Artista gaúcho explora novos espaços e faz intervenção na sede do escritório de advocacia, em Porto Alegre, a partir de 10 de agosto
Guilherme Dable sequer encerrou a exposição ‘Não um tempo, mas um lugar’, no Margs (Museu de Arte do Rio Grande do Sul), e já está embarcando em um novo projeto. Desta vez, o artista gaúcho irá explorar novos ambientes – um escritório de advocacia em Porto Alegre – com a mostra que será inaugurada em 10 de agosto. O espaço será aberto ao público mediante agendamento.
A intervenção reúne obras com características que estão no DNA de Dable, cuja pesquisa inclui linguagens do desenho e da pintura enquanto relaciona arquitetura e paisagens com características programáticas do desenho. Ele é conhecido por flertar com a ocupação do espaço e não utilizar suportes tradicionais de linguagens, além de adotar métodos não-convencionais na criação de suas peças, tais como umidade de sapatos e folhas secas.
O artista afirma que a mostra dará ao público uma ideia abrangente do seu trabalho. Uma das intervenções será ‘o samba ainda não chegou’, título que remete à letra de ‘Desde que o Samba é Samba’, de Caetano Veloso, que é um site-specific de papel recortado. Também incluirá o vídeo ‘o domador’, que retrata o desenho que um pedaço de papel materializa no espaço de um ateliê frequentado por Dable nos Estados Unidos.
Para Dable, a intervenção ganha um contorno especial ao ser realizada em um escritório de advocacia. “É muito importante que o trabalho de arte esteja perto de outros saberes, que ele possa servir como um contraponto, um momento de pausa, de quebra do cotidiano, que nos coloca em modo automático”, aponta o artista.
Tradição
A intervenção será na sede portoalegrense do Silveiro Advogados, que convidou o artista para ocupar as instalações com o objetivo de oferecer uma nova experiência para os públicos interno e externo. "Silveiro Advogados possui longa tradição no apoio às artes plásticas, com destaque para a atuação pro-bono junto à Fundação Iberê Camargo e à Bienal do Mercosul. Nosso escritório tem a convicção de que a arte e a cultura são essenciais para o desenvolvimento da sociedade”, afirma Rodrigo Azevedo, sócio do Silveiro Advogados.
O objetivo é que a intervenção seja um complemento da exposição ‘Não um tempo, mas um lugar’, que está no Margs até o próximo dia 14. A exibição, com curadoria de Francisco Dalcol e Fernanda Medeiros, marca o momento de adensamento da produção e de maturidade da trajetória de Dable, sobretudo pelo alcance de sua atuação nos últimos anos, quando circulou por cidades como Paris, Londres e Nova Iorque.
Serviço:
Intervenção de Guilherme Dable no escritório Silveiro Advogados
Data: 10 de agosto a 2 de setembro
Horário: das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
Local: Silveiro Advogados (Av. Carlos Gomes, 258, 9º andar, Porto Alegre)
Agendamento de visitas: silveiro@silveiro.com.br
Sobre Silveiro Advogados
O escritório Silveiro Advogados é guiado pelo propósito de conferir segurança jurídica para que seus clientes ousem em suas iniciativas. A partir de atuação full service colaborativa, sempre com foco em soluções personalizadas, perenes e com melhor custo-benefício, Silveiro busca proporcionar resultados concretos para o efetivo sucesso dos negócios. Sólidos valores, forjados em 65 anos de existência e aliados ao dinamismo de um escritório totalmente renovado, traduzem a missão diária de proporcionar um serviço muito além do Direito.
Divulgação: 2PRÓ Comunicação
Fotos Obras: Divulgação
Foto artista: Raul Krebs