visão do escritório sobre a mudança do pensamento do morar nos últimos 35 anos e a relação do humano com a sua casa. A partir da sua experiência como diretor e sua conexão com o Rio Grande do Sul, Thiago falará sobre a idealização de cenários e sua visão sobre a casa gaúcha. Já Letícia vai compartilhar o seu processo criativo, como imagina o cenário e o personagem no espaço, e os transporta da mente para a narrativa.

Para participar, é necessário realizar a inscrição gratuita na plataforma Sympla. O livro também está disponível para compra através do link: bit.ly/arqdavida
Sobre Stemmer Rodrigues

Criada em 1987 pelos arquitetos Ingrid Stemmer, Paulo Henrique Rodrigues e Roberto Stemmer, a Stemmer Rodrigues atua há 35 anos no mercado brasileiro e internacional, com sedes em Porto Alegre e Barcelona. Em seu portfólio conta com projetos icônicos como a Casa da Figueira, o Condomínio Lótus e a Casa Falcó, na Espanha. O escritório cresceu e consolidou seu braço de incorporação imobiliária com os recentes projetos de prédios como Bossa, Poema, Vista e Voz e outros em andamento. Atualmente, conta com 28 colaboradores e associados.


Premiações


2020 - Primeiro lugar no prêmio AAI 2020, da Associação de Arquitetos de Interiores, com o projeto Foyer Poema.
2019 - Primeiro lugar no Prêmio AsBEA-RS 2019 na categoria Residências, modalidade obra concluída, com a Casa Frame.
2018 - Casa da Figueira e Poema ganham destaque nas páginas do AWW 2018 - Architeture – Work in Progress Worlwide, da revista italiana Interni.
2017 - Prêmio Arquiteto e Urbanista 2017, do Sindicato dos Arquitetos do Rio Grande do Sul, na categoria Setor Privado.
2014 - Prêmio de arquitetura International Property Awards 2014, da Inglaterra, que reconheceu o ineditismo do Bossa na reinterpretação do modernismo brasileiro.
2009 - Prêmio AsBEA Anfacer 2009 de reconhecimento ao Edifício Positano, agraciado pela Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura e pela Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica.


Sobre Leticia Wierzchowski


Nascida em Porto Alegre, RS, em 1972. Estreou na literatura em 1998 com seu romance “O Anjo e o Resto de Nós”. Com 33 livros publicados, entre ficção adulta e infantil, tem obras editadas em Portugal, na Espanha, Croácia, Alemanha, França, Itália, Grécia, Sérvia e Montenegro. O livro “A Casa das Sete Mulheres”, sua principal obra, foi adaptado para a televisão pela Rede Globo, em 2003, em uma série de 50 capítulos, veiculada em mais de 40 países.Ficha Técnica do livro


Redação: Letícia Wierzchowski
Desenhos ilustrativos: Roberto Stemmer
Imagens digitais: Stemmer Rodrigues
Direção de arte: Rafael Meinecke
Direção geral: Jean Joris
Retratos: Nathan Carvalho
Coordenação: Paulo H. Rodrigues
Produção: Nameless

Divulgação: Xarão e Andressa Riquelme
Fotos: Lucas Franck